Qual microfone usar para gravar vídeos com o celular?

Qual microfone usar para gravar vídeos com o celular?

Qual microfone você pode usar para gravar vídeos com o seu celular?

Todos sabem que a produção de vídeos para as redes sociais é essencial.

Hoje em dia essa ferramenta se tornou obrigatória para divulgar sua empresa; produto ou a sua área de atuação.

O uso de vídeos gera um alto engajamento do público. Pois, com esse formato você consegue demonstrar que você é autoridade no assunto compartilhado.

Por isso é importante que você fique atento a alguns detalhes que podem prejudicar a qualidade do seu vídeo.

Um desses detalhes é o áudio; além das pessoas entenderem todas as palavras que você fala no seu vídeo o áudio deve ser agradável de se ouvir.

Ou seja, você deve evitar que barulhos como: ecos; chiados; cachorro latindo; barulho de carro entre outros, prejudiquem a qualidade do seu áudio.

Porque o microfone é importante?

Quando se fala em vídeos o áudio é o que contribui para que sua mensagem seja entendida por sua audiência.

Acredite o áudio só não é mais importante do que o bom conteúdo que você deve entregar.

Mesmo assim se o seu vídeo for muito bom mas a pessoa não consegue entender o que você fala, ela não vai assistir o seu vídeo por muito tempo.

Com toda certeza um áudio de qualidade; junto com uma imagem perfeita e um conteúdo bem feito; deixa o seu vídeo interessante e aumenta a chances da pessoa se interessar por sua mensagem e assistir o seu vídeo até o final. 

Diante disso; entenda que seus vídeos merecem um áudio com qualidade. Até porque o seu negócio depende dessa função.

Sobretudo existe uma variedade imensa de microfones no mercado; por isso vamos te ajudar com dicas de microfones para o seu celular.  

05 Dicas para você usar um microfone que você já tem

Caso você esteja começando não há necessidade de investir em equipamentos com valores altos.

Dessa forma vamos passar algumas dicas simples e acessíveis para que você não deixe seus espectadores sem ouvir sua mensagem.

1) Gravar sem microfone
microfone

Se por acaso você está começando e não tem recurso para investir em um microfone; você pode usar o microfone do seu próprio celular.

Mas você deve estar em um ambiente onde não tenha eco ou ruídos. Pois, o microfone do celular capta todos os ruídos de um ambiente; então tenha esse cuidado. E antes de gravar todo o seu vídeo teste o microfone para ver se a qualidade do som fica bom.

2) Use um fone de ouvido que tenha microfone

Sabe o seu fone de ouvido; pois é, geralmente o fone de ouvido possui um microfone e com uma qualidade muito boa. Essa é mais uma opção interessante.

Use um clipe de papel ou até uma presilha de crachá colado no microfone para prender ele na roupa.

Mas preste atenção no seu fone de ouvido, ele terá um buraquinho que é onde fica o microfone; e esse buraquinho vai captar o áudio, você não pode tampar esse buraquinho.

Coloque ele próximo da sua boca do mesmo jeito como se usa o microfone de lapela.

Ao utilizar o fone de ouvido como microfone; coloque o seu celular em modo avião. Assim você não vai ficar recebendo notificações no celular o que acaba atrapalhando o seu áudio.

Assim use o gravador do telefone ou baixe algum aplicativo de gravação para fazer o áudio do seu vídeo. 

3) Use uma espuma na entrada de áudio do seu celular

Sabe quando um jornalista usa o gravador do celular para gravar alguma entrevista em áudio.

A ideia aqui é você utilizar esse gravador e na entrada do áudio colocar um pedaço de espuma em cima. Isso vai ajudar o áudio a ficar melhor pois ameniza os sons mais explosivos ou assopros.

exemplo:

4) Microfone de lapela e o seu celular no modo gravador de áudio

Se você tem dois celulares, um deles você coloca para gravar o vídeo; e no outro celular você vai conectar o microfone de lapela.

Isso pode te ajudar quando o fio do seu microfone de lapela é muito curto e de certa forma funciona como um microfone sem fio também.

Então você vai abrir o aplicativo de gravação de áudio e começar a falar. Veja se o gravador está captando seu áudio e depois é só sincronizar o áudio na edição.

5) Microfone de lapela

Existem vários modelos de microfone de lapela no mercado. Mas a frente vou indicar alguns para você usar no seu celular caso queira investir um pouco mais.

Esse é um microfone que é facilmente conectado no celulares; sendo conectado da mesma forma que os fones de ouvido tradicionais sendo simples e rápido.

Conforme a foto ele possui uma presilha, para você prender o microfone em sua roupa. Ele deve ser posicionado próximo a boca; entre 10 a 25 cm.  Assim ele capta o áudio da melhor forma possível.

Devo usar microfone de lapela com ou sem fio?

Microfone de lapela com fio: são os mais populares e os preços mais acessíveis. é um microfone perfeito para gravação de materiais para as redes sociais.

Esse dispositivo oferece uma qualidade de áudio excelente, mesmo em modelos mais simples e baratos.

Quando você for escolher o seu microfone, fique atento a metragem do fio; pois, existem microfones de lapela com 1,5 metros ou de 6 metros. Você pode utilizar também cabos extensores. Escolha o que vai melhor lhe atender.

Microfone de lapela sem fio: se o fato de você se movimentar durante as gravações é importante; esse microfone é ideal.

Ele é conectado por Bluetooth ou wireless. Portanto tenha cuidado com a estabilidade da conexão, para que você não sofra com interferências. Esse é um microfone muito prático.

Modelos de microfones para celular com valor de investimento maior

1. SHURE MV88: é um microfone estéreo digital de altíssima qualidade. A captação do áudio tem qualidade profissional; podendo ser usado por Youtubers, músicos, vídeo makers e até jornalistas.

É um microfone compatível apenas para aparelhos iOS. Esse captador de áudio traz cinco modos de SP pré-definidos (canto, fala, instrumento, flat e som alto). Ou seja; se adapta para cada tipo de situação.

2. RODE VIDEOMIC ME : um microfone muito versátil.  Esse modelo de microfone é muito compacto e leve, sendo compatível com IOS e Android.

A qualidade do som capturado é muito boa. O padrão de captação é de sons vindos da região frontal e capta pouco os sons que chegam lateralmente. Ou seja entrega um som claro e limpo.

Aparelho ideal para quem não é profissional; mas quer trazer mais qualidade para o seu áudio.

3. BOYA BY MM1 : é um ótimo microfone de celular para iniciantes, a captação de áudio é melhor pela parte frontal do microfone, não precisa de bateria ou pilha; basta apenas conectar e usar.

Esse modelo acompanha o chamado ‘’DEAD CAT’’, que é essa bolinha de pelos, um tipo de filtro em espuma usado para diminuir a captação de ruídos ajudando na qualidade do áudio em ambientes externos.

4. SHURE MVL/A: ótimo microfone para quem busca qualidade de som em gravação feitas por celular Android e IOS.  Ele é bastante compacto, e tem qualidade profissional para produção de vídeos.

Possui o padrão omnidirecional, ou seja, sensível a sons vindo de todas as direções. traz uma excelente relação entre sinal e ruído.

Concluindo

Agora que já citamos algumas dicas de quais microfones você pode utilizar; vamos falar um pouco sobre conectividade.

Se for possível tente testar o seu celular com o microfone que você está pensando em comprar ou pesquise na internet para ver se o modelo que você quer é ou não compatível com seu aparelho.

Vale lembrar que existem inúmeras possibilidades de microfones para uso. pesquise bem antes de escolher o seu. E mais do que isso; você precisa escolher o que melhor vai atender ao seu objetivo.

Essas são algumas dicas de microfone para você gravar áudio de qualidade com o seu celular.

Dessa forma você pode escolher entre o mais acessível ou se preferir pode investir pouco mais em um microfone. Agora você já pode começar a capturar um áudio muito melhor para os seus vídeos. e aí gostou das dicas ?

Aprenda a Editar Vídeos pelo Celular...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!