Inbound marketing : Tudo sobre marketing de atração para o seu negócio.

Inbound marketing : Tudo sobre marketing de atração para o seu negócio.

Saiba como usar o inbound marketing em seus vídeos.

Com a chegada da transformação digital e as mudanças no comportamento do consumidor as empresas precisam criar novas maneiras de conquistar e manter seus clientes.

Nesse sentido; o inbound marketing que traduzido significa marketing da atração se tornou destaque pois; ele tem com propósito atrair o interesse dos consumidores e conquistá-los através da geração de valor sobre a sua solução com conteúdos relevantes e anúncios personalizados para que eles venham até você. 

Portanto; o inbound marketing tem como finalidade oferecer conteúdo que seja útil antes de oferecer de fato o produto ou serviço que você vende. 

Além disso; você cria um diálogo com o possível cliente atraindo um público com mais chances de conversão pois; ao transmitir o seu material utilizando o inbound marketing fica mais casual ao olhar dos usuários. 

Desse modo; o inbound marketing é uma estratégia que se relaciona muito bem com a veiculação de vídeos pois; os vídeos são a maneira mais completa de levar uma informação ao cliente de forma agradável e que agregue valor a ele.  

O que é Inbound marketing?

Essa estratégia de marketing digital tem como objetivo fazer um planejamento de conteúdo que é especificamente criado para atender a demanda da sua persona.

Portanto; esse conteúdo precisa ser composto por informações de qualidade; de fácil compreensão e verdadeiramente útil para quem te acompanha. 

Assim sendo; o inbound marketing é um método que tem o propósito de conquistar a atenção dos clientes em potencial por meio dessa produção e compartilhamento de conteúdos. 

Desse modo; para que essa estratégia funcione é preciso entender quais são as dificuldades; desejos e outros comportamentos da sua persona. 

Visto que; assim você conquista o seu público sem forçar a compra dos seus produtos ou serviços; mas sim fazendo com que eles se sintam interessados e enxerguem o valor na solução que você oferece através dos conteúdos que publica. 

Inbound e as suas fases 

O  inbound marketing é dividido em etapas ou seja; todo o caminho percorrido pelo cliente desde a sua chegada quando ele ainda é um visitante até o momento efetivo da compra ou aquisição é um processo que precisa ser trabalhado. 

Nesse sentido; essas fases compõem o que chamamos de funil de vendas; que é o caminho que o consumidor percorre até se tornar um cliente. 

O Inbound Marketing tem 04 fases que se complementam: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Então essas fases servem para atrair tráfego; transformar o visitante em possível cliente; transformar essa possível cliente em cliente  e fidelizá-lo. 

Portanto; para conseguir resultados consistentes; alinhe essas fases do inbound marketing com as suas estratégias de marketing.

1- Atrair

em primeiro lugar com o método inbound você precisa fazer com que os potenciais clientes interajam com a sua marca por meio do seu conteúdo relevante ou seja você precisa conseguir um tráfego qualificado para os seus canais digitais. Consequentemente; você vai atrair um público envolvido com a empresa  por isso, predisposto a comprar o produto ou contratar o serviço.

2 – Converter

Após atrair seus potenciais clientes agora é a hora de converter o máximo deles em clientes ou seja; transformá-los em oportunidades reais de venda. Nesse sentido o ato do potencial cliente entregar seus dados cadastrais, mostra que ele possui um interesse em consumir e ouvir a sua marca. Por isso; ofereça uma recompensa algo em troca como, por exemplo: e-books; um webinar ou um teste gratuito entre outros. 

3 – Vender

A terceira etapa do inbound marketing serve para fechar as compras. Então; é nesse momento que o cliente chega ao final da jornada de compras. Portanto; ele está em busca de resolver um problema; uma dor e o seu produto ou serviço é a solução para ele. Então; aproveite para fechar essa venda. 

4 – Encantar

Após o cliente ter efetuado a compra do seu produto ou serviço essa relação cliente e marca ainda não termina ou seja; agora é uma nova etapa onde você precisa encantar o cliente a fim de que ele se torne um promotor da sua marca e atrair mais clientes ao seu negócio

Jornada de compra do cliente no Inbound Marketing utilizando vídeos 

inbound marketing

A Jornada de compra do cliente é o caminho que o visitante (e possível comprador) percorre antes de comprar o seu produto, dividido em quatro etapas: Aprendizado e Descoberta, Reconhecimento do Problema, Consideração da Solução e Decisão de Compra.

Nesse sentido; dentro de cada etapa dessa jornada o seu potencial cliente tem um pensamento diferente e então; ele busca por informações e materiais diferentes.

Portanto; sabendo Identificar essas etapas você consegue conectar e direcionar o seu conteúdo; sendo mais assertivo nas suas ações e gerando mais resultados. 

Além disso; quanto mais bem informado o seu possível cliente estive em cada etapa mais rápido ele avançará até a compra.

1) Aprendizado e descoberta 

Nessa etapa a persona talvez ainda não saiba que precisa comprar algo. Desse modo; a intenção dela é entender melhor sobre algum problema que ela está passando.

Portanto; através do estágio de aprendizado e descoberta a pessoa vai tirar suas dúvidas comuns e aprender coisas novas que ajudem ela a esclarecer sobre o que ela está pesquisando além disso; ela vai perceber que há mais para descobrir sobre o seu problema; dor ou necessidade. 

Então; crie conteúdos fáceis de consumir e compartilhar pois; assim você ajuda ele a aprender o suficiente para querer saber mais.

Desse modo; nessa etapa de aprendizado e descoberta ainda não é a hora de mencionar os seus produtos ou serviços para venda pois; a sua estratégia deve estar voltada em captar o interesse do espectador; abordando sobre uma dor ou necessidade dele. 

  • Faça vídeos com conteúdos informativos;
  • Vídeos que possuem uma mensagem onde ressalta a identificação; com conteúdos mais humanizados e com as palavras-chave do seu mercado.
  • Faça vídeos que divulguem as novidades do mercado e dicas para melhorar o dia a dia da sua audiência. 
2) Reconhecimento do Problema 

Agora é a hora de mostrar como seria a vida do seu cliente se ele conseguisse resolver esse problema ou necessidade que ele tem. Pois; aqui a persona já entendeu qual o problema que ela enfrenta e está em busca pela melhor solução. 

Certamente; esse consumidor ainda não está preparado para comprar mas; após fazer um trabalho bem feito nessa etapa é provável que ele estará pronto.

Então; como sua audiência já é mais consistente e engajada nas suas redes sociais; e ela já tem um conhecimento básico sobre o que você fala, certamente você já pode se aprofundar mais nos temas e criar uma aproximação de relacionamento com seus espectadores.

Para transformar esse potencial cliente em um comprador de fato ofereça materiais em troca de dados. Pois; quanto mais valor a persona enxergar na oferta; mais informações estará disposta a oferecer em troca.

  • Faça vídeos explicativos do seu produto ou serviço, mas com foco em valor para a vida do cliente e não em benefícios técnicos;
  • Crie conteúdos comparativos entre várias soluções do mercado;
  • Faça vídeos com materiais com instruções e dicas que ele pode aplicar no seu dia a dia (Como evitar, Descubra o que fazer, X passos para melhorar);
3) Avaliação e decisão

Após  atrair vários dos seus espectadores e ensiná-los com um material de qualidade finalmente eles vão entender qual a melhor solução para o que eles procuram. 

Portanto; você precisa eliminar todas as dúvidas que ele possa ter sobre o seu produto ou serviço então; seja direto, convincente e esclarecedor. 

Desse modo; nessa etapa de avaliação e decisão desse possível cliente é fundamental fazer materiais que demonstrem o diferencial competitivo do seu produto/serviço. Esse é o momento certo de mostrar que ele estará em boas mãos ao se tornar seu cliente. 

  • Faça vídeos tutoriais de produtos/serviços, demonstrações mais detalhadas;
  • Monte cases de sucesso, vídeos inspiradores, transmissões ao vivo, materiais com depoimentos de clientes contando a experiência de uso do seu produto/serviço e as melhores práticas;
  • Apresentação de novos recursos e até mesmo vídeos ao vivo que mostram aspectos interessantes sobre sua empresa ou seu cotidiano;
Para finalizar…

Certamente; a utilização de vídeos como estratégia de Inbound Marketing é muito importante para manter sua empresa competitiva e especialmente manter sua presença online ativa.

Nesse sentido; o inbound marketing ajuda a sua empresa nessa construção de um relacionamento duradouro com o seu público. Portanto; vale considerar a aplicação desse método para qualificar a atração dos clientes em potencial, para vender mais, e fidelizar as pessoas que entram em contato com a sua marca.

Clique aqui para aprender a fazer lives personalizadas no Youtube; Facebook e Instagram.

Clique aqui para conhecer o nosso curso sobre edição de vídeo no computador.

Clique aqui para aprender a criar o seu próprio curso online.