IGTV: como desenvolver uma estratégia de vídeos nesta plataforma.

IGTV: como desenvolver uma estratégia de vídeos nesta plataforma.

Uma das grandes mudanças do Instagram no ano de 2018 foi o IGTV (Instagram TV) onde realmente trouxe uma grande mudança para a plataforma na parte de vídeos.

O IGTV é uma plataforma onde permite que você compartilhe vídeos mais longos na rede social ou seja; é possível criar conteúdos mais aprofundados.

Além disso; a plataforma é uma maneira de distribuir conteúdos em vídeo mais longos e o próprio aplicativo também possui recursos e funções que facilitam a produção de vídeos com qualidade. 

Visto que; está é uma estratégia perfeita para conquistar o seu público e novos usuários já que; os vídeos são um formato de conteúdo preferido dos usuários da internet. 

Além disso; os vídeos atraem e vendem isto porque é um material que cria interesse; são fáceis de consumir e cria um vínculo emocional com os seguidores. 

O que é IGTV?

O IGTV é um aplicativo do Instagram onde você pode compartilhar vídeos no formato vertical e horizontal com alta qualidade.

A princípio; a proposta inicial era permitir uma hora para as contas verificadas e 10 minutos para outros usuários da plataforma. 

Por fim; essa dinâmica foi alterada com o passar do tempo e qualquer um pode fazer vídeos maiores.

Além disso; a plataforma é integrada com o aplicativo do Instagram ou seja; além do IGTV possuir um aplicativo próprio você pode acessá-lo dentro do app do Instagram. Portanto; qualquer usuário da rede social pode assistir aos seus vídeos. 

Além disso; o dono da conta ainda pode colocar um link nos stories, direcionando os seus seguidores para assistirem ao seu vídeo no IGTV. 

Por fim uma novidade em setembro de 2020; foi que o Instagram anunciou uma nova funcionalidade que gera legendas automáticas para os seus vídeos. Desse modo; promovendo mais inclusão e possibilidade de engajamento com a sua produção.

Por que esse formato de vídeo pode ser uma boa aposta para a sua empresa?

De acordo com algumas pesquisas, os entrevistados afirmaram que acompanham perfis de marcas no Instagram e vários deles inclusive dizem já terem comprado um produto ou serviço divulgado no Instagram. 

Nesse sentido; o Instagram se tornou um canal importante quando pensamos em marketing digital.

Pois; ao criar o seu canal na plataforma as contas comerciais tem o acesso a estatísticas como porcentagens de mídia assistida e gráficos de retenção do público. 

Portanto; saber entender o que o seu público gosta de ver no seu canal e qual a melhor forma de prender a atenção dele logo nos primeiros segundos do seu vídeo é uma avaliação importante, e isso é possível se fazer com o IGTV.

Desse modo; pense em um planejamento estratégico; pensando em novos conteúdos; na duração média dos vídeos e na estética deles.

Dicas para obter sucesso com a estratégia no IGTV

IGTV

Estude as preferências do seu público: A plataforma permite vídeos maiores, mas isso não quer dizer que você deva investir obrigatoriamente em conteúdos grandes. Nesse sentido; você precisa analisar se os conteúdos longos realmente irão ter um desempenho melhor que os vídeos um pouco mais curtos. Lembre-se o ambiente em que você está tem grandes dispersões por isso é importante saber prender a atenção do usuário. 

Pense na aparência do seu vídeo: se atente à estética dos seus conteúdos. Então; pense em um bom enquadramento; valorize lugares com boa iluminação; e esteja atento à qualidade do áudio. Além disso; faça vídeos com efeitos e transições que deixem o seu conteúdo atraente.

Explore as possibilidades da plataforma: cada rede social tem a sua identidade; propósitos e públicos diferentes. Desse modo; não esteja em uma mídia social apenas para marcar espaço ou seja; sem pensar em produzir conteúdos exclusivos. Pois; a sua estratégia não terá sucesso se você ficar apenas reutilizando conteúdos de outras plataformas. Então; teste novos formatos e veja o que mais agrada o seu público.

Acompanhe o seu alcance: pode ser difícil acertar tudo de cara; mas se você não acompanhar o seu alcance e o seu envolvimento com os usuários você nunca saberá se está obtendo os resultados que deseja. Portanto; determine objetivos e métricas bem claras e concretas.

Dicas de conteúdo para utilizar no IGTV

IGTV

Enfim; para atingir o sucesso no IGTV; é essencial pensar nos conteúdos que serão compartilhados. Desse modo; vamos falar sobre algumas dicas de vídeos que fazem sucesso no IGTV.

Tutoriais

Este formato de vídeo em tutorial é muito interessante para produtos ou serviços pois; você pode fazer a demonstração do que você vende; como uma montagem ou uso; quais os detalhes que são necessários para apresentar ao seu público e muito mais importante é saber o que o seu público quer saber e aprender? 

Portanto; mostre o que interessa a eles ou que eles não teriam a oportunidade de ver de nenhum outro formato e jeito.

Certamente; esse formato de vídeo pode ser gravado com uma pessoa apresentando alguma demonstração ou explicando algo. Pode não precisar de alguém e conter apenas áudio, ou nenhum dos dois.

De fato; seja qual for o seu nicho de atuação; essa é uma forma de se aproximar do seu público-alvo.

Visto que; você poderá promover um conteúdo interessante para ele e ainda ajudá-lo a resolver algum problema ou dúvida.

Entrevistas ou collabs 

Outro formato de vídeo incrível para utilizar no IGTV é investir em entrevistas rápidas ou collabs onde você pode escolher alguém que tenha influência com um público semelhante ao seu para falar de determinado assunto.

Além disso, você pode promover diálogos e estimular a interação dos seguidores através dos botões de curtir; comentar e compartilhar.

Vídeos detalhados

Visto que; a ferramenta permite compartilhar vídeos de maior duração, aproveite para criar vídeos mais detalhados dos produtos e serviços que sua empresa oferece.

Pois; este é um formato bastante interessante então; procure o modo mais atraente de fazer isso, para que assim você melhore ainda mais a relação com o seu público.

Demonstração de produtos ou serviços

O IGTV é um ótimo local para fazer demonstrações de produtos e serviços que vão ser lançados ou que foram lançados recentemente. Portanto, faça vídeos bem criativos e com qualidade; que chamem a atenção da audiência e deixe eles encantados.

Conclusão…

Mesmo os vídeos estando em alta e serem conteúdos consumidos por grande parte dos usuários da internet; o IGTV ainda não é utilizado da melhor maneira por muitos negócios online. Então; aproveite esse recurso e planeje uma estratégia para se diferenciar do mercado. 

O IGTV pode fazer com que o público se aproxime da sua marca e conheça mais a sua empresa; pode te ajudar a vender mais através da demonstração de produto ou serviço e pode gerar mais credibilidade para a sua loja.

Aprenda mais sobre: Como usar o Instagram do zero. CLIQUE AQUI