Público alvo e Persona saiba o que é e qual é a diferença.

Público alvo e Persona saiba o que é e qual é a diferença.

Público alvo e Persona saiba o que é e quais é a diferença.

Todos nós sabemos que as empresas precisam vender algo para alguém; podendo ser um serviço ou um produto. Dessa forma; naturalmente para vender algo é preciso de um comprador.

Portanto é aqui onde você utiliza a estratégia do marketing digital. Pois; o marketing digital te dá a possibilidade de conhecer qual público você quer atrair.

Diante disso; quando a empresa identifica; personaliza; e segmenta essa estratégia ela consegue encontrar quem é o potencial comprador. Por isso é importante que a sua marca tenha uma comunicação clara; objetiva e alinhada com as necessidades e interesses do seu público. 

Nesse sentido é muito maior a chance de obter êxito nas vendas alcançando as pessoas certas no momento certo.

A princípio precisamos diferenciar público alvo e persona; pois essa diferença manifestou-se quando se iniciou a era digital trazendo mudanças de comportamento e novos hábitos ao consumidor. 

Assim sendo a melhor forma de conhecer o seu possível cliente é através desses dois conceitos e cada um deles possui os benefícios certos para o seu negócio.

De fato o propósito de público alvo e persona são o mesmo; isto é aumentar a eficácia na comunicação e as estratégias de marketing. Mas saiba que público alvo e persona não são a mesma coisa; cada um é indicado para uma finalidade dentro da empresa.

O que é público alvo?

público alvo

O público alvo é o primeiro passo para se iniciar uma campanha de marketing. 

Deste modo a definição de público alvo é estabelecido por um grupo de pessoas com características; sociais; econômicas e demográficas semelhantes. Essas pessoas são os seus potenciais clientes. 

Nesse sentido não há uma regra que determine qual é o requisito que o seu público alvo deve atingir; mas sabendo que quanto mais exclusivo for, maior é a chance da sua marca se conectar com outros clientes.Lembre-se que quantos mais requisitos possíveis preencher melhor é. 

Portanto pense nas melhores técnicas para captar quem faz parte do seu público alvo e como convertê-los em clientes.

Geralmente quando você cria um público alvo; algumas informações devem ser consideradas as principais são:

Idade

Essa primeira divisão dentro do grande público mostra para qual idade seus produtos ou serviços devem ser anunciados. Por exemplo: Uma loja que trabalha com roupas femininas; já sabe que a grande maioria do seu público são mulheres e imagine que com uma pesquisa em cima da idade de quem compra, se descobriu que além do público ser feminino é formado por mulheres com idade entre 25 e 55 anos; ou seja, aqui você até já determina qual a linguagem ideal para falar com esse público.

Gênero

Grande parte dos produtos e serviços são destinados a homens ou mulheres ou aos dois. Por isso é essencial que você saiba a formação do gênero dos seus consumidores; assim você consegue divulgar para quem realmente tem interesse em comprar o seu produto ou serviço.

Região

Quem possui loja física deve ter atenção neste ponto, analisa se os consumidores dessa área tem interesse no seu tipo de produto ou serviço. Sendo assim é importante estar atento a questões como acessibilidade, número de concorrentes nas proximidades e condições de estacionamento. Na hora de escolher o ponto comercial se baseie por essas perguntas:

  • A loja é acessível aos clientes?
  • O local favorece a venda por impulso? Mesmo sem intenção de compra, os clientes sentem-se estimulados a comprar apenas ao ver o produto?
  • Qual o fluxo de pedestres no local?
  •  A área em questão concentra mais atividades comerciais e/ou concorrentes?
  • Estacionamento é necessário?
  • O público-alvo tem acesso garantido à loja?

Agora se o seu caso é loja online; entenda que essa informação é necessária para que você se organize com o valor do frete das entregas,ou quando for fazer a propaganda você deve segmentar qual a melhor região para o seu negócio ou qual a região onde está a maior parte dos seus potenciais clientes.

Visto que de nada adianta você ter uma loja online em uma cidade e sua propaganda chegar em regiões muito distantes ou onde você não possui clientes ou as pessoas não vão querer adquirir o que você oferece.

Sendo assim caso você ache necessário; outras informações que você pode analisar são : estado civil; profissão; formação; quantos filhos a pessoa tem; entre outros. 

Avalie sempre o nicho que você se encontra para saber como determinar qual informação é valida para seu negócio ou não. 

Certamente; conhecer quem é o seu público e saber direcionar cada campanha de maneira correta é extremamente importante. Assim você tem campanhas excelentes; podendo alcançar os resultados esperados ou até superá-los.

Descubra seu público alvo respondendo algumas dessas perguntas abaixo:
  1. A quem o seu produto será destinado? Empresas ou pessoas físicas?
  2. Em qual região, cidade e estado estarão localizados seus clientes?
  3. É um produto unissex ou destina-se a um gênero específico?
  4. Qual a idade de seus consumidores?
  5. Quanto é a renda aproximada deles?
  6. Qual será a formação de seu público?
  7. Qual será o estado civil deste?
  8. A frequência que irão adquirir seus produtos?

Sobretudo; definir o seu público alvo não é a única orientação que você deve usar nas suas campanhas de marketing. Afinal a escolha do público alvo é mais generalista; pois se baseia em dados que são mais comuns em grande parte da sociedade. 

Por isso; agora vamos falar sobre Persona, o método que te dá uma informação mais personalizada sobre o seu cliente.

O que é persona?

Como já sabemos o público alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes; deste modo possui uma definição mais ampla; já o método da persona consegue trazer mais detalhes dos potenciais clientes.

A persona surgiu a pouco tempo com as mudanças através do consumo digital e ganhou força com a chegada dos negócios feitos dentro do mercado digital; visto que a forma mais famosa de se atrair clientes é baseado na criação de conteúdo relevante.

Em outras palavras; são personagens semi fictícios que reúnem as características e comportamentos reais do seu cliente ideal. 

Nesse sentido o objetivo principal da persona é fazer você obter uma maior compreensão sobre o seu consumidor e as necessidades que ele possui; dessa maneira fazendo o uso de estratégias de marketing mais acertadas; ou seja, a persona traz mais detalhes e cria maior conexão com a sua marca. 

Portanto; quando você reconhece a sua persona, ela lhe oferece o benefício de um melhor direcionamento de como fazer uso do seu marketing digital e além disso; a persona lhe dá informações úteis para que você consiga melhorar os seus resultados como:

  • qual a melhor linguagem para você usar com o seu público;
  • quais redes sociais você deve investir seus anúncios;
  • assuntos para abordar com o seu público alvo;
  • quais formatos de conteúdo usar;
  • palavras-chave;
  • em quais meios de comunicação investir;
  • melhores momentos para ofertar o seu produto;
  • Conseguir desenvolver campanhas mais empáticas e impactantes.

Como criar a sua persona?

A persona tem suas características mais detalhadas; ou seja você consegue descobrir várias particularidades sobre a vida do seu público. 

Deste modo; apesar da persona ser semifictícia, você não deve se basear em suposições, pelo contrário sua persona deve ser elaborada a partir de dados dos compradores ou do mercado. 

Então algumas perguntas para incluir em uma pesquisa, além do que já foi mencionado para o público alvo, podendo te ajudar a analisar e conhecer a sua persona são: 

  1. Características físicas e psicológicas de quem é o seu potencial cliente?
  2. Quais os assuntos que ele mais se interessa sobre o seu ramo de atuação?
  3. Qual as atividades rotineiras da sua vida?
  4. Quais as suas dores, desafios e obstáculos?
  5. Em quais lugares ele consome conteúdo? (ex: redes sociais, blog, etc). 
  6. Como você pode ajudá-lo?

Com isso quando você souber quem é a sua persona; trabalhe o marketing digital da sua marca e comece a produzir conteúdo de qualidade para atrair os consumidores e vender cada vez mais. 

Qual a diferença entre público alvo e persona?

Certamente cada método traz um olhar diferente para um mesmo conceito; sendo ele descobrir quem é o seu público alvo; ou seja, os dois são complementares e fazem a sua mensagem ser mais eficaz, relevante e claro lucrativa.

Para finalizar o público alvo é uma definição mais ampla e não entende os hábitos desses consumidores e essas são pessoas que talvez queiram o seu produto. 

Enquanto a persona é um conceito mais específico onde demonstra vários detalhes sobre os hábitos desse consumidor e estes são os clientes ideais para o seu produto ou serviço.

Leia também sobre: Reciprocidade use este gatilho mental e venda mais.

Aprenda a Editar Vídeos pelo Celular...