Engajamento no Instagram: como melhorar o da sua empresa

Engajamento no Instagram: como melhorar o da sua empresa

O engajamento no Instagram é uma métrica fundamental para as marcas que produzem conteúdo. 

Pois; essa métrica indica a interação dos seus seguidores com o seu perfil e quanto mais interação; maiores são as chances da sua audiência ser mais qualificada. 

Desse modo; o engajamento no Instagram é o que identifica se as suas publicações são interessantes e se você está postando nos melhores horários e também serve para saber se o seu público alvo é realmente quem está te seguindo.

De fato; o Instagram se tornou uma das redes sociais mais populares. Portanto; essa é a plataforma de maior divulgação que você pode usar ao seu favor para potencializar e atingir os seus objetivos. 

Então; percebe-se que as empresas podem se beneficiar de diversas maneiras quando elas marcam presença nas redes sociais. 

Visto que; o Instagram é voltado para o compartilhamento de imagens e vídeos além de incitar a conversa e a interação da sua marca com o seu público.

Nesse sentido; para que você tire o máximo de proveito dessa rede social; você precisa trabalhar bem o engajamento no Instagram da sua empresa. 

Afinal; um bom engajamento no Instagram é a chave para o sucesso do seu perfil pois; vai te ajudar a conquistar e atrair mais clientes e consequentemente te ajudará a vender mais. 

O que significa engajamento no Instagram?

O engajamento no Instagram é como o público interage com o conteúdo que você publica no seu perfil. 

Desse modo; o cálculo da sua taxa de engajamento no Instagram é medido para saber o quão bem sua marca está se conectando com seu público.

O engajamento relacionado com o marketing digital quer dizer também; que você deve ser capaz de atrair; interagir e se comprometer entregando bons conteúdos para os seus seguidores. 

Além disso; você deve se dedicar para cativar e atrair o seu público fazendo o seu engajamento aumentar. 

Ao usar o Instagram para negócios, acompanhe várias métricas usando ferramentas como o Instagram Insights .

Algumas métricas úteis que sua marca pode analisar para medir a sua taxa de engajamento no Instagram são:
  • Impressões: O número total de vezes que todas as suas postagens no Instagram e stories são vistos.
  • Alcance: Quantas visualizações que as suas postagens e stories tiveram.
  • Cliques em sites: O número de vezes que o link de um site que está na bio da sua conta do Instagram é clicado, fazendo com que o usuário saia do Instagram e visite o seu site.
  • Visitas de perfil: O número de vezes que um usuário visitou seu perfil no Instagram.
  • Seguidores: Calcule sua taxa de crescimento de seguidores dividindo o número de seguidores que você ganhou em um período específico pelo número anterior de seguidores. Multiplique isso por 100 para obter a porcentagem.

Outras métricas a serem consideradas:

  • Comentários: Quantas vezes que os usuários escreveram algo na sua postagem, incluindo quando marcam um amigo. Adicione o número de comentários com curtidas e postagens salvas para encontrar o total de interações em uma postagem.
  • Postagens salvas: O número de vezes que os usuários clicaram no ícone de bandeira no lado direito de sua postagem para salvar o seu conteúdo na coleção particular de postagens salvas dele. 
  • Curtidas: O número de vezes que os usuários clicaram no coração abaixo da sua postagem. Mesmo com as curtidas escondidas, lembre-se: as curtidas ainda são importantes .

Dicas para melhorar o engajamento

 

Use hashtags

As hashtags têm o poder de realmente aumentar os resultados e o alcance de uma publicação; quando utilizadas da maneira correta.

Então; faça uma pesquisa sobre quais as melhores hashtags para o seu negócio pois; usando as hashtags da maneira certa; com base no seu público e na sua postagem; essa ação fará com que a sua loja seja mais facilmente encontrada pelas pessoas.

Assim sendo; as hashtags são uma ponte para a visibilidade dos seus posts; para que eles sejam exibidos por quem busca aquilo que você está divulgando. 

Afinal; na aba explorar conseguimos encontrar o que precisamos através das hashtags.

Faça conteúdo de qualidade

Os conteúdos feitos e publicados no perfil de uma empresa devem ser originais; atrativos e informativos ou seja; precisa entregar qualidade para os seguidores da página.

Nesse sentido; aumentar o engajamento no Instagram passa pela conquista de mais seguidores e também a interação deles sobre as suas postagens.

Portanto; é preciso conhecer bem o seu público e suas principais dores e desejos. Ou seja; aquilo que ele busca e acha interessante no seu perfil. 

Então; a partir desse conhecimento, você conseguirá gerar conteúdo de valor, acertando em cheio naquilo que eles desejam; use também as legendas para colocar informações complementares sobre seus produtos ou serviço oferecido.

Além disso; respeite o formato das imagem e vídeos indicados pelo Instagram; e aposte nos diferentes formatos para apresentar o seu conteúdo.

Faça chamada para a ação com o seu público

A chamada para ação; é basicamente uma chamada para incentivar o usuário que está vendo as suas postagens a  fazer uma ação que você queira. 

Visto que; podem ser feitas de várias maneiras desde clicar em um link; escrever um comentário; compartilhar seu conteúdo; entre outros.

Se você deseja que o seu engajamento no Instagram seja bom e se transforme em resultados positivos para o seu negócio; saiba que é essencial você fazer a chamada para a ação em vários conteúdos que você for postar.

Frequência e constância

Para ter um bom engajamento no Instagram e, mais do que isso, um negócio de sucesso, é preciso ter frequência e constância. Afinal, sua audiência te segue e espera ver seus conteúdos.

Por isso; postar frequentemente é importante. Além disso; postar uma vez ou outra pode transmitir falta de credibilidade e fazer com que a sua audiência perca o interesse sobre a sua página já que; ela não obtém o que ela quer. 

Desse modo; menos seguidores verão seus conteúdos e menos ainda irão interagir com ele; fazendo você perder o engajamento da sua página. 

Interaja com o público

Aproveite os vários formatos do Instagram para criar conteúdos interessantes. Ou seja; promova enquetes ou abra caixinha de perguntas no Stories e crie conteúdos dinâmicos; apresentando as soluções para as possíveis dúvidas os seguidores. 

Do mesmo modo; nas publicações do feed; responda aos comentários do público; faça lives; igtc e reels procure diversificar na elaboração dos seus conteúdos. Essa interação é importante para humanizar a marca e fechar mais vendas.

Melhore o seu engajamento no Instagram 

Aumentar o engajamento no Instagram leva tempo e dá trabalho. Mas; um bom engajamento com o público amplia o alcance e o nível do seu negócio dentro do Instagram.

Além disso te ajuda a converter os seguidores em clientes gerando mais vendas para a sua empresa.

Portanto; ao seguir essas dicas simples, sua marca verá um impulso em seu engajamento.

Então; para começar a transformar seu engajamento ou seja; cada curtida; comentário e cliques em resultado , Clique aqui e conheça o Curso ABC do Instagram.