Pós produção de vídeos: O que você deve fazer depois de gravar?

Saiba o que é pós produção de vídeo e o que você deve fazer depois de gravar o seu vídeo.

Quando você termina a sua gravação seja usando sua câmera profissional ou até mesmo o seu próprio celular, certamente você vai querer editar esse vídeo.

O trabalho com vídeos não é finalizado assim que você termina de gravar seus vídeos.

Ao contrário você apenas concluiu mais uma etapa do processo de criação e agora é preciso seguir para a pós produção.

A pós produção de vídeos ou edição é essencial para que se obtenha mais qualidade profissional.

Você acaba de gravar um vídeo seja utilizando uma câmera profissional ou o seu celular.

Certamente esse vídeo terá erros de gravação, partes do vídeo que você deseja excluir, sons que você pretende inserir, partes da produção que você deseja destacar, é ai que entra a pós produção.

pós produção de vídeo

O que é Pós produção de vídeos?

A Pós produção de vídeos serve para eliminar erros de fala, diminuir ruídos vazados, acrescentar animações, adicionar efeitos musicais entre outras coisas.

Ou seja o objetivo é tornar o vídeo mais atraente afinal a pós produção do vídeo é a ‘’Cereja do Bolo’’ de todo conteúdo audiovisual (vídeo).

Então se você produz conteúdo ou se sua empresa pensa em fazer vídeos como uma forma de atrair mais clientes ou trabalhar o marketing, você precisa fazer a pós produção dos seus vídeos. Produzindo materiais mais atraentes para o seu público.

Os conteúdos apresentados em vídeos se tornam atrativos para o público e independente do seu propósito, os vídeos naturalmente vão contribuir com os seus resultados. 

Etapas de produção de um vídeo:

A produção de um vídeo, de qualquer tipo, é dividida em 3 etapas: pré-produção, produção e pós-produção, vamos resumir um pouco de cada um abaixo:

  1. Pré-produção: é a etapa de planejamento do seu vídeo, algumas dicas de pré-produção: 
  • Criação de um bom roteiro;
  • Listagem dos itens de cena;
  • Preparar os equipamentos necessários;
  • Pensar sobre o enquadramento e ordem das Cenas.
  1. Produção: Agora é aquele momento que as câmeras são colocadas para trabalhar, aqui começa a captação de imagem , som e as cenas que foram pensadas no roteiro e são colocadas em prática.

3. Pós-produção: aqui é onde o vídeo ganha forma, começa o processo de montagem e finalização do vídeo.

Ainda assim com todo o planejamento na pré-produção, é preciso eliminar erros de fala, pausas longas, vazamentos de ruídos, acrescentar músicas, animação e outros aspectos que deixam seu vídeo mais profissional.

Fases da pós produção de vídeos.

Seleção das Cenas 
é preciso seguir para a pós produção.

Após as gravações o primeiro passo é selecionar as melhores cenas da sua filmagem. 

A escolha das cenas pode ser prevista em roteiro ou escolhidas de forma espontânea. 

Antes de mais nada a seleção do material do seu vídeo precisa estar de acordo com a mensagem do conteúdo que você quer transmitir.

 

Edição de vídeo 
edição de vídeo

Nessa etapa você faz a seleção de todo o material que você produziu e vai reduzi-lo tirando as partes desnecessárias do seu conteúdo para obter o melhor resultado final.

Logo depois é a hora de partir para a parte da edição, os excessos das gravações são excluídos do vídeo.

Por fim aqui você vai escolher as melhores cenas para serem agrupadas e formar a sua narrativa, retirar os ruídos, colocar os sons, as músicas, as animações, os textos, etc. 

Lembre-se coloque uma legenda em seus vídeos. A legenda é útil em vários casos, principalmente quando se fala de vídeos para internet. Pois muitos assistem vídeos sem o som.

Enfim para terminar a sua edição, agora você pode acrescentar sua vinheta, créditos e sua thumbnail, (sua miniatura do vídeo ou capa).

Após a edição as cenas ficam organizadas e o vídeo toma forma. E a partir daqui vamos agregar elementos que melhoram a qualidade do vídeo final.

Revisão do Conteúdo
revisão de conteúdo

Logo após a edição do seu vídeo, assista ao vídeo editado e veja se não tem nenhum erro a ser corrigido.

Isso é essencial para que a sua produção de vídeo fique de acordo com o que você deseja. 

Use o roteiro que você fez para te ajudar com a revisão do conteúdo. Assim você vai saber facilmente se faltou alguma coisa na sua produção.

Publicação e Divulgação do vídeo
publicação e divulgação

Agora é o momento da publicação e a divulgação do vídeo, depois da pós produção feita.

Escolha em qual plataforma você quer publicar o seu vídeo e coloque ele no formato adequado da plataforma.

Vídeo editado e revisado é hora de postar o material pronto. Você pode usar suas redes sociais para divulgar seus novos conteúdos. 

Você pode compartilhar seu vídeo em seu blog, seu site, enviar o link para sua lista de e-mail, ou publicar pequenos trechos nas suas redes sociais.

Ou faça um post em virtude de informar a sua audiência de que tem conteúdo novo e peça para o seu público ir assistir o seu conteúdo completo.

Como você pode observar a pós produção tem várias fases – A seleção de cenas, edição de vídeo, revisão do conteúdo e publicação e divulgação do vídeo. E todas elas servem para deixar o seu conteúdo mais profissional. 

A pós produção do seu vídeo, precisa ser feita com atenção e dedicação para que o seu vídeo tenha qualidade, para que alcance várias pessoas e que cumpra com o seu objetivo.

Se você for criar conteúdo preze por entregar bons conteúdos. A pós produção é um trabalho fundamental para deixar suas produções com mais qualidade.

Aprenda a Editar Vídeos pelo Celular...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!