O que é Engajamento? Tudo Sobre Engajamento

O que é engajamento ? 

A palavra Engajamento se popularizou nas redes sociais e se tornou uma forma de entender o modo como o público interage com determinado tipo de serviços ou produtos. Funciona mais ou menos como uma brincadeira de está quente ou frio. 

Engajamento é o envolvimento, interação, relacionamento com a marca ou pessoa, que vai muito além do número de seguidores em uma rede social ou likes em uma postagem ou seja, o quanto aquele conteúdo realmente impacta e chama a atenção do público que se deseja atingir.

Brian Haven, da consultoria Forrester, escreveu uma definição do que seriam alguns medidores de sentimentos referente ao engajamento:

Envolvimento – pode ser mensurado através das métricas comuns, como o número de visitas ao site, tempo gasto por página e número de páginas vistas.

Interação – comentários, pedidos de informações, discussões em fóruns e ações que caracterizam iniciativa do usuário em entrar em contato com a marca.

Intimidade – medidor que busca saber o afeto de uma pessoa por uma marca. Opinião, perspectiva, quais os sentimentos registrados em suas palavras dirigidas à empresa através do atendimento e das mídias sociais. Pode ser medido através de ferramentas de monitoramento, mas somente no caso dos clientes que interagem. É pouco preciso, mas fornece uma noção do que o consumidor sente.

Influência – probabilidade da pessoa fazer uma compra/conversão e influenciar o seu grupo de contato a fazer isso.

Mas qual a razão do engajamento ser tão importante para o seu negócio? Além de mostrar a eficácia das suas ações de comunicação, indica também o nível de satisfação do consumidor ou espectador e claro, a autoridade e credibilidade que a você conquistou dentro do seu segmento de atuação.

O engajamento surge quando um usuário, vê o seu conteúdo produzido e resolve interagir com essa publicação. exemplo: nas redes sociais quando uma pessoa curte uma publicação ela engajou com o que foi publicado.

Isso quer dizer que o conteúdo que você compartilhou na sua rede foi incrível suficiente para fazer com que essa pessoa curtisse a publicação e não só visse o que estava sendo compartilhado por você.

As redes sociais não são apenas vitrines elas também são feitas para gerar relacionamento com as marcas ou com as pessoas e o engajamento é o começo de tudo.

10 dicas para aumentar o engajamento dos seus vídeos no youtube

1 ) A importância de um bom título : Não adianta você fazer um ótimo vídeo com um conteúdo excelente para sua audiência porém na hora de escolher um título ele não expressa a qualidade do que você produziu. Você precisa chamar a atenção do seu público se diferencie da multidão.

Um título bacana pode fazer toda diferença para aumentar as visualizações dos seus vídeos. Portanto jamais subestime o poder de um bom título é importante que você não coloque no título algo que não vá ser cumprido ao longo do vídeo, isso pode prejudicar a sua imagem e credibilidade. Títulos apelativos e sensacionalistas podem até gerar visualizações, mas pouco engajamento positivo.

2) Capriche na miniatura: As miniaturas dos vídeos também chamadas como (thumbnails), fazem enorme diferença nas visualizações e no engajamento do vídeo. As miniaturas acabam por complementar os títulos dos vídeos e muitas vezes até assumem o protagonismo.

Sua imagem para a miniatura precisa ter tamanho adequado, boa resolução, ser criativa e expressar o conteúdo do vídeo.

3) Não esqueça da Descrição: Uma boa descrição deve conter informações sobre o vídeo em si, utilizando de palavras-chave que ajudem o vídeo a rankear.

Nunca faça uma descrição genérica para todos os seus vídeos, é claro que você pode deixar algumas informações fixas, como links e Caixa Postal entre outros, mas personalize a descrição de acordo com cada conteúdo.

4) Seja Direto: o título precisa transmitir o conteúdo que você vai falar no vídeo e os seus vídeos precisam ser claros, diretos e objetivos na mensagem que você quer passar. Ao se atentar a isso você aumenta a chance das pessoas assistirem boa parte do seu vídeo.

Não deixe sua audiência entediada com assuntos longos e sem objetividade. Uma boa maneira de conseguir isso é criar um roteiro não perder de vista o objetivo do vídeo e o roteiro facilita sua vida também porque diminui os erros e chance de você gravar várias e várias vezes.

5) Qualidade sempre: Parece óbvio este tópico mas nunca é demais ressaltar que sem qualidade não há o engajamento. E qualidade não significa apenas fazer bem feito mas também quer dizer fazer o melhor para o seu público: O que seria útil para eles?

se comprometa em ajudar o seu público,fique atento aos feedbacks da sua audiência, sempre analise pontos que você acha que deva melhorar, cuide da sua imagem e do áudio é fundamental mesmo que você comece simples.

Busque sempre estudar, se inspirar e obter conhecimento. Qualidade não quer dizer comprar os itens mais caros mas fazer o melhor que você pode com o que você tem é fazer bem feito.

6) Reaproveite e Adapte os formatos de conteúdo: Quando falamos de produção de conteúdos precisamos pensar em reaproveitar os diferentes formatos disponíveis. Por exemplo : um e-book pode se transformar em uma série de videoaulas, seus artigos em vídeos mais curtos, enfim, não tenha medo de mexer, adaptar e ousar no que possui e no que produzirá.  

Os seus vídeos do YouTube você pode colocar dentro do seu blog ou outras redes sociais, isso faz com que os seus vídeos alcancem mais pessoas de maneira orgânica. 

7) Seja Consistente: Muitas pessoas começam um canal e depois abandonam por longos períodos, isso desestimula muito o relacionamento com a sua audiência, procure se manter firme no que se propôs a fazer.

Com a consistência não só é possível aumentar visualizações, mas a regularidade nas publicações dos vídeos dá ao seu público motivos para retornar sempre ao seu canal.

8) Divulgue os seus videos: Não esqueça de utilizar outras redes sociais para elevar o alcance dos seus vídeos. Insira seus vídeos do YouTube no Facebook, Twitter, LinkedIn, poste trechos no seu Instagram, utilize os Stories para avisar que tem vídeo novo. 

9) Estimule a interação: Um dos fatores que mais fazem diferença no engajamento dos vídeos é o estímulo à interação, por exemplo faça perguntas, peça sugestões, diga para comentarem confirmando se querem um vídeo sobre determinado assunto entre outras idéias.

por mais que você ache chato pedir para que se inscrevam no seu canal, curtam o seu vídeo e ativem as notificações: Faça isso. Pode parecer manjado e cansativo, mas dá resultado. Se o seu vídeo for bom, a audiência não se importará e ficará feliz em retribuir.

10) Não ignore a aba Comunidade: A aba “Comunidade” é um canal oferecido pelo YouTube para que você interaja com seus assinantes de forma mais direta e pessoal. Use esse espaço para criar enquetes, promover pequenos clipes de conteúdo que ainda vai publicar e, de forma geral, sentir o que os seus assinantes querem ver.

Quanto mais ativo você for, mais informações relevantes vai conseguir juntar para produzir conteúdos que as pessoas querem ver. E nenhum hack substitui uma boa relação com seu público.

O YouTube é a principal plataforma de vídeos do mundo por um motivo: a empresa faz um ótimo trabalho em equilibrar as necessidades de produtores e consumidores de conteúdo. Com essas dicas você está pronto para aumentar o engajamento do seu canal.

Aprenda a Editar Vídeos pelo Celular...