Falar bem em vídeo: 05 passos para falar bem e encantar os espectadores

Falar bem em vídeo: 05 passos para falar bem e encantar os espectadores

Além de produzir roteiros bem planejados e ter todo o equipamento necessário para gravar bons vídeos; você precisa ser capaz de falar bem em vídeo. 

De fato; atualmente os maiores desafios para os empreendedores que tiveram que se adaptar ao mercado digital é saber como vender o seu produto ou serviço; engajar seus clientes nas redes sociais; produzir conteúdo relevante e interessante para as suas mídias sociais e principalmente saber como falar bem em vídeo. 

Pois; agora mais do que nunca a comunicação e informação com as pessoas fazem parte do universo digital.

Portanto; saber falar bem em vídeo é fundamental visto que; estamos conectados a todo momento nas redes sociais onde a comunicação acontece muitas vezes em tempo real.

Então; se você souber usar os vídeos para espalhar e divulgar a sua marca e o seu trabalho vai ganhar mais visibilidade e fazer mais negócios. 

Afinal; vídeos informativos com um papo bom de ouvir e que envolvem os indivíduos têm tudo para ser um sucesso. Nesse sentido; saber como falar em vídeo deixa o seu conteúdo relevante; agradável e envolvente. 

Pois; quem fala bem em vídeo consegue prender a atenção do público; persuadir de forma sutil e gerar impacto. 

Além disso; a pessoa que desempenha uma ótima oratória deixa o material em vídeo mais fascinante e o resultado disso é um público envolvido; que aprende mais e que vai sair mostrando o conteúdo para todos que conhece.  

Encante seus espectadores 

Os vídeos geram: 

  • Conexão: você se conecta facilmente com o seu público para assim vender seus produtos; serviços; projetos e ideias. 
  • Network: isto é; você cria uma rede de contatos com pessoas que têm o mesmo interesse que você em determinado assunto ou seja; eles são um canal de troca e compartilhamento que cria mais oportunidades de negócios. 
  • Visibilidade: você se torna conhecido ou até mesmo referência no seu segmento de atuação. 

Desse modo; os vídeos estabelecem uma relação de empatia então; para falar bem em vídeo existem  objetivos importantes a serem trabalhados.

1 – Ser claro e informativo 

Alguém que pretende falar bem em vídeo precisa saber instruir ou seja; transmitir seus conhecimentos através desse recurso. Então; você precisa ter clareza na hora de produzir o seu vídeo para que ele seja de fato informativo para as pessoas. 

Portanto; dominar bem o tema ou assunto que você deseja falar ou estudar muito sobre vai te ajudar nesse aspecto afinal; o objetivo é agregar valor a audiência. 

2 – Ter uma oratória boa de se ouvir 

Ter uma boa oratória é capaz de causar prazer e satisfação em quem ouve e assiste ao seu vídeo. 

Nesse sentido; para falar de maneira agradável ter uma boa dicção é meio caminho andado. Além disso; você também pode ler bastante para melhorar o seu conhecimento; assistir apresentações de ótimos profissionais para se inspirar e prestar atenção na pronúncia das palavras. 

3 – Crie conexão e envolva o público 

Por fim; falar bem em vídeo é necessário para que você crie associações e conexões afetivas com seu público através dos seus conteúdos de modo que eles fiquem verdadeiramente engajados.

Com isso o seu público faz um marketing espontâneo de você.

Portanto; para envolver o público é interessante que você saiba sobre storytelling; que basicamente é a prática de contar uma história e através disso você consegue envolver os seus espectadores; estimular a retenção de informações e promover ótimas experiências as pessoas.   

05 passos para você falar bem em vídeo

Quando; gravamos um vídeo além de instruir o vídeo também tem o objetivo de divulgar a marca da sua empresa e consequentemente aumentar suas vendas.

Certamente; falar bem em vídeos não, é algo simples para muitas pessoas mas; falar em frente às câmeras é uma habilidade totalmente treinável. 

Embora; não exista fórmula mágica existem sim algumas estratégias que você pode implementar para melhorar a fala e apresentação nos seus vídeos. 

Então preparamos algumas dicas para quem está iniciando ou para quem deseja aprimorar sua fala em vídeo. 

1) Seja natural 

Se você faz um vídeo está abrindo uma porta para a comunicação e essa comunicação é para outra pessoa mesmo que seja virtualmente. 

Desse modo; a naturalidade consegue cativar e aproximar seus espectadores deixando-os mais abertos para receber o conteúdo que você deseja apresentar. 

Então; se você for mais tímido escolha gravar previamente o que você vai falar pois; assim você consegue analisar todos os pontos a serem melhorados e pode regravar quantas vezes precisar. 

Portanto; seja espontâneo para que a sua abordagem, seja atrativa lembre-se que mesmo utilizando técnicas para melhorar a sua fala e a sua apresentação você deve ser você mesmo. 

Além disso; evite exageros para que assim sua oratória em vídeo seja assertiva e entendida e vem interpretada por todos que te assistem. 

2) Mostre disposição e energia 

Ao gravar um vídeo você potencializa tudo o que você mostra; inclusive o seu nível de entusiasmo. 

Então; se você demonstra cansaço ou desânimo é provável que isso transpareça em seus vídeos e deixe as pessoas entediadas.  

Nesse sentido; saber falar bem em vídeo exige sim esforço e o primeiro passo é você manifestar que você gosta do que fala. 

Portanto; esteja sempre entusiasmado e com alegria ao falar com o espectador; mostre que você gosta de informar e comunicar conteúdos sobre a sua área de atuação. 

3) Utilize palavras fáceis de entender 

O grande fluxo de informações que a internet nos disponibiliza reduz a nossa atenção drasticamente. 

Além disso; já existem pesquisas que mostram que a nossa capacidade de atenção é de apenas 08 segundos. 

Desse modo; para que você consiga captar a atenção do seu público a sua mensagem precisa ser clara e rápida. 

Portanto; ao escrever o roteiro do seu vídeo evite usar jargões e gírias ou até palavras muito difíceis se a sua área não exige o uso delas. 

Por fim; para falar bem em vídeo exclua qualquer termo que não seja de compreensão geral pois; assim você faz um vídeo onde fica mais fácil as pessoas entenderem como você pode ou vai ajudá-las.

4) Preste atenção nos gestos involuntários 

Muitas vezes só percebemos certos gestos involuntários enquanto falamos quando gravamos um vídeo. Os gestos involuntários são aquelas ações que repetimos por várias vezes sem perceber que está sendo feito. 

Por exemplo: mexer no cabelo enquanto fala; mexer constantemente em algum acessório; apertar os lábios ou passar a língua entre eles; entre outros. 

Desse modo; essas ações podem acabar atrapalhando a qualidade do seu vídeo e sobretudo mostra o seu nervosismo. 

Além disso; alguns gestos como a movimentação das mãos ou olhos e algumas expressões faciais podem chamar mais atenção do espectador que passa a prestar mais atenção nos gestos do que na sua fala. 

Portanto; ao verificar quais são os seus gestos involuntários tente evitá-los ao gravar seus vídeos

5) Chame a atenção do público desde o início

Lembra que você tem apenas 08 segundos para chamar a atenção das pessoas?

Então; é por isso que fazer um bom roteiro de vídeo é tão importante. Pois; é fundamental planejar o que você quer transmitir para o seu público. 

Visto que; quanto melhor o seu vídeo mais as pessoas assistem até o fim. Além disso; o seu conteúdo precisa instigar e despertar o interesse das pessoas. 

Isto é; os espectadores precisam de uma razão para continuar vendo ao seu vídeo e você deve dar esse motivo assim que eles apertam o play ou eles não vão querer ver o seu vídeo. 

Portanto; pense nas estratégias para deixa o vídeo mais atrativo e use efeitos visuais e sonoros para que o seu material em vídeo fique mais interessante. 

Aplique esses passos na hora de gravar o seu vídeo …

Para que eles se tornem mais eficazes com o tempo você vai melhorar o seu material em vídeo.

Desse modo; saber falar bem em vídeo pode ser um item crucial para a qualidade do seu material e na experiência do público. 

Portanto; transmita as informações com clareza, use técnicas para criar conexão com os espectadores e se prepare bastante antes de colocar a câmera para gravar. 

Clique no botão abaixo para conhecer o nosso curso Youtube turbo onde você aprende As “Técnicas Secretas” para Aparecer nas Primeiras Posições das Buscas do YOUTUBE .