Vídeo mais profissional: 06 dicas simples para ter vídeos melhores

Vídeo mais profissional: 06 dicas simples para ter vídeos melhores

Vídeo mais profissional: 06 dicas simples para ter vídeos melhores.

Trabalhar com vídeos nas mídias sociais requer a produção de bons conteúdos. Desse modo; quando falamos sobre vídeos a qualidade é praticamente indispensável.

Certamente; com tantos equipamentos profissionais e os mais variados programas de edição criar um conteúdo relevante em vídeo pode até parecer muito difícil.

Mas; com novas tecnologias a nossa disposição é possível produzir vídeos de forma simples e muito bem feitas.

De fato; existe todo um processo antes de você ligar a sua câmera e colocá-la para gravar, você precisa decidir alguns pontos antes. 

Em primeiro lugar; é preciso pensar sobre o que você vai falar; qual será o assunto principal e quais serão os desdobramentos. 

Então; com tudo isso definido pense: quem se interessa por este assunto? pois; assim você já defini como e para quem você vai falar. Portanto; saiba falar a linguagem do seu público em seus vídeos.

Desse modo; as chances são boas de que você pode fazer ótimos vídeos com o que tiver agora, apenas prestando atenção em alguns detalhes importantes.

Como fazer um vídeo mais profissional

1 – Planeje o seu conteúdo

Para planejar seu conteúdo, considere trabalhar essas três dicas de vídeo a seguir:

  • Esboce sua meta: o que você pretende alcançar com seu vídeo? Você está tentando fazer com que eles visitem seu site? Você está promovendo seu produto? Ensinando-lhes algo novo? Defina sua meta antes de prosseguir.
  • Identifique o seu público-alvo: você não pode atingir todas as pessoas do mundo e também não são todas as pessoas que vão se interessar pelo seu conteúdo. Tenha uma visão clara de quem são os seus espectadores para que a sua mensagem seja transmitida às pessoas certas. Pois; o seu público irá determinar a maneira como você escreve seu roteiro; o jeito como você filma seu vídeo e a forma como você o edita. Portanto; pense em quem você quer atingir e em seguida, pense em qual plataforma da Internet eles geralmente “passam” mais tempo ou se conectam mais para que você possa saber como distribuí-lo mais tarde.
  • Use o poder das emoções: emoções é o que leva o seu espectador a gostar do que você mostra e continuar seguindo com você; seja assinando seu canal; compartilhando seu vídeo ou comprando seu produto ou serviço. Isto é; já foi provado várias vezes que as emoções desencadeadas pelo conteúdo são o que impulsiona as motivações para realizar os CTAs.

2 – Escolha o fundo certo 

O plano de fundo do seu vídeo isto é o seu cenário nunca deve ser deixado de lado. Pois; esse cenário ajuda a manter o seu vídeo mais profissional. 

Além disso; o fundo é um complemento para que você envie a sua mensagem de maneira clara e contribua com a sua marca. Então; seja cuidadoso ao escolher o seu plano de fundo para filmar. 

O plano de fundo escolhido dependerá do tipo de vídeo que você está produzindo; seus objetivos e o seu público. Desse modo; você pode escolher entre duas ideias de cenários:

Cenários reais: isto é; ambientes da vida real, como um escritório, uma sala de estar ou um local ao ar livre. De fato; está é uma opção muito escolhida pois; você começa a trabalhar com o que você já tem. 

Portanto; apenas se certifique de que não haja distração, bagunça ou que não tenha nada que não contribua para a história, mensagem ou marca.

Caso você pense que não possui um ambiente de vida real legal para gravar, você ainda pode estar utilizando um fundo de cor sólida. Isto é uma parede de cor única para obter uma aparência mais profissional.

Cenários “Falsos”: essa forma de plano de fundo inclui as famosas telas verdes. Ou seja; os chamados fundos “falsos” são uma ótima forma de obter consistência.

Visto que; as telas verdes são especialmente excelentes porque permitem que você substitua seu fundo real por qualquer coisa que você quiser. Inclusive existem aplicativos que possuem a tela verde ou na internet você encontra vários vídeos ensinando como fazer uma.

Nesse sentido; independentemente de qual tipo de cenário você escolher para usar, escolha sempre conscientemente as cores que melhoram o primeiro plano, isto é; especialmente o que ou quem será filmado e cuidado com as sombras. 

3 – Tenha uma boa iluminação 

A iluminação faz uma grande diferença na qualidade para que o seu vídeo fique mais profissional. Então; se você não usar luz suficiente posicionada corretamente, seu vídeo provavelmente parecerá amador, mesmo que seja ótimo em todos os outros aspectos.

O sol é uma das melhores fontes de luz para deixar o seu vídeo mais profissional. Nesse sentido; se você for filmar com a luz natural, faça o possível para que a sua filmagem seja feita pela manhã ou à tarde quando a luz é mais suave. 

Além disso; evite a luz do meio-dia vinda diretamente de cima pois; ela pode lançar sombras nítidas no que ou em quem está sendo gravado enquanto a luz da manhã e da tarde é mais difusa. 

Por fim; se você precisa filmar em ambientes fechados, você precisará pensar qual luz usar e onde colocá-las. 

Dessa forma; evite usar a iluminação suspensa. Pois; ela pode lançar sombras desfavoráveis ​​nos rostos das pessoas. 

Nesse sentido; usar muitas sombras parece dramático e pode ser uma distração para que o seu vídeo seja mais profissional, onde drama não é o efeito pretendido. 

Então; opte por pouca ou nenhuma sombra em seus vídeos; assim você cria uma vibração mais aberta e direta, que geralmente é melhor para vídeos de negócios e marketing.

Caso você queira saber mais sobre iluminação leia o nosso post clicando aqui.

4 – Escolha um bom programa de edição de vídeos 

Um bom programa de edição de vídeo pode ajudá-lo a transformar sua filmagem original em algo incrível. Existem algumas ferramentas mais simples ou opções mais profissionais tanto para celular quanto para computador.

Portanto; separe as imagens com conteúdo mais interessante e importante para aparecer no vídeo final. Além disso; corte os momentos em que você fugiu do tema ou errou alguma parte. Dessa forma o vídeo fica mais dinâmico e mais curto.

Aproveite todas as opções que a edição de vídeo tem a oferecer para deixar o seu vídeo mais atraente.

Quer saber mais sobre edição? Veja os nossos cursos onde ensinamos sobre edição de vídeo pelo celular e edição de vídeo pelo computador.

5 – Tenha um áudio nítido e claro

Se você deseja que o seu conteúdo seja um vídeo mais profissional, você precisa ter qualidade em áudio. 

Pois; a maioria das pessoas deseja assistir a um vídeo que não seja filmado em HD ou que seja um pouco granulado, contanto que todo o resto seja bom.

Nesse sentido; a melhor maneira de capturar o áudio do seu vídeo é usar qualquer microfone diferente do microfone embutido da câmera. 

Desse modo; usar um microfone é a maneira mais simples e confiável de capturar áudio. Antes de filmar, sempre teste o som para se certificar de que o som está sendo captado da maneira certa. 

Para saber qual opção escolher leia o nosso post sobre : Qual microfone usar para gravar vídeos com o celular?

6 – Use o seu telefone da maneira certa

Se você não possui uma câmera para fazer seus vídeos, certamente você já sabe que pode usar seu telefone celular para captar imagens e fazer um vídeo mais profissional.

Visto que; a grande maioria dos smartphones atualmente tem muita qualidade nas câmeras e são ótimos para fazer vídeos. 

Então; ao utilizar seu celular para gravar tome cuidado com esses pontos.

Use a câmera na parte de trás do telefone pois; a qualidade da câmera frontal não é tão boa na maioria dos telefones.

Dependendo para qual rede social você for gravar você precisa pensar em, qual modo o seu vídeo deve ser gravado, isto é; gravar no modo vertical ou horizontal. 

Pois; ao saber para qual plataforma o seu vídeo será compartilhado isso fornecerá uma filmagem com mais qualidade. 

Conclusão…

Quanto mais qualidade e mais profissionais parecerem os seus vídeos mais ao seu negócio se beneficiará deles. 

Portanto; lembre-se criar vídeos com aparência profissional exige sim, algum conhecimento e prática; por isso procure sempre se aperfeiçoar, pois hoje em dia você encontra facilmente na internet muita informação.

Certamente; você pode aumentar drasticamente a qualidade do seu próximo vídeo apenas aplicando as técnicas básicas listadas neste post.

Conheça o nosso curso sobre Lives personalizadas: Aprenda a Fazer Lives no Youtube, Facebook e Agora também no Instagram