Gravar vídeos: Saiba como se comportar em frente às câmeras

Gravar vídeos: Saiba como se comportar em frente às câmeras

Saiba como gravar vídeos de maneira natural.

Hoje vivemos oficialmente a era dos vídeos; inúmeras plataformas estão se atualizando a cada dia para que os conteúdos em vídeo tenham cada vez mais qualidade.

Certamente; já sabemos que os vídeos não são uma novidade dentro do mundo digital, mas a popularidade e o impacto crescente que eles vem causando; fazem as empresas prestarem atenção nesse recurso.  

Desse modo; fazer o uso desse material para entregar conteúdo na web é algo muito acessível ou seja; qualquer empresa ou pessoa pode expor suas ideias e pensamentos; vender produtos e serviços entre outras coisas.

Nesse sentido; saiba que você pode produzir vídeos de alta qualidade em casa. 

Isto é; sem precisar de equipamentos sofisticados. Usando apenas um celular; um ambiente silencioso; uma boa iluminação e usando o ângulo certo você pode gravar excelentes vídeos.

Certamente; encarar a câmera e começar a gravar é desafiador para muitas pessoas.

Mas; com as habilidades certas você não apenas irá gravar os seus vídeos de maneira mais natural como também; vai se conectar com o seu público de forma mais eficaz.

Diante disso; listamos algumas dicas de como você deve se portar na hora de gravar seus vídeos.

1) Planeje seu conteúdo

Antes de qualquer coisa você precisa saber sobre o que será o seu vídeo. Sobre o que você quer falar. 

Em vista disso; para organizar os pensamentos é essencial criar um roteiro para o seu vídeo. Pois; assim você faz o seu conteúdo ter sentido e uma fala e apresentação em ordem.

Do mesmo modo; após escolher o assunto do seu vídeo; liste os pontos que você quer destacar neste conteúdo audiovisual. Então organize suas ideias.

Certamente; você não irá ler o seu roteiro; ele é apenas para te ajudar a organizar as suas ideias e também te ajudar a lembrar das coisas que você quer falar no seu vídeo.

Por isso; o conteúdo que você irá abordar já deve ser do seu conhecimento e domínio antes de apertar o play.

2) Cuide da aparência

Escolha roupas discretas; cores neutras; roupas limpas e bem passadas; cabelos bem arrumados; evitar usar acessórios extravagantes. No caso das mulheres evitar usar maquiagem pesada e os homens sempre estar com a barba feita ou aparada.

Já que; todos esses elementos podem distrair quem está assistindo o seu vídeo e tirar a atenção para o que realmente é importante ou seja; a mensagem que você quer passar.

Nesse sentido; a vestimenta é parte de um conjunto de comunicação não verbal. Portanto; esteja confortável e com um visual que deixe você à vontade. 

3) Tom de voz 

Ao gravar o seu vídeo fale como você normalmente conversa com as pessoas. Desse modo; a sua voz precisa estar audível para que as pessoas entendam facilmente a sua fala. 

Portanto; mantenha um tom de voz que seja adequado; não sendo muito alto e nem muito baixo. Assim sendo; as palavras devem ser pronunciadas de forma clara. Por isso; ter uma boa dicção é fundamental.

Além disso; manifeste energia e alegria através da sua voz afinal; a entonação da voz cria mais empatia no vídeo.

Enfim; respire fundo; não fale rápido, fale de um jeito que as pessoas consigam compreender a sua mensagem.

4) Seja o mais natural possível

Quando for gravar o seu vídeo tenha cuidado com falas robóticas ou simplesmente ler o roteiro. Pois; é essencial que você seja o mais natural possível ao falar em frente às câmeras.

Portanto; ser natural é ser você mesmo; você pode até buscar inspiração em outras pessoas, mas lembre-se que o seu conteúdo deve ser de acordo com a sua visão e forma de falar. 

…….

5) Não olhe para baixo e fixe o olhar

Estes dois tópicos são essenciais para que você tenha uma conexão mental com o espectador. Assim sendo; você precisa estabelecer uma comunicação eficaz com o seu público.  

Nesse sentido; olhar para baixo ou para os lados são ações que fazem o seu público se desconectar da mensagem que você quer passar. 

Além disso; essas atitudes demonstram insegurança ou falta de domínio sobre o assunto e isso certamente; prejudica a credibilidade do seu vídeo diante do espectador.

Por fim; você precisa fixar o seu olhar diretamente para a câmera pois; a impressão é de que você se comunica olhando no olho do espectador. 

De fato; essa interação traz mais conexão com o cliente então; o seu olhar deve sempre ser para a lente e nunca para a tela. 

6) Pratique constantemente
gravar videos

Para desenvolver o hábito de gravar e ter mais desenvoltura nos vídeos você deve praticar muito. 

Pois; quanto mais você praticar mais confiante e seguro você se sentirá. Portanto; grave; assista; reflita e veja o que você deve melhorar. 

Então; pratique sozinho, grave alguns vídeos de testes contando algumas histórias ou simulando uma apresentação.

Conforme; já diz o ditado a prática leva a perfeição. Desse modo; configure a câmera; acerte a iluminação e comece a gravar. 

7) Cuidado com a postura e excesso de gestos
gravar videos

A linguagem corporal (não verbal); é muito observada pelas pessoas. Então; independente se você for gravar o vídeo em pé ou sentado preste atenção na sua postura. 

Isto é; ombros sempre alinhados e coluna sempre ereta. Além disso; cuidado com gestos em excesso durante a gravação pois; eles demonstram nervosismo e tiram a atenção das pessoas. 

Por isso; evite mexer muito no cabelo; balançar a cabeça demais; mexer muito os braços e mãos; e jamais cruze os seus braços.

A linguagem corporal pode ajudar na compreensão do conteúdo ou desviar a atenção de quem assiste. 

Desse modo a sua postura ajuda na sua comunicação e contribui com a identidade da sua empresa. 

Conclusão: elimine o nervosismo e tenha confiança na hora de gravar 

Falar em frente às câmeras é uma tarefa que requer repetição e dedicação ou seja; é um exercício diário para que a sua desenvoltura melhore. 

Além disso; gravar vídeos de forma mais natural é possível; sempre dê o seu melhor na hora de fazer o conteúdo audiovisual.  

Enfim; se aperfeiçoe cada diz mais; para assim alcançar o seu objetivo de engajar os seus vídeos e passar a sua mensagem de forma clara.

Clique no botão abaixo para conhecer os nossos cursos