Temas para gravar vídeos: 10 ideias para criar vídeos para o seu negócio

Temas para gravar vídeos: 10 ideias para criar vídeos para o seu negócio

Temas para gravar vídeos

Com o aumento do consumo de conteúdos em vídeo ao longo dos anos, as empresas tiveram que produzir vídeos com base na criatividade e autenticidade; combinados com informações relevantes para o público.  

Portanto; os vídeos são hoje um dos materiais mais poderosos de marketing e publicidade. 

Pois; são uma excelente estratégia para atrair seguidores/clientes; gerar engajamento e aumentar o reconhecimento da sua marca ou perfil.

Nesse sentido; o que os usuários procuram hoje é a facilidade e informação com vídeos criativos e relevantes. 

Visto que; atualmente o mercado online está cheio de oportunidades para os negócios, os empreendedores que souberem aproveitar o meio digital para criar seus conteúdos criativos e atraentes para gerar mais conexão com os seus seguidores certamente; sairão na frente.

Ou seja; você não está ali apenas para vender produtos ou serviços. 

A importância dos vídeos para o seu negócio

Em primeiro lugar; precisamos entender que os vídeos têm o poder de transmitir emoções. Visto que; através de textos a margem de interpretação fica além das nossas intenções. 

Nesse sentido; a interpretação é atualmente uma grande dificuldade de uma parte considerável de usuários das redes sociais. Isto é; muitas vezes várias pessoas vão interpretar de maneira diferente o mesmo texto.

Então; através dos vídeos com todos os elementos sendo apresentados temos a possibilidade de passar a mensagem de forma mais clara, pois; podemos escolher o nosso tom de voz; os temas; as expressões faciais; gestos e falar de uma maneira onde você pode deixar um espaço para interpretações diferentes se for o caso.

Além disso; o vídeo tem uma capacidade maior de persuasão e conexão com o seu público e a sua autoridade pode ser estabelecida com facilidade com os vídeos escolhendo os temas certos.

Por isso; saiba o que evitar ao gravar os seus vídeos. Pois; as boas práticas no momento de gravar podem ajudar a alavancar os seus resultados.

  • Evite gravar em locais escuros, uma boa imagem deve ser iluminada e ambientes escuros deixam o vídeo menos atrativo.
  • Evite horários e locais barulhentos, vídeos com muito barulho podem prejudicar a concentração de quem está assistindo no tema que você deseja passar.
  • Edite o seu vídeo para remover partes que não são interessantes ou repetitivas, e também para remover pausas longas de uma frase para a outra.
  • Não deixe o seu vídeo tão institucional para as redes sociais, lembre-se que o comportamento nas redes sociais não é formal, é mais descontraído e divertido.

Ideias de temas de vídeos

Certamente; ao gravar os seus vídeos você deve considerar os temas que fazem mais sentido para você o seu público e para o seu negócio.

Então observe as dicas abaixo para produzir conteúdos em vídeo para os seus canais de comunicação com temas onde provavelmente chamaram a atenção da sua audiência.

1 – Vídeos explicativos

Esse formato de vídeo é conhecido por oferecer conteúdos de consumo rápido, sendo essa uma das suas principais vantagens. Isto é; os usuários adoram vídeos com esses temas em que pessoas ou marcas explicam coisas para eles.

Portanto; algumas ideias que certamente vão aumentar o engajamento e o número de visualizações dos seus vídeos são apresentações sobre produtos ou serviços, ou como usá-los da melhor forma possível.

Além disso; hoje várias empresas usam esse formato para apresentar rapidamente seus produtos ou serviços; o que já ajuda a responder possíveis dúvidas dos clientes.

Pois; são conteúdos audiovisuais que ajudam a antecipar possíveis dúvidas dos consumidores, podendo até mesmo encurtar a jornada de compra.

Por fim; o tema do vídeo explicativo vai depender do perfil da empresa, nicho de mercado e o seu nível de conhecimento sobre o assunto.

2 – Vídeo resenha 

Os vídeos em forma de resenhas funcionam como provas sociais sobre o seu produto ou serviço.

A partir do momento em que a pessoa compartilha a sua experiência, além de suas percepções e ideias, pode ajudar quem também tem interesse no assunto.

Pois; ajuda a influenciar na decisão dela se é algo que realmente vale a pena.

Um exemplo típico são as blogueiras que fazem resenhas de maquiagem para falar sobre o que acharam dos itens ou como se comparam a outros produtos.

Portanto; vídeos resenhas podem ser uma ótima opção para mostrar se um produto ou serviço funciona mesmo; ajudando a influenciar os usuários se é realmente algo que vale a pena adquirir.

Certamente; está é uma sacada que, provavelmente, vai chamar a atenção do público de interesse que também assistiu a esse conteúdo.

3 – Conte histórias

O storytelling é uma das principais forças do conteúdo na atualidade.

Afinal, os consumidores não querem saber apenas dos produtos ou serviços, mas em como essas soluções podem gerar valor para a vida delas.

Nesse sentido; quando você conta uma história pessoal ou de outras pessoas, quando você compartilha uma experiência você pode ajudar pessoas que estejam passando ou que venham a passar pela mesma situação.

Desse modo; você causa o sentimento de identificação com elas e também estimula a troca de experiências. Além disso; funciona para falar de um acontecimento importante em sua vida profissional ou para compartilhar algum desafio que venceu.

De fato; se você quer ter relevância com essa categoria de vídeo e garantir que o público venha a se interessar pela sua história; adapte ela ao cenário do seu negócio.

4 – Dicas 

Dicas são aquelas ideias e recomendações que podem ajudar a melhorar a vida do consumidor. Isto é; podendo ser na área pessoal; profissional ou empresarial.

Por exemplo: esse post que você está lendo neste momento poderia ser adaptado para o formato de vídeo dando as dicas de temas para a criação de vídeos. Entendeu?

Portanto; para obter êxito ao gravar vídeos de dicas; não deixe de pensar em orientações; instruções e sugestões que ajudem a facilitar a vida da sua audiência.

5 – Perguntas e respostas

Uma boa forma de se conectar com seu público e apresentar um pouco mais sobre você ou sobre aquilo que você oferece, como produtos e serviços é gravar vídeos com as perguntas e respostas mais frequentes.

Isto é; os comentários e mensagens recebidas nas redes sociais ou nos seus próprios vídeos são uma excelente fonte de ideias de vídeos.

Desse modo; avise a sua audiência que vai preparar um conteúdo específico para responder às dúvidas sobre determinado tema. Então; escolha as perguntas mais interessantes e responda elas da melhor forma possível.

Esse modelo de vídeo motiva também outras pessoas a interagirem mais com os seus vídeos e redes sociais.

6 – Webinar 

Webinar são vídeos online, gravados ou ao vivo (live streams) onde geralmente permite a interação da audiência via chat e promovem conteúdos relevantes. Isto é, que sejam de interesse da audiência e gerem valor para ela.

Portanto; tudo o que você precisa para fazer em um webinar é escolher uma plataforma para gravar o seu vídeo; um bom tema e reservar no mínimo 20 minutos para falar sobre ele.

De fato; o tempo de duração não é o que mais importa nesse formato de vídeo e sim atender as expectativas do seu público. 

Por fim; não esqueça de disponibilizar esse material para quem não assistiu ao vivo. De fato; esta é uma ferramenta poderosa para estabelecer autoridade diante da sua audiência.

7 –  Histórias de clientes

Depoimentos dos clientes através de vídeos contando a sua experiência com a sua marca gera benefícios em série. Em primeiro lugar, é uma excelente estratégia para se conectar com seu público e também ajuda no relacionamento com a sua atual base de clientes.

Além disso; esses vídeos colaboram para a conquista de novos clientes já que; eles servem como uma boa prova social.

Por isso; para fazer esses vídeos identifique e entre em contato com alguns dos seus clientes mais satisfeitos e pergunte se eles estariam dispostos a ajudá-lo. 

Então se a resposta for sim; peça para que ele grave um breve depoimento em vídeo; contando como seu produto ou serviço ajudou a solucionar um problema.

8 – Vídeos de como fazer (DIY)

De fato; esse formato de vídeo é uma excelente ideia para atrair audiência e um vídeo DIY pode ser feito sobre qualquer assunto; desde que você saiba fazer o que foi proposto muito bem feito.

Visto que; as pessoas adoram esse conteúdo pois; é extremamente útil porque ensina as pessoas a fazerem algo com suas próprias mãos.

Nesse sentido; você pode usar desde simples ideias de artesanato, templates de conteúdo digital; ou como montar lembrancinhas; exercícios em casa; entre outras coisas. Ou seja; pense no seu ramo de atuação para fazer esse conteúdo em vídeo.

9 –  Vídeos tutoriais 

O vídeo tutorial é um vídeo voltado para ensinar um conhecimento ou uma técnica para o seu público. Desse modo; aqui você tem uma infinidade de temas para criar os seus vídeos.

Por exemplo: como usar acessórios com blusas coloridas; como combinar itens de decoração na casa; como combinar sapatos e bolsas entre outros diversos temas e assuntos. 

De fato; para fazer uma boa escolha de vídeo tutorial considere o seu nicho de mercado e também o quanto você domina sobre o assunto. 

Visto que; os vídeos em tutoriais devem ser objetivos e fáceis de serem replicados. Ou seja, o seu espectador precisa saber desenvolver a tarefa do tutorial sem grandes problemas.

10 – Entrevistas ou Colabs

Vídeos colaborativos sempre geram um grande engajamento. Pois; é uma ótima estratégia para atrais novos seguidores.

Pois; você irá aparecer no canal de outra pessoa assim como ela no seu e assim os espectadores passam a conhecer você e o seu trabalho, vice e versa.

Desse modo; você pode produzir debates e entrevistas com especialistas ou até mesmo com pessoas comuns sobre determinado tema. 

Por fim; se for falar sobre determinado assunto onde você atua; lembre-se de convidar alguém que atua em área relacionadas à sua, assim a conversa irá fluir melhor.

Conclusão…

Com o universo digital o que não faltam são possibilidades e ideias para criar vídeos criativos. Portanto; pense em fazer vídeos que sejam adequados para o seu negócio

Isto é; antes de sair produzindo vários vídeos; pense primeiro no seu público e para o que ele quer ver e as necessidades que eles têm.

Além disso; observe os comentários e mensagens recebidas. Por fim;

lembre-se de produzir o que o seu público quer ver e de agir com objetividade; bom-humor e naturalidade.

Conheça o nosso curso: Lives personalizadas onde você aprende a fazer Lives no Youtube, Facebook e agora também no Instagram.