Storytelling qual é a importância dessa técnica para o seu negócio

Storytelling qual é a importância dessa técnica para o seu negócio

Storytelling defende a capacidade de contar histórias e através delas gerar identificação assim criando um relacionamento entre as marcas e os seus clientes. 

Além disso; já se sabe que as empresas estão buscando formas de se conectar com o seu público e transmitir emoção isto é; fazer quem está assistindo ao vídeo engajar através de uma nova experiência. 

Nesse sentido; os vídeos já são um formato de conteúdo mais pessoal e dinâmico para transmitir mensagens e deixar o conteúdo gravado na cabeça dos espectadores. 

Desse modo; para que isso aconteça de maneira mais eficaz nada melhor que contar uma história.

Visto que; os seres humanos adoram ouvir e contar histórias. Nesse sentido; o que o storytelling faz é gerar um significado para um cenário; além de provocar sentimentos de êxtase; paz entre outros e dessa forma cativar a sua audiência. 

Assim sendo; fazer o uso do Storytelling na sua estratégia pode te ajudar a ter sucesso com seus vídeos. 

O que é Storytelling ?

Storytelling é uma palavra do inglês onde story significa história e telling significa contar. Portanto; storytelling é a arte básica de comunicar sua ideia ou mensagem de forma efetiva contando uma história. 

Desse modo; o formato do storytelling para vídeos resume-se em contar uma história que cause um alto engajamento e seja capaz de passar uma mensagem que é importante para a marca.

Então; está mensagem pode ser um conhecimento; um conteúdo com o objetivo de entreter ou agregar algum valor para o público.

Assim sendo; o storytelling visa estimular as pessoas a fazerem uma ação específica, como por exemplo: acessar o seu site ou em algum link de venda, ou assistir ao seu vídeo entre outros.

Portanto; essa estratégia tem sempre um público-alvo e procura falar a mesma língua dessa audiência para se tornar mais acessível e concretizar seus objetivos.

Qual a Importância Para o Seu Negócio?

De fato; o Storytelling é um item necessário para você atingir o seu sucesso com o seu marketing de conteúdo. Pois; uma boa narrativa quebra padrões.

Certamente; você já deve ter percebido como poucas pessoas hoje param para realmente ler algo que está escrito. Facilmente elas olham e logo passam para o próximo assunto.

Por isso; uma história apresentada de forma simples; objetiva e com interação com o público pode fazer muito sucesso e consequentemente obter melhores resultados (vendas) em seu negócio.

Portanto; usar o storytelling é revelar para o visitante que você tem algo em comum com ele. Nesse sentido; o conteúdo em formato de vídeo é perfeito para transmitir este sentimento.

Por que apostar no storytelling para vídeos?

As marcas devem apostar no storytelling para vídeos como estratégia. Visto que; existem vários motivos para isso. Para entender porque ele é tão relevante e utilizado hoje vamos ver alguns pontos importantes.

O storytelling tem o poder de:

  • despertar emoções no cliente, fazendo-o tomar decisões mais rápidas com base no quanto simpatiza (ou não) com uma narrativa;
  • chamar a atenção do consumidor, levando-o a acompanhar a jornada de uma empresa como quem compra o próximo livro de uma saga;
  • fomentar ideias intangíveis, associando uma marca a valores como força ou determinação;
  • criar uma lembrança e um relacionamento com o consumidor, que posteriormente podem ser evocados ao se repetir uma trilha sonora específica, por exemplo.

Como fazer storytelling?

Em primeiro lugar; precisamos ter em mente quem é o público que buscamos atingir para, a partir disso, selecionar a mensagem que se deseja comunicar e a linguagem que deve ser usada.

Então; podemos dividir o conceito entre a “story” – a mensagem em si – e o “telling” – que diz respeito à estrutura da narrativa.

De nada adianta ter uma história poderosa para contar, se você não é capaz de organizar uma narrativa impactante e capaz de mover quem ouve.

Na estrutura da história, é preciso ainda se atentar a princípios básicos, que são: a mensagem, o ambiente, os personagens e o conflito.

Por mais que existam técnicas para estruturar uma história de maneira envolvente, os elementos do storytelling devem refletir seu público para uma comunicação cativante e assertiva.

3 motivos para investir em storytelling em seus vídeos 

Com o storytelling você transmite a mensagem pretendida com mais eficiência

Independente da sua estratégia. Por isso; tenha o seu objetivo claro pois; cada ação que você toma dentro da sua empresa você precisa ter as suas metas especificadas. 

Isto é; a melhor forma de saber o que está dando certo e o que ainda precisa ser ajustado é definido esses objetivos e ao produzir o seu vídeo não é diferente.

Visto que; cada vídeo que você produz tem o seu próprio objetivo (alcance; vendas; engajamento, etc) e quando você produz um vídeo com uma história atraente aumenta as chances dele ser assistido pela sua audiência.

Portanto; quando você se preocupa em contar uma história através do seu vídeo, o seu público se torna a sua audiência e não apenas consumidores e assim ao compartilhar emoções você se torna mais próximo de quem está assistindo ao seu conteúdo e o seu engajamento tem maior probabilidade de aumentar.

Storytelling é uma importante tática de diferenciação.

Que a tecnologia facilitou a produção dos vídeos você já sabe. Pois; com uma grande variedade de equipamentos a preços acessíveis os vídeos se tornaram um conteúdo bastante popular.

Então, para se diferenciar entre vários outros conteúdos, aposte em fazer um bom roteiro. Pois; quando você conta uma história você apresenta uma situação ao usuário e faz com que ele se veja dentro desse conteúdo que você está mostrando.

Desse modo; o vídeo como um todo envolve diversos fatores, mas uma história bem contada é muito importante para prender a atenção de quem está assistindo, aumentando a chance do usuário assistir o conteúdo até o final.

Vídeos de storytelling tem maiores chances de serem compartilhados.

Certamente; os vídeos de demonstração de um produto ou serviço tem o seu valor ainda mais porque são vídeos muito utilizados. Mesmo que essa categoria de vídeo seja compartilhado nas redes sociais essa ação tem um movimento baixo pois; em geral o usuário que está assistindo consome a mensagem e pronto.

De fato; quando você utiliza vídeos que combinam o storytelling em sua elaboração o compartilhamento desse vídeo é muito maior. 

Pois; quando você aplica o storytelling é comum usar o humor; animações; elementos externos e até uma história envolvente.

Dessa forma; é mais fácil as pessoas se identificarem com a sua mensagem e compartilharem com outras o seu vídeo. 

Por fim; vídeos que contam uma boa história se transformam em uma experiência para o usuário e isso contribui para criar laços de confiança com o seu vídeo; seu conteúdo e a sua marca.

Conclusão…

Para auxiliar as marcas na difícil tarefa de passar uma mensagem que prenda a atenção de seus ouvintes, surge o conjunto de técnicas que juntas formam o storytelling. 

Portanto; se você deseja um vídeo que conecte e envolva seu público, é necessário utilizar o storytelling. Pois; as histórias são o principal método de comunicação, e você conseguirá ser ouvido e criar uma conexão com o usuário quase que imediatamente. 

Então; pratique cada vez mais e estude todos os tipos de storytelling possíveis e, se achar necessário, vá fazer um curso. Tenho certeza que você vai agregar muito conhecimento para si mesmo e para seu negócio.

Quer aprender uma Maneira 100% Garantida de Editar Vídeos no Celular em Até 24 horas mesmo Começando do Zero Clique no botão abaixo para saber mais.