Reciprocidade use este gatilho mental e venda mais

Reciprocidade use este gatilho mental e venda mais

Saiba o que é reciprocidade e use este gatilho mental para aumentar suas vendas.

Pense como seria bom poder aumentar a sua taxa de cliques;  conversões  e consequentemente aumentar a quantidade de clientes querendo o seu produto ou serviço.

Mediante o exposto; não é novidade dizer; que para vender mais é preciso que as empresas sejam ‘’convincentes’’ ou seja; capaz de convencer o seu cliente.

Pois ninguém compra um produto ou serviço sem conhecer o seu trabalho e sem estar convencido de que é isso que o ele (a) precisa.

E é aqui que entra a estratégia mais eficaz do marketing digital; o gatilho mental.

Em resumo essa estratégia trabalha basicamente estímulos e motivações; que sua empresa cria para atrair mais clientes.

Lembrando que o gatilho mental da reciprocidade não tem nada a ver com usar táticas manipuladoras e mentirosas. 

Assim essa técnica que estamos abordando aqui; deve ser usada para ajudar o seu público a entender que você tem o que eles precisam.

Portanto; esse é o principal objetivo do gatilho mental da reciprocidade. Dessa forma aplicando essa técnica de maneira correta, com certeza você irá alavancar os seus resultados. 

 O que são gatilhos mentais?

gatilhos mentais

 Os gatilhos mentais são as decisões que o nosso cérebro toma no ‘’automático’’.

Por exemplo: todos os dias escolhemos entre coisas que vamos ou não fazer, o que vamos comer;  qual roupa vamos vestir; se vamos assistir TV ou ler um livro; entre outras coisas. 

Então é aqui que entra o gatilho mental. Assim; o nosso cérebro separa as  decisões que realmente precisam da nossa atenção. Isso acontece para evitar o esgotamento em meio a tantas escolhas do nosso dia a dia.

O gatilho mental entra como um ‘’facilitador’’; nessa tomada de decisão.  Portanto ajuda as pessoas a fazerem escolhas mais rápidas e com mais facilidade. 

Sendo assim; os gatilhos mentais começaram a ser aplicados em vários contextos, desde relacionamento e até vendas.

Deste modo o gatilho mental tem como objetivo estimular a vontade das pessoas; usando argumentos lógicos e emocionais. E assim a pessoa vai decidir por conta própria de maneira natural e de acordo com a sua vontade, se ela quer ou não o seu produto ou serviço.

Gatilhos mentais podem ser usados para:
  • Obter a atenção : é essencial nos títulos; no corpo de texto; ou através da sua fala. Sem obter essa atenção inicial nada vai acontecer.
  • Provocar um interesse na sua oferta: além de obter a atenção do seu cliente; a sua oferta precisa ser atraente para o consumidor.
  • Convencer o cliente a cumprir a ação que você deseja: aqui o melhor caminho é utilizar conexão emocional e apresentar bons argumentos lógicos, ou seja trabalhe em cima da dor e solução do problema do seu cliente.

 Dito isso é hora de falarmos sobre o gatilho mental da reciprocidade.

 O que é o gatilho da reciprocidade?

A reciprocidade tem como base a ideia de que quando alguém nos dá algo ou faz algo de bom por nós, a gente se sente no dever de retribuir. 

A reciprocidade é uma característica natural do ser humano.

Dessa maneira em negócios físicos ou online que vendem produtos ou serviços, a reciprocidade é feita através de distribuição de amostras grátis ou cortesias.

Talvez agora você esteja pensando e na minha rede social? como vou distribuir a reciprocidade?

A resposta é muito simples; uma das formas de fazer isso é por meio do seu marketing de conteúdo; ou seja;  entregue conteúdo de valor e gratuito.

Então o marketing de conteúdo funciona tão bem justamente por que é mais fácil, você fazer uma venda depois de entregar esse conteúdo gratuito; do que simplesmente mandar o seu cliente de imediato para uma página de vendas.

O fato de você contribuir resolvendo uma dor ou provocando uma transformação positiva na vida de alguém por meio de conteúdos gratuitos, antes de fazer a sua oferta aumenta as suas chances de fazer funcionar o gatilho da reciprocidade.

Portanto saiba que hoje quem é capaz de solucionar problemas e gerar conteúdo de valor, alcança o sucesso no seu negócio.

Pois quem proporciona transformação positiva na vida de outras pessoas,  irá com toda certeza ter resultado com a reciprocidade no seu nicho. 

Alguns materiais que você pode distribuir gerando uma transformação e valor para o seu cliente são:

  • Curso online gratuito;
  •  e-books;
  •  manuais divertidos e práticos;
  •  download de arquivos gratuitos;
  •  vídeo aula;
  •  planilhas;

E  muito outros. Lembre-se que o seu produto ou serviço deve ser de boa qualidade e atender ou superar as expectativas dos seus clientes. 

Uma das regras mais importantes aqui é: sempre cumpra o que você prometeu para o seu público.

A reciprocidade no marketing da sua empresa, como utilizar?

1: Passe informação de valor para os seus clientes

Não pense apenas nos detalhes do seu produto, mas sim em conteúdo que se relaciona com a necessidade do seu cliente. Isso demonstra que você quer primeiro resolver a dor dele, e não obrigar ele de todo jeito a comprar o seu produto ou serviço.

2: Disponibilize conteúdo gratuito e de valor para os seus clientes

Dentro do espaço digital você pode fornecer vários conteúdos e ferramentas gratuitas, como por exemplo: Planilhas; e-books; vídeo aula e outros.

Então compartilhe algo que ajude o seu público em um problema que ele enfrenta. Mas seja criativo!

3: Crie ações de relacionamento

Se em algum momento durante o processo de compra do seu cliente, você conseguir disponibilizar uma amostra ou teste, sobre o seu produto ou serviço isso é excelente.

Certamente seu cliente ficará grato pela oportunidade de experimentar sem ter que pagar por isso, e comprar apenas se fizer sentido para ele.

Isso funciona por que você demonstra confiança na qualidade do que você está oferecendo, você ativou o gatilho da reciprocidade. Ele já está grato a você, e esse é meio caminho andado.

Concluindo…

Sendo assim para que a reciprocidade funcione o seu cliente precisa ver esse ato como algo espontâneo.

No entanto se você ainda não utiliza a reciprocidade como uma tática para atrair seus clientes em potencial; você está perdendo uma ótima oportunidade.

Agora que você já conhece e sabe como colocar em prática a reciprocidade; continue conosco e leia também o nosso post sobre: Porque gravar vídeos para o seu negócio? 04 Razões para começar agora

Aprenda a Editar Vídeos pelo Celular...