Psicologia das cores: Significado das cores e como usar nos seus vídeos

Psicologia das cores: Significado das cores e como usar nos seus vídeos

A psicologia das cores é um recurso muito vantajoso que pode ser usado a favor dos seus vídeos. Além disso; ela pode deixar os seus conteúdos mais atraentes.

De fato; o cérebro humano reage às cores e elas causam um determinado impacto no nosso organismo.

Então; podemos dizer que as cores influenciam comportamentos; atitudes e o humor dos humanos e isso tudo de maneira inconsciente. 

Portanto; as cores despertam sentimentos; contextualizam a mensagem e destacam informações que são importante para o público.

Desse modo; fazer a escolha das cores certas para o seu vídeo vai torná-lo mais atraente visualmente. Pois; quando inseridas junto ao layout do vídeo as cores são capazes de fazer o espectador prestar atenção no conteúdo.

Nesse sentido; a psicologia das cores impacta o psicológico do seu público assim trazendo mais engajamento.

De fato; a psicologia das cores é uma técnica fundamental quando alinhada ao marketing digital e inclusive junto com o vídeo marketing.

Além disso; escolher as cores certas para as suas criações vai ajudar os seus vídeos a se destacarem pois; reforça a sua mensagem e torna ele mais memorável. 

Significado da psicologia das cores 

psicologia das cores

Desse modo; esse conceito vem do estudo do neuromarketing; onde a psicologia das cores estuda como a cor é percebida pelo ser humano. 

Desse modo; esse estudo permite determinar como a cor influencia as decisões diárias das pessoas como, por exemplo: escolher e comprar determinado produto ou serviço. 

De fato; sabemos que o marketing deve ser persuasivo então; quando pensamos em persuasão trabalhar as emoções do público pode trazer resultados significativos pois; as cores mexem com as emoções das pessoas. 

Por isso; pense em como as cores são importantes para o seu negócio e como elas podem impactar seus resultados de forma positiva. 

Como funcionam as cores ?

Ao produzir conteúdo em vídeo o uso das cores certas serve para você se comunicar com as emoções do seu público. 

Desse modo; o vídeo pode ser mais marcante para quem assiste pois; estabelece uma conexão. 

Nesse sentido; entender o que cada cor representa para alcançar o seu objetivo é essencial para estimular a sua audiência e melhorar os resultados que o vídeo pode trazer para a sua empresa. 

Então; a seguir vamos falar sobre as principais cores mais usadas nos vídeos e quais as emoções elas causam nas pessoas seja para vídeos de vendas; para reforçar uma ideia ou apenas informar. 

  • Vermelho: transmite entusiasmo; ousadia; dinamismo; poder. Além disso; passa a sensação de paixão; agressividade; energia; urgência e calor. 
  • Branco: manifesta calma; neutralidade; balanço; equilíbrio; limpeza e bondade. 
  • Preto: indica sofisticação; poder; elegância; riqueza; estilo; medo; formalidade e mistério. 
  • Roxo: transmite criatividade; sabedoria; imaginação; luxo; nostalgia; sucesso e dignidade. 
  • Laranja: manifesta o sentimento de alegria; confiança; amizade; coragem; inovador; moderno; vitalidade e diversão. 
  • Amarelo: indica otimismo; clareza; calor; alegria; positividade; bondade; luminosidade e esperança. 
  • Rosa: transmite feminilidade; romantismo; diversão e inocência. 
  • Azul: manifesta sentimento de confiança; força; segurança; profissionalismo; seriedade; tranquilidade e harmonia. 
  • Verde: indica saúde; crescimento; calma; ética; renovação; prosperidade; natureza e generosidade.

Porque a psicologia das cores é importante no vídeo?

Em outras palavras; as cores são responsáveis por evocar sentimentos; emoções e sensações. 

Portanto; não é diferente quando você vai escolher as cores para sua logo ou para o vídeo da sua empresa.

Então; determinar as cores ideias dos seus vídeos pode ser a diferença da sua marca para se destacar da multidão. 

De fato, quando você usa as cores estrategicamente; sua marca cria uma conexão com o seu público.

Nesse sentido, fica mais fácil  perceber o que os consumidores querem e desta maneira; sua empresa pode oferecer a eles justamente aquilo que eles necessitam em termos de produtos ou serviços. 

Por isso; é fundamental entender que a psicologia das cores é uma aliada útil no marketing. Visto que; quando se trata da produção de vídeos institucionais ou de vendas; onde roteiro; cores e imagens certamente; são fundamentais para o resultado final da produção.

Como usar a psicologia das cores em vídeos?

Para que a sua mensagem seja fixa e cause o impacto necessário é importante que as cores da sua produção de conteúdo  se comuniquem de maneira que se complementam. 

Pois; cada cor tem uma influência diferente. Além disso; estudos apontam que os consumidores julgam a aparência visual do conteúdo pois; esse é um dos principais fatores na decisão, final de compra.

Desse modo; vamos falar dos principais pontos que precisam de atenção conforme; aplicamos a psicologia das cores nos vídeos. 

Consciência dos objetivos

Qual a emoção você quer causar e transmitir para a sua audiência?

A função da psicologia das cores é auxiliar como um meio para provocar o público de forma significativa usando as cores certas então; é preciso aplicar esse recurso corretamente.

Portanto; se você não souber quais as emoções que você deseja causar na audiência; é necessário rever o seu planejamento. 

Pois; nenhum vídeo deve ser projetado sem uma ideia clara de seus objetivos e metas. Isto é; somente após fazer isso é que você deve considerar os efeitos das cores a serem escolhidas.

Coerência com o tema do vídeo

Certamente; além de combinar a psicologia das cores com os objetivos do seu vídeo; as cores escolhidas também precisam estar em harmonia com o tema que ele apresenta.

Visto que; essa é uma forma de fazer com que o entendimento dele seja reforçado.

Uso das cores da marca

Desse modo; ao produzir um vídeo para a sua empresa; a sua identidade visual deve ser sempre preservada. 

Visto que; a ideia é que o seu conteúdo seja reconhecido como o da sua empresa; e que o seu conteúdo; produto ou serviço seja facilmente associado ao seu negócio a partir de suas formas e cores.

A escolha das suas cores para a sua marca não deve entrar em conflito com a identidade visual da sua empresa ou seja; a psicologia das cores entra como um trabalho complementar.

Portanto; as cores do seu vídeo devem dialogar com as da sua empresa. Nesse sentido; elas devem estar em harmonia devido a quais emoções você deseja causar no seu público.

Considerações finais 

Por fim; a psicologia das cores é um ponto de partida para definir combinações a favor da sua marca que agradem ao seu público. 

Pois; as cores ajudam você a transmitir sua mensagem de forma clara e objetiva através das emoções que elas causam. 

Então; verifique se as cores que você está escolhendo se encaixam de forma coesa com sua marca; público-alvo e o assunto que você deseja comunicar.

Portanto; uma paleta de cores cuidadosamente escolhida e bem pensada pode ajudar a tornar seu vídeo muito mais eficaz em contar sua história e certamente; garantir que ele seja atraente para os espectadores.

Conheça nossos curso clicando no botão abaixo!