IGTV ou Youtube : Qual você deve usar no seu negócio online?

IGTV ou Youtube : Qual você deve usar no seu negócio online?

IGTV ou Youtube, saiba qual você pode usar para alavancar o seu negócio com vídeos.

O Instagram tem uma ferramenta bastante poderosa dentro do seu aplicativo. O conhecido IGTV.

O IGTV foi desenvolvido para quem é criador de conteúdo da plataforma Instagram e para quem deseja publicar vídeos mais longos. 

Deste modo com a chegada do IGTV; já começou a discussão sobre a rivalidade do IGTV com o YouTube.

Mas o IGTV está competindo com uma grande plataforma; pois o Youtube hoje é o segundo maior buscador de conteúdo na internet. Ficando atrás apenas do Google.

Dessa forma apesar de o objetivo do IGTV e do Youtube ser semelhante; às duas plataformas têm funções diferentes. E cada uma tem suas particularidades. 

Assim sendo; nós vamos expor algumas vantagens de cada uma das plataformas.

E assim você pode escolher qual função você quer; para consumir ou produzir conteúdo, ou talvez você pode se aproveitar tanto do Youtube quanto do IGTV. 

O IGTV

O IGTV assim como Youtube é uma plataforma exclusiva para conteúdos em vídeo.

Então como o próprio nome já diz IGTV é quase como uma TV dentro da rede social do Instagram.

Assim o objetivo dessa função é muito parecida com a do YouTube. Já que a ferramenta permite que você faça um canal para criar e compartilhar vídeos na vertical.

Além disso você pode acessar o IGTV por meio do Instagram; na aba de pesquisas ou pelo aplicativo próprio que o IGTV têm.

Mas diferente do aplicativo do Instagram que só aceita conteúdos audiovisuais pequenos; com duração máxima de 1 minuto. O IGTV permite vídeos com maior duração de tempo.

O YOUTUBE

Essa plataforma quase dispensa apresentações. Por ser uma rede que já existe há mais de 10 anos. Muitas pessoas já o conhecem.

Portanto; é inevitável você falar em criação de vídeos e não pensar na pagina do Youtube.

YouTube com o passar dos anos se tornou a maior plataforma de vídeos do mundo. Portanto é o lugar ideal para postar todos os tipos de conteúdo.

Sendo assim ele se tornou mais do que apenas um site de postar vídeos. O YouTube é considerado pelos usuários um espaço de muito aprendizado.

Diferenças das duas plataformas

Publicar na horizontal ou vertical?

Uma das principais diferenças entre as duas ferramentas; é a forma de postar o vídeo.

A maior dúvida entre as pessoas é: em qual dos dois formatos eu devo postar o meu vídeo?

No Youtube; conteúdos na horizontal são mais bem aceitos; já no IGTV o público está acostumado ao formato dos stories.

Conforme esse fato e por ser consumido em sua grande maioria por celulares; quando se fala do IGTV a recomendação é criar conteúdos na vertical.

Entretanto; sabe-se que o Youtube e o IGTV; já aceitam vídeos no formato vertical ou horizontal. Mas isso não significa que você deve ignorar o hábito do consumo de conteúdo do público em cada uma das redes.

Tempo de Vídeo 

Os perfis comuns que quiserem utilizar o IGTV ; só conseguem postar um vídeo entre 15 segundos e 10 minutos de duração.

Apesar da ferramenta permitir subir vídeos de até uma hora; apenas as contas “liberadas” podem postar vídeos com 60 minutos. 

Porém o que você não deve saber ainda é que o Youtube também tem limite de tempo. Para contas normais e contas liberadas.

Na plataforma de vídeos do Google; perfis comuns só podem publicar vídeos com até 15 minutos. Já as contas verificadas e parceiras do Youtube podem subir vídeos de até 12 horas.

Experiência Audiovisual

Outra coisa que é bastante diferente entre as duas plataformas são as propostas de consumo de vídeo e experiência audiovisual de cada uma.

Ou seja, o IGTV é totalmente focado na experiência do celular. Pelo formato do conteúdo.

A plataforma do Instagram foi naturalmente sendo mais utilizada pelos influenciadores digitais e web celebridades. 

Mas hoje em dia as empresas já usam o aplicativo do Instagram para criar conteúdos relevantes. E assim criam mais oportunidade de vender e podem engajar mais o seu público.

Salvo que o Youtube é um aplicativo com mais tempo no mercado digital; já é mais maduro. Nascido numa era sem smartphones, a plataforma foi pensada para ser usada no computador.

Mas hoje o Youtube já tem suas adaptações para smartphones também. A plataforma foi construindo o usuário. Foi valorizando a sua condição de amador; ou mais recentemente sua condição de criador; desenvolvedor e empreendedor.

Monetização

O Youtube por estar a mais tempo no mercado; já movimenta a alguns anos uma indústria multibilionária com a sua plataforma.

Portanto a função oferece a monetização nos vídeos dos criadores de conteúdos. Através de anúncios exibidos antes e durante seus vídeos; e ainda por meio de assinaturas no Youtube Premium.

Por outro lado a ideia de monetização do IGTV ; ainda está em desenvolvimento. A plataforma ainda está realizando alguns testes nesse programa de parceria entre os criadores e o IGTV.

Além disso a plataforma declarou que soluções; para essa finalidade devem chegar logo; e que estão caminhando para descobrir a melhor forma para gerar receita.

Ao que tudo indica; o programa de monetização deve ser muito parecido com o do Youtube.

E quando eu for analisar os dados dos meus vídeos?

O IGTV fornece um número relativamente pequeno; e pouco personalizável de informações sobre os conteúdos publicados na plataforma.

Isto é; você encontra dados básicos de engajamento; e da média percentual do vídeo que foi assistido pelo público; sem a possibilidade de customizar o período de coleta.

Em resumo essas são informações essenciais que podem e devem guiar suas análises.

Porém quando falamos do Youtube as informações disponibilizadas diretamente na plataforma são mais completas.

Assim tendo a possibilidade de poder escolher as datas específicas; a análise do canal e de vídeos de forma separada, insights sobre o público e etc.

Uma outra diferença das duas plataformas é a ferramenta de busca. Em resumo o IGTV é basicamente para encontrar usuários e não temas específicos.

Como você procuraria um vídeo sobre “como fazer vídeo com o celular” nessa rede?

Enquanto isso o Youtube é o segundo melhor buscador da internet. Portanto o IGTV ainda não é a plataforma de vídeos mais estruturada para pesquisas.

O Youtube produz páginas com resultados da pesquisa que você faz. Além disso tem a capacidade de filtrá-los por tipo, duração, data e recursos.

Para terminar o assunto

Levando em consideração todos esses aspectos; podemos perceber que o IGTV e o Youtube; apesar de serem plataformas parecidas tem várias diferenças.

A boa notícia é que você não precisa escolher entre uma ou outra; você pode utilizar as duas como estratégia de comunicação para a sua marca.

De fato o IGTV vai ajudar você a aumentar o engajamento com o seu público no Instagram; se você produzir conteúdo específico para a plataforma.

Consequentemente o Youtube; a principal plataforma de vídeos da atualidade; vai permitir que você compartilhe conteúdo mais denso.

Diante disso vai deixar você aproveitar da força dos mecanismos de busca como o Google; e o próprio buscador do Youtube para alavancar o seu alcance.

Entretanto; já se sabe que Google e o Facebook são os dois gigantes da internet em termos de mídia. O Instagram é da equipe do facebook e o Youtube é da equipe do Google.

Dessa forma; é justamente a particularidade de cada uma dessas duas ferramentas; que fazem elas serem ótimas aliadas na hora de você distribuir o seu vídeo.

Afinal elas fornecem a possibilidade de serem consumidas por um mesmo usuário. Sendo assim é importante que você saiba qual o seu objetivo ao entregar o seu conteúdo.

Em outras palavras; por mais que a plataforma seja importante; o destaque sempre será ao conteúdo que você quer transmitir.

Aprenda a Editar Vídeos pelo Celular...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!