O que é marketing de conteúdo? E quais são as vantagens?

Certamente você já deve ter ouvido falar a seguinte frase: “ Conteúdo é o rei ” não é mesmo? Mas, afinal o que é marketing de conteúdo? Quais são as vantagens em aplicá-lo na minha empresa?


Através dessa técnica você irá conseguir atrair mais clientes por meio da criação de conteúdos de valor, mostrando soluções para os problemas dos seus clientes.

De fato, este é um investimento indispensável para todo o segmento de negócio.


Então, se você deseja ter mais visibilidade online, continue lendo e saiba exatamente: o que é marketing de conteúdo, quais são as vantagens e como implementar essa estratégia!

1 – O que é marketing de conteúdo?


Antes de tudo, neste momento inicial é de suma importância que você entenda sobre o que é marketing de conteúdo. Resumidamente, é uma estratégia de marketing que possuí a finalidade de:

-atrair o público-alvo;

-aumentar o número de clientes;

-atrair clientes com potencial de compra.


Tudo isso, por meio da criação de conteúdos na internet que seja valioso e relevante para um determinado grupo de pessoas. Desta forma, você envolverá e encantará os consumidores, além de gerar mais autoridade para a sua marca.


Sendo assim, o resultado será o aumento do seu faturamento! Contudo, o foco inicial não é a venda, mas sim gerar benefícios para quem está lendo.

Consequentemente, com esse processo a venda se tornará mais fácil e de maneira automática.


Em outras palavras, através de conteúdos incríveis para a sua audiência você conseguirá atrair clientes com grande potencial de compra de modo sútil.

Assim, você se aproximarś sem ser invasivo ou impertinente. Inclusive, as pessoas compram e gostam das marcas que são reconhecidas na internet.

2 – O que é Marketing de conteúdo? Quais são as vantagens?


Bom, agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo, vamos falar sobre as vantagens! Veja só:

Aumenta a visibilidade na internet


Primeiramente, com uma estratégia bem estruturada, juntando o canal no YouTube e blog posts otimizados em SEO, você conseguirá ser encontrado por milhares de pessoas de forma totalmente gratuita.

Transforma o seu público em fã e defensor da sua marca


Em segundo lugar, outra vantagem é ganhar a confiança e o respeito dos consumidores, além de criar autoridade no segmento de mercado que a sua empresa atua. Inclusive, o seu negócio será lembrado e indicado por seus “fãs” para outras pessoas que necessitam da mesma solução.

Mais vendas


Seguidamente, com a produção de conteúdo constante você guiará o seu cliente em potencial por todo o processo de compra. Isto é, consumidor educado é consumidor comprador.


Assim, com todas as informações necessárias eles serão induzidos a decisão de fechar o negócio com a sua empresa e não com a concorrente. Ademais, vender será bem mais fácil e simples.

Fidelização


O marketing de conteúdo proporcionará uma boa experiência de compra e auxiliará a sua empresa no método de ações pós vendas. Deste modo, você pode utilizar de ações de e-mail marketing para continuar nutrindo o seu cliente com conteúdos relevantes.

Aumenta o engajamento com o público


Mais uma vantagem a evidenciar sobre o marketing de conteúdo é o aumento do engajamento com o seu público, por meio da interação com a sua empresa.

Consequentemente, os seus prospects e clientes poderão tirar dúvidas e divulgar os seus conteúdos para outras pessoas.

Nutrir seus clientes com potencial de compra


Na prática, nem todos os seus prospects estarão prontos para a decisão de compra. Pois, o marketing de conteúdo auxilia na quebra de objeções e estreita o relacionamento consumidor-cliente.


Posto isso, divulgue informações sobre o seu produto ou serviço e mostre casos de sucesso. Então, o seu público verá valor na sua marca e terá mais confiança, diminuindo as barreiras.

Custo menor para adquirir um novo cliente


A última vantagem a mencionar, com a aplicação do marketing de conteúdo é que o custo para adquirir um novo cliente será menor. Pois, como já foi mencionado no decorrer da leitura, uma estrutura de SEO bem implementado fará você atrair novos clientes de maneira orgânica. Ou seja, não será preciso de gastar muito com anúncios.

3 – Como implementar o marketing de conteúdo no meu negócio?


Provavelmente, diante de todas essas vantagens você deve estar curioso e com água na boca para implementar essa estratégia. Confira logo abaixo os passos que serão necessários:

Persona


O primeiro passo é desenvolver a sua Persona, pois assim você atrairá a pessoa certa e com potencial de se tornar cliente.


Em síntese, Persona é uma pessoa fictícia com base nos perfis dos seus clientes, unindo traços em comum que todos eles têm.

Nesta etapa é preciso fazer uma pesquisa e descobrir como eles pensam, agem e quais são as dificuldades que ela passa no dia-a-dia.


A seguir você irá ajudá-las esclarecendo dúvidas e mostrando soluções para os problemas dela. Ou seja, é para ela que será desenvolvido todo o conteúdo na internet, como blog posts, vídeos, postagens em redes sociais, entre outros.

Planejamento de conteúdo


Depois de criar a sua persona e descobrir quais são os problemas e dificuldades que ela enfrenta é a hora de produzir conteúdos de valor que resolvam essas questões.


Então, é preciso fazer um planejamento de conteúdo, faça uma lista com todas as dúvidas e dores do seu público e apresente a solução. Há três ferramentas maravilhosas para descobrir o que o seu cliente está pesquisando na internet:


Answer the Public;
Sem Rush;
Ubbersugest.

Use esses temas para divulgar a sua mensagem na internet!

Canais de comunicação


Finalmente, para colocar a mão na massa é só divulgar a sua mensagem através dos canais de comunicação como: Google, Youtube e Redes Sociais.

Inclusive, é importante que você tenha uma presença ativa com vídeos, pois eles captam mais atenção do público, criam emoções e geram mais confiança para a audiência.

Finalizando o assunto sobre o que é marketing de conteúdo


Em síntese, essas são as melhores definições sobre o que é marketing de conteúdo, quais são as vantagens e como implementar essa estratégia no seu negócio. Portanto, agora que você já sabe, coloque em prática!


Aproveite e leia também: “ Como atrair clientes? 7 estratégias que você pode aplicar hoje!

Aprenda a Editar Vídeos pelo Celular...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!