Iluminação para vídeos: dicas para criar vídeos com qualidade

Iluminação para vídeos: dicas para criar vídeos com qualidade

Iluminação para vídeos saiba como fazer da maneira correta.

Muitas pessoas que produzem seus vídeos ainda não dão a devida importância para a iluminação na hora de gravar os seus vídeos. 

Mas; saiba que certamente quem se preocupa com esse ponto terá melhores resultados, ou seja; uma boa iluminação é tão importante quanto o áudio; roteiro ou o cenário.

A iluminação dentro da produção de um vídeo influencia muito na experiência do seu espectador. Isto é; sem a luz não há imagem e como os vídeos são imagens em movimento, saber fazer uma boa iluminação é crucial, afinal; a luz muda completamente um ambiente.

Em outras palavras; a luz traz uma experiência incrível de visualização para os espectadores, ela pode impactar sua estratégia de comunicação com quem assiste os seus vídeos.

Sendo assim; a iluminação correta para a produção de um vídeo é essencial para que a falta ou excesso dela não prejudiquem a compreensão do seu conteúdo e a retenção da sua audiência.

Assim; hoje em dia você consegue montar uma estrutura básica de iluminação com baixo investimento. 

Tipos de iluminação 

Sobretudo existem dois tipos de iluminação a natural (externa) e a artificial (interna). Mas fazer o uso desses dois tipos de iluminação no vídeo exigem cuidados. 

De fato; essas duas condições de iluminação oferecem uma boa experiência para quem vai assistir e ajudam a criar um clima e um ambiente adequado para a sua mensagem.

Iluminação natural ou externa

Certamente; uma ótima alternativa para quem quer começar sem fazer investimentos é a iluminação natural ou externa, afinal ninguém precisa pagar por ela. Já que é o tipo de iluminação que deixa os seus vídeos bonitos e traz bons resultados. 

No entanto é preciso se atentar a algumas coisas quando for usar essa luz pois ela pode variar durante a gravação do seu vídeo.

Portanto; fique atento ao horário do início da sua gravação; mudança na posição do sol; quantidade de nuvens no dia e outros aspectos.

Pois; ela pode dar muito trabalho na hora da edição, além disso procure uma janela ampla e com boa presença de iluminação. Fique sempre posicionado de frente para a janela a favor da luz natural. 

Iluminação artificial ou interna

A tecnologia avançou muito com o passar dos anos e isso significa que mesmo se você precisar investir algum valor para ter uma iluminação artificial; hoje já existem inúmeras possibilidades com um preço extremamente acessível e sem ocupar muito espaço. 

Assim sendo; a iluminação artificial tem grande vantagem pois pode ser controlada o tempo todo e oferece maior garantia de uniformidade e qualidade.

Diante disso; você não precisa se preocupar com oscilações como na iluminação natural, pois a iluminação artificial te permite ter um controle sobre cor, temperatura, intensidade e etc.

Além disso evite usar as duas iluminações para fazer os seus vídeos, Pois; a iluminação natural tem uma temperatura diferente da iluminação artificial.

Por isso; essa diferença provoca um efeito ruim na cena, deixa ela sem uniformidade e exige um trabalho enorme de correção e uniformização na hora de editar o material.

Equipamentos de iluminação artificial 

Softbox: é bastante utilizado nas produções de conteúdo audiovisual sendo ele um das principais iluminações para um vídeo. Já que; ele emite uma luz difusa e suave. 

O softbox é formado por uma lâmpada fria acoplada em uma caixa que reflete a luz pelo seu revestimento brilhante. Sendo assim; direcionada corretamente, ela ilumina de modo uniforme; diminui sombras e deixa os traços mais naturais.


Ring light: muito famosa e muito usada também; pois ela pode ser facilmente acoplada em celulares ou câmeras ou até ser usado de maneira separada ou até ser vendida com tripés.

A ring light oferece uma luz uniforme e difusa; serve para dar maior destaque em formato retrato e ao rosto de quem está falando em frente a câmera.


Painel de led: os painéis de led são parecidos com as luminárias e podem ser usados em diversos ambientes. Isto é; eles são formados por diversos pontos de luz pequenos que, juntos, formam uma estrutura luminosa com formatos diferentes.

Deste modo não é necessário ligar o painel a uma tomada, já que a maioria deles funciona com pilhas ou baterias. Além disso, os painéis de led tem uma vida útil longa, e o valor de manutenção acaba sendo muito baixo.

Dica de ouro: para a iluminação artificial, caso tudo que você tenha seja uma luminária de mesa simples, a recomendação é de posicioná-la na altura de seus olhos e usar papel manteiga como filtro.

Por fim na internet existem vários vídeos explicando como fazer alguns desses equipamentos de maneira fácil e barata. Então caso você tenha interesse dê uma pesquisada no youtube.

Luz dura e difusa

A iluminação pode vir do sol, da janela, de uma luminária de mesa, de alguns equipamentos entre outros objetos e todos esses modos de distribuição de luz influenciam no resultado dos seus vídeos.

Nesse sentido quando falamos sobre a luz dura e difusa estamos falando na realidade sobre a relação da luz e sombra. 

Então a luz dura é uma iluminação direta e gera sombras bem marcadas e fortes. Isto é; acontece quando a luz atinge de forma direta o objeto da cena. O Sol sendo uma iluminação natural pode ocasionar esse tipo de iluminação.

Deste modo a iluminação dura não é muito utilizada por quem faz vídeos; pois destaca várias imperfeições. 

Enquanto a iluminação difusa é mais preferível para quem produz conteúdos em vídeo; pois o seu efeito é mais natural e uniforme. 

Além disso materiais que auxiliam no tratamento da luz, difundindo-a; sejam eles softboxes, rebatedores, pedaços de isopor, etc. Estes ajudam a deixar a iluminação mais homogênea, espalhando a luz pelo ambiente. Pois são feitos com materiais que absorvem pouca, ou até mesmo nenhuma luz.

Quando você usa a luz difusa, ela atinge o sujeito em cena de maneira suave e delicada. Em geral, as sombras mais difusas são usadas para serem discretas, quase imperceptíveis.

Iluminação de 03 pontos para gravar vídeos

Esse esquema de iluminação serve para saber como as luzes devem ficar posicionadas e como elas iram iluminar o sujeito ou objeto na cena. Nesse sentido é a maneira ideal de deixar o seu vídeo mais profissional. 

1º Ponto luz principal: é a luz que vai iluminar o que deve ter destaque no seu vídeo. podendo ser um objeto ou uma pessoa. Desta maneira; é posicionada ao lado da câmera, entre 15º  e 45º. Aqui você pode usar um soft box ou alguma outra luz que seja difusa e suave.

2º Ponto luz de preenchimento: ao posicionar a luz principal ela vai criar algumas sombras na pessoa ou objeto em destaque na cena, então; a fim de suavizar essas sombras; você precisa posicionar outra fonte de luz de um modo que ela fique de um jeito lateral da luz principal. Portanto; não use uma luz tão intensa e posicione em ângulo um pouco acima da luz principal.

3º Ponto luz de fundo: esse sistema de iluminação fica atrás da pessoa que está sendo gravada. Assim sendo ela é essencial para criar um contraste entre o sujeito e o fundo da cena, além disso traz uma profundidade ao vídeo. 

O motivo para utilizar a configuração de três pontos de luz é porque ela atrai a atenção do espectador para o sujeito. Do mesmo modo, facilitamos as coisas para a câmera e a edição fornecendo mais luz.

Enfim; a iluminação tem o poder de realçar pontos positivos ou negativos. Portanto planeje e faça com atenção a iluminação do ambiente para que os seus vídeos sejam mais interessantes e profissionais. 

você também pode gostar de ler: Vídeos para atrair clientes descubra os vídeos que vendem mais.

Aprenda a Editar Vídeos pelo Celular...