Neuromarketing: 06 técnicas para implementar no seu negócio

Neuromarketing: 06 técnicas para implementar no seu negócio

O neuromarketing é um novo campo do marketing que estuda a fundo o comportamento do consumidor. 

Afinal; o mercado atual mudou e as estratégias de marketing também evoluiu. Visto que; o público está cada vez mais exigente assim sendo; é essencial entender como o seu cliente pensa. 

Desse modo; a união entre neurociência e marketing são uma poderosa chave para entender a mente e o comportamento de compras do consumidor estimulado pelo desejo. 

Além disso; apesar de ser uma área relativamente nova; ela traz várias percepções que nos ajudam a compreender o que faz o consumidor escolher uma marca ou comprar um produto, ou serviço analisando essa tomada de decisão do consumidor que começa no inconsciente. 

Significado de Neuromarketing

O Neuromarketing não é um novo tipo de marketing; mas sim uma abordagem diferente; uma outra maneira de usufruir das estratégias do marketing. 

Portanto; a neurociência é a responsável por estudar; observar; interpretar e avaliar as reações inconscientes de cada pessoa perante aos diferentes estímulos. 

Então; conectado ao marketing essa ciência tem como propósito entender a mente do cliente; identificar suas reações em relação a anúncios; layouts; imagens; produtos; plataformas online; embalagens, etc. 

Nesse sentido; é possível planejar as técnicas e métodos que vão beneficiar as atividades da sua empresa.

Diante disso; o estudo do neuromarketing já revelou resultados expressivos que servem de base sobre as aplicações de marketing, por exemplo: 

  • as emoções geram decisões subconscientes;
  • os consumidores são mais motivados a evitar a dor do que buscar o prazer;
  • ao identificar elementos de marketing pessoalmente, os consumidores tendem a respostas positivas;
  • os consumidores têm reações emocionais particulares diante de algumas cores;
  • a aquisição de um produto/ serviço de uma marca fidelizada ativa o centro de recompensas cerebral;
  • os visuais processam na mente mais rápido que as palavras;
  • os consumidores respondem menos a mensagens que consideram irrelevantes.

Por fim; entenda que a utilização das técnicas de neuromarketing não devem ser usadas apenas com o intuito de simplesmente vender algo mais sim para ter um consumidor satisfeito e encantado. 

Benefícios do uso dessa estratégia

# Tomada de decisão mais efetiva 

Saber antecipadamente o que pode influenciar na decisão do consumidor, não só coloca a sua empresa a frente da concorrência como também; possibilita que as suas tomadas de decisões sejam mais conscientes e efetivas.

Além disso; essas ações não estão limitadas apenas ao desenvolvimento de produtos ou serviços mas também; a postura que o seu negócio tem em determinadas situações. 

# Produto e serviços desenvolvidos para o público

Algumas empresas perdem oportunidades justamente por não saberem com precisão quais as necessidades do seu público e então; acabam perdendo a chance de criar um novo produto ou serviço que pode ajudar a aumentar o seu faturamento. 

Portanto; ao aplicar o neuromarketing diretamente no seu negócio você vai conseguir uma visão clara sobre os produtos/serviços que podem ser lançados e além disso; vai criar uma esteira de produtos e serviços amplos e garantirá a satisfação para os consumidores. 

# Maior conexão com o público 

Com a era das empresas no mercado digital é de extrema importância que a sua marca tenha a capacidade de se comunicar; informar e gerar valor para o seu público. 

Pois; se você não souber exatamente quais são os principais comportamentos e modo de pensar do seu consumidor; você não vai conseguir criar uma conexão com ele e se comunicar de maneira efetiva. 

06 Técnicas de neuromarketing para aplicar no seu negócio 

Certamente; existem algumas práticas e técnicas que podem ser usadas para atrair a atenção dos consumidores e posicionar a sua marca. 

Desse modo; o processo de tomada de decisão começa no inconsciente e não é totalmente de forma lógica ou racional como nós pensamos. 

Isto é; o neuromarketing faz a jornada de compra do seu público ser mais assertiva se você usar conteúdos que estimulam os sentidos e emoções deles.  

01) Psicologia das cores 

As cores em um grande domínio sobre o desejo e a percepção das pessoas. Em outras palavras; cada uma das cores têm efeitos diferentes no nosso cérebro. Então; quando bem utilizadas tornam o processo de compra do cliente mais simples. 

Desse modo; para conseguir chamar a atenção dos consumidores muitas empresas utilizam as cores para interagir; causar impacto e aguçar a curiosidade. 

Portanto; utilize a psicologia das cores como um jeito de despertar no seu consumidor a exata emoção; que você quer que ele sinta.

02) Gatilhos mentais 

Os gatilhos mentais são uma técnica capaz de ativar a necessidade de consumo pois; mostra aos indivíduos com informações objetivas e subjetivas que um determinado produto/ serviço é indispensável. 

Portanto; para utilizar o gatilho mental correto saiba exatamente qual é a sua estratégia para fazer uso dele, no momento certo. 

Nesse sentido; alguns mais usados são: escassez e urgência onde o cérebro entende que precisa agir rápido para não perder uma oportunidade.

O gatilho da prova social pois; a pessoa tende a ceder a um efeito manada; a seguir tendências ou seja; mostrar ao público que várias pessoas usam seu produto/serviço pode ajudá-lo a vender ainda mais.

Por fim; existem vários outros gatilhos mentais que você pode utilizar para obter resultados incríveis. 

03) Imagens e vídeos são seus maiores aliados 

De fato; a grande maioria dos usuários preferem e entendem com mais facilidade quando os conteúdos são visuais.

Portanto; invista em imagens bonitas e vídeos bem produzidos ou seja; invista nos recursos disponíveis para ter um material de qualidade para passar ao seu público.

Além disso; os conteúdos em formato de vídeo podem fazer os seus resultados dobrarem pois; as pessoas amam ser entretidos com vídeos. 

Então; mostre o seu produto/serviço; seus diferenciais; sua função; benefícios e crie conteúdos envolventes para seus espectadores. 

04) Cuidado com os elementos 

Ao utilizar imagens e vídeos você deve pensar cuidadosamente em como cada elemento será usado na sua arte. 

Afinal; sabendo como aproveitar os vários formatos de layout; as cores; as fontes; imagens e símbolos você consegue impactar seu cliente com eficiência.  

Assim sendo; os elementos são usados justamente para chamar a atenção das pessoas então planeje bem para que eles estejam alinhados com o que você quer comunicar. 

05) Humanize a sua marca

As pessoas se conectam com histórias; acontecimentos e acima de tudo com outras pessoas. 

Desse modo; criar situações onde o indivíduo se identifica; mostrar os depoimentos dos clientes entre outras ações podem influenciar na decisão do seu consumidor. 

Afinal; humanizando a sua marca você gera semelhança; conexão e cria confiança e credibilidade com as pessoas.

06) Ofereça valor ao seu público

Antes de tentar vender tente em primeiro lugar; ajudar o seu público ou seja; ao invés de já ir vendendo de cara o seu produto ou serviço para quem demonstra interesse esteja disponível para ajudar a sua audiência. 

Isto é; apresente conteúdo de valor para eles tirando dúvidas; dando sugestões; mostrando os benefícios do que você vende entre outros. 

Além disso; oferecendo conteúdos de valor ao seu público você desperta o gatilho da reciprocidade ou seja; ele se tornará mais propenso a retribuir a sua ajuda comprando de você. 

Conclusão…

De fato; utilizar técnicas de neuromarketing no seu negócio lhe traz benefícios significativos ajudando a estreitar os laços com o seu público. 

Portanto; lembre-se sempre de que o cliente deve ser tratado como o foco do seu negócio. Afinal; usando os recursos certos você melhora a sua capacidade de afetar positivamente os seus clientes e também aumenta suas vendas. 

Aproveite para conhecer nossos cursos