Gatilhos mentais para usar em vídeos descubra os mais poderosos

Gatilhos mentais para usar em vídeos descubra os mais poderosos

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre gatilhos mentais nesse universo da internet. 

Os gatilhos mentais são métodos utilizados para estimular ou acelerar o processo de ação de compra do cliente.

Qualquer empreendedor sabe que a sua estratégia de venda se resume a conseguir o “Sim” do cliente; ou seja é preciso conquistar o cliente até que ele esteja certo que é uma boa ideia fechar a venda com a sua empresa. 

Sendo assim ele precisa entender que: 

  • Sim, ele pode investir nisso agora;
  • Acredito sim que o seu produto ou serviço vai resolver o meu problema;
  • Sim, eu quero adquirir seu produto ou serviço.

Enfim; quando o consumidor percebe que “sim ele quer”, você precisa atuar com as suas estratégias; sendo elas todas voltadas para ajudar o cliente a tomar as decisões certas; ou seja você precisa mostrar para o cliente que além do interesse que ele tem, ele precisa do que você oferece.

Nesse sentido; é por isso que existem os gatilhos mentais; usados da maneira correta e com honestidade se tornam uma tática poderosa para criar atalhos no processo de decisão do consumidor e alavancar o potencial dos seus resultados.

Assim sendo; existem diversos gatilhos mentais que funcionam de maneiras diferentes. Então para obter êxito com este método é fundamental considerar as características da sua persona e do seu conteúdo.

Com isso; não importa o que você quer vender coloque em prática os gatilhos mentais certos para ter uma comunicação de vendas de sucesso. 

O que são gatilhos mentais?

Todos os dias nós precisamos tomar diversas decisões, podendo essa decisão ser sobre qual caminho pegar para o trabalho ou se vai comer macarrão ou arroz no almoço, caminhar da cama até a porta, etc.

Portanto; o nosso cérebro cria atalhos e regras mentais simples, automatizando as nossas ações para nos poupar tempo e energia. Assim; deixando que a nossa consciência foque em decisões mais complexas. 

Os gatilhos mentais funcionam como estímulos que o nosso cérebro recebe, são as decisões tomadas pelo inconsciente da pessoa. Ou seja; essa técnica faz o seu consumidor decidir sem ele nem perceber; é totalmente automático. 

Do mesmo modo; nessas técnicas são considerados os aspectos relacionados ao lado intuitivo; emocional e social de cada ser humano.

De fato Isso não é uma invenção do marketing; os gatilhos mentais são um artifício do próprio ser humano para facilitar as suas escolhas, por isso; elas são tão comuns a uma sociedade. 

Nesse sentido ao trabalhar os gatilhos mentais você melhora e muito a sua aproximação com o seu cliente e, além disso ao usar esse recurso seja ético.

Visto que; há uma enorme diferença entre persuasão que é usada para convencer uma pessoa de algo e manipulação que tem o intuito de enganar a pessoa. Use os gatilhos mentais com inteligência para servir como aliado no seu plano de vendas. 

Onde usar os gatilhos?

Usando esse meio de fato você gera bons resultados, conseguindo fazer o consumidor tomar decisões rápidas e positivas; assim dando a ideia de gerar mais valor para o cliente. Além disso; você consegue melhorar o resultado comercial da empresa.

Vídeo conteúdo

O vídeo de conteúdo é uma tática indispensável para empresas de qualquer segmento. Com isso; ao em vez de empurrar a venda de um produto para o cliente, o vídeo de conteúdo vai oferecer conhecimentos que gerem valor para seus potenciais clientes ou público.

Por exemplo, a página Manual dos vídeos é uma empresa que vende curso online sobre produção e edição de vídeos através do celular ou computador. Então você vai encontrar conteúdos como: dicas para fazer um roteiro, iluminação, microfone para vídeos, etc.

Sendo assim; os vídeos de conteúdo vão transmitir para os nossos potenciais clientes as informações pertinentes sobre o nosso produto e negócio, mas sempre agregando conhecimento ao leitor. 

Vídeo de vendas

Os vídeos com o propósito de vendas podem estimular o comprador. Através desses vídeos de vendas você pode convencer o seu cliente a comprar por intermédio de uma explicação sobre a funcionalidade, características e benefícios que o seu produto ou serviço tem.

Nesse sentido; você pode fazer uma demonstração mostrando como o seu produto ou serviço pode agregar valor ao seu consumidor. Quando  o comprador vê um vídeo com depoimentos de outros compradores ou a explicação detalhada sobre o que você oferta, ele se sente mais seguro para fechar essa compra. 

Algumas formas de usar os gatilhos mentais:

  • Ofertas;
  • Descrições de produtos;
  • Conteúdos nas redes sociais;
  • Caixas de Recomendação no site;
  • Campanhas e anúncios.

Principais gatilhos mentais para usar nos vídeos

1 – Reciprocidade 

A ideia desse gatilho é fazer uma conexão entre a marca e o cliente. Então; antes de pensar no lucro que o seu cliente traz, pense em gerar valor para esse cliente.

Faça o melhor trabalho possível com a melhor qualidade de conteúdo possível que você pode entregar.

Além disso; a reciprocidade é muito forte na nossa cultura, quando alguém oferece algo de maneira genuína, nós sentimos a sensação de obrigação para retribuir essa boa ação.

Dessa maneira; quando você gera valor para as pessoas você conquista a atenção e confiança delas. 

Então; para gerar esse sentimento de reciprocidade você deve oferecer brindes especiais, vantagens exclusivas, ajude as pessoas com uma produção de conteúdo que seja relevante para o seu público alvo como: vídeos, planilhas, ebooks e etc.

Lembre-se que esse ato deve sempre ter o objetivo de facilitar a vida do cliente esse não é o momento de visar venda ou lucro direto através dessa ação.

2 – Prova Social 

Mostre para sua persona que o seu serviço ou produto funciona de fato. Já que; essa mensagem através de vídeo tem muito poder e as pessoas enxergam maior valor nela. Pois; ela pode aumentar consideravelmente o seu sucesso.

De fato; todos nós sabemos que a grande maioria das pessoas baseiam as suas decisões nas experiências de outras. Isto é todo mundo tem um pouco de “Maria vai com as outras”.

Nesse sentido; a prova social é ainda mais poderosa nos momentos de incerteza e de semelhança; ou seja quando ficamos em dúvida, nós ficamos mais atentos ao que os outros fazem, e fica evidente que nos espelhamos mais em pessoas parecidas conosco.

Portanto; aplique o método da prova social na forma de vídeo-depoimentos ou estudo de caso de clientes, reviews.

Desse modo; informando ao seu público quais são os serviços ou produtos mais vendidos; porque o seu produto ou serviço é tão adorado pelos seus clientes, destacando a experiência deles com a sua empresa, entre outros.

Por fim; se você entrega um bom serviço e tem clientes falando bem dele, explore ao máximo isso colocando em seus canais pois; com toda a certeza seus futuros clientes irão pesquisar sobre você antes de comprar algo seu.

3 – Autoridade

De fato as pessoas tendem a considerar mais a opinião de quem elas reconhecem como alguém que sabe muito sobre determinado assunto; sobre uma área específica; sobre um nicho de mercado, etc. 

Portanto; para atrair mais clientes se posicione como autoridade no seu segmento. Primeiramente; você deve focar em ações que vão gerar valor para a sua audiência.

Sendo assim saiba qual o objetivo dos seus conteúdos; de que maneira e em quais formatos você irá se comunicar com essa audiência; use o marketing de conteúdo para publicar vídeos que sejam extremamente úteis para o seu público alvo.

4 – Escassez 

Muito usado em marketing e vendas, perder é uma palavra que ninguém gosta; ainda mais quando se fala sobre perder uma oportunidade.

Em outras palavras; quando você colocar em jogo a possibilidade da pessoa perder algo, faz ela ter uma ação mais rápida para evitar isso.

Então; utilize esse gatilho no seu vídeo destacando que há poucos produtos em estoque, que as vagas são limitadas ou que um bônus será dado apenas para os primeiros clientes.

Diante disso; se a pessoa percebe que o benefício é escasso; isso vai despertar uma ação dela e ela irá perceber que precisa aproveitar logo.

5 – Dor x Prazer

O ser humano é programado para buscar o prazer e fugir da dor. Portanto; se o seu produto ou serviço oferece uma solução de uma dor; supre uma necessidade; ou resolve um problema é muito provável que ele seja comprado. 

Desta maneira; use esse gatilho para mostrar a transformação que a compra do seu produto ou serviço pode trazer para a vida das pessoas. 

Mas lembre-se  que essa técnica funciona apenas se você conhecer muito bem o seu cliente ideal e saber quais os problemas que ele enfrenta no seu dia a dia.

6 – Afeição

Quando o público alvo encontra pensamentos similares entre ele e a empresa, esse público inconscientemente começa a gostar e se identificar com essa marca. 

Nesse sentido; os vídeos são ótimos aliados para divulgar essas afinidades e consequentemente aumentar as chances de você ganhar a atenção do cliente para o seu produto ou serviço.

Por isso; quanto mais próximo os espectadores se sentirem de você; maiores as chances de ouvir o que você tem para falar e topar as suas propostas.

Com isso, use esse gatilho para criar um relacionamento com o seu público. Sempre seja simpático; escute e mostre que se importa com a sua audiência.

Assim como; de atenção às interações do seu público nas suas redes sociais. Além disso; conte a sua história; conte a história sobre a sua empresa, como você chegou onde está hoje, sobre o seu produto ou serviço, entre outros. 

Conclusão 

Por fim; usando os gatilhos mentais em seus vídeos; você consegue obter as respostas que está buscando em seu público; e assim não perde a oportunidades de fechar mais vendas.

Existem vários outros gatilhos mentais, portanto analise bem quem é o seu público e quais os principais objetivos para conseguir resultados ainda melhores com o uso deles.

Então; use esses gatilhos com ética e respeito; ajude seu público a perceber a necessidade e soluções que você oferece para ele.

Aproveite para aprender sobre: técnicas secretas para aparecer nas primeiras posições das buscas do YOUTUBE sem precisar investir em anúncios.

Aprenda a Editar Vídeos pelo Celular...