Edição de vídeo: Passo a passo para criar vídeos com mais qualidade

Edição de vídeo: Passo a passo para criar vídeos com mais qualidade

Aprender como fazer uma edição de vídeo talvez pareça algo difícil em um primeiro momento. Mas definitivamente qualquer pessoa pode aprender já que; está se tornou uma tarefa de fácil execução. 

O conteúdo em vídeo se tornou um recurso fundamental para poder chamar a atenção dos espectadores na web. Diante disso; muitas pessoas perceberam que precisam aprender sobre a edição de vídeo. 

Em vista disso; a cada ano a edição de vídeo se torna mais acessível para quem quer criar os seus próprios vídeos ou seja; qualquer empreendedor ou marca pode se beneficiar dos conteúdos audiovisuais para alavancar seu negócio ou projeto.

Afinal; o mercado tem mudado e agora mais do que nunca podemos criar vídeos com muita qualidade usando apenas recursos mais simples.

Além disso; a maioria das pessoas já tem uma câmera capaz de fazer ótimos vídeos em suas mãos ou seja; o seu celular. 

De fato; a captura de vídeo é apenas uma parte do processo; aprender como editar um vídeo também é importante pois; o apelo visual de um vídeo é muito forte. 

Isto é; essa ferramenta extraordinária pode te ajudar a criar mais proximidade com seu público; aumentar as visualizações da sua página; e aumentar o engajamento do seu negócio.

Por isso; com toda certeza você deve considerar fazer o uso da edição de vídeo no seu negócio se quiser ter sucesso.

O que fazer antes de começar a edição do vídeo?

Editar um vídeo é uma função fácil de se fazer mas também; não pense que você não vai precisar se dedicar e estudar um pouco sobre os processos. 

Afinal; editar um vídeo não é apenas cortar um trecho aqui e outro ali. Mas sim vários elementos que juntos deixam o seu vídeo mais atraente.

Nesse sentido; obter o conhecimento sobre a edição de vídeo irá te ajudar a deixar seus conteúdos audiovisuais mais fascinantes e interessantes.

Abaixo vamos falar sobre 03 pontos essenciais para você começar a produzir seus vídeos. 

1) Defina o objetivo do seu vídeo

Ao terminar a gravação do seu vídeo você já tem o material bruto. Portanto; agora você precisa saber qual mensagem você quer transmitir com esse conteúdo audiovisual.

Pois; ao definir qual o objetivo é mais fácil selecionar os melhores trechos para o seu vídeo e então; assim conseguir passar o seu contéudo da maneira certa. 

Por isso; para definir o objetivo do vídeo responda a essas 03 perguntas :

  • O que você quer que o seu público aprenda e conheça?
  • Qual é a reação que você espera de quem vai assistir ao seu vídeo?
  • Qual sentimento/emoção você deseja despertar no seu público?
2) Escolha os elementos do vídeo

Pense em quais elementos devem compor os seus vídeos. Por exemplo: se você for lançar um produto novo, poderia usar os seguintes elementos.

  • Várias imagens e trechos de vídeo sobre o novo produto;
  • Colocar uma descrição resumida e breve sobre essa novidade;
  • Usar os depoimentos dos clientes mostrando a expectativa deles;
  • Mostrar os principais benefícios e características deste produto. 

Por fim; o importante é conseguir o máximo de material que tenha a ver com a proposta do seu vídeo. 

3) Selecione o melhor do seu material 

Tendo em mãos o material bruto para começar a edição; agora é o momento de selecionar as melhores cenas. 

Portanto; preste bastante atenção se elas atendem a requisitos básicos como: uma boa iluminação; uma ótima imagem e se o som está ok. 

Desse modo; pense em como você pode montar um vídeo interessante sobre o recado que você quer transmitir. 

Como editar seus vídeos?

# Organize os arquivos no programa de edição

Em primeiro lugar; você precisa selecionar qual é o arquivo que você deseja fazer a edição e enviá-lo para o programa de edição que você vai usar. Podendo ser ele no computador ou celular o processo será o mesmo. 

# Exclua as partes desnecessárias

Adicionar cenas sem necessidade ao seu vídeo, como cenas repetitivas e falas redundantes; serve apenas para entediar o espectador e não entregar a ele a resposta que ele procura no tempo esperado.

Por isso; você pode excluir os trechos de 02 formas:

  1. Pode adicionar o vídeo completo na timeline e depois cortar os trechos que você quer excluir do seu vídeo; começando e terminando o corte onde você determinar.
  2. Ou você pode excluir as partes do vídeo que você não quer usar; marcando o começo e o fim de cada parte que deseja excluir e depois arrastar o que vai ficar no vídeo.
# Edite a sequência

Nesse momento você já; tem todas as partes que você irá utilizar no seu vídeo. Então; agora você precisa juntar os trechos para ter uma sequência lógica e para que o seu vídeo fique completo e bem feito.

Diante disso; ajuste o começo; o meio e o fim do seu conteúdo para que os cortes sejam suaves e praticamente imperceptíveis.   

# Adicione imagens 

As imagens intercaladas com o vídeo ajudam o seu material a não ficar tedioso ou seja; ao invés de aparecer apenas você falando o ideal é usar a criatividade e adicionar imagens e vídeos que ajudem a ilustrar o que você quer apresentar. 

# Música e áudio em vídeo

A escolha de uma boa trilha sonora torna um vídeo incrível. Assim sendo; lembre-se de ajustar o áudio do seu vídeo com a música de fundo pois; ninguém gosta de assistir a um vídeo que tem a música mais alta do que a voz da pessoa que gravou o vídeo. 

Do mesmo modo; a música de fundo deve estar mais baixa para não atrapalhar o que você tem a dizer para o seu público. 

Nesse sentido; aproveite para incrementar o seu vídeo com efeitos sonoros onde faz sentido encaixá-los como sons de explosão; sinos; surpresa; suspense; etc. Mas não exagere.

# Acrescente uma legenda 

Acrescente sempre legendas aos seus vídeos assim; você consegue passar sua mensagem com mais eficiência. 

Além disso; vídeos legendados podem gerar um alcance maior pois; pessoas com deficiência auditiva ou pessoas que por algum motivo preferem assistir ao vídeo sem áudio vão conseguir ver o seu conteúdo tranquilamente. 

# Renderizar e exportar o vídeo

Renderizar é quando o programa de edição junta todos os arquivos que você colocou na edição. Então; ao renderizar tudo se transforma em um único documento e o vídeo estará finalizado e assim você vai poder salvar no seu computador ou celular o arquivo.

Desse modo; com o vídeo finalizado é só você exportar ou seja; salvar esse vídeo e publicar nas mídias sociais que você acha mais interessante. 

Dicas para melhorar a edição dos seus vídeos

São dicas simples; mas que podem te ajudar na hora de editar o seu vídeo.

Procure inspiração: procure se inspirar em vídeos incríveis que você assiste no youtube ou em outra plataforma mas que tenha a ver com o mesmo nicho de mercado que você trabalha. 

Com isso; observe os detalhes do vídeo, essa busca por inspiração vai te ajudar a ter mais ideias para os seus vídeos. 

Edite de acordo com o canal onde você vai publicar: Decida onde o seu vídeo vai ser publicado e faça a edição dele pois; cada plataforma possui critérios diferentes a serem seguidos; como tempo de duração ou formato do vídeo.

Capriche no título: Um bom título tem o incrível poder de atrair as pessoas para assistirem o seu vídeo. Nesse sentido; a headline pode convencer o espectador de que ele precisa ver o seu conteúdo. 

Portanto; o título deve ser persuasivo; atraente; simples e objetivo. Por isso, ele tem o dever de despertar no usuário uma curiosidade imediata sobre o que você tem a dizer. 

Elimine os erros: Quando for editar o seu vídeo aproveite para excluir pequenos erros. Pois; é comum que tenham palavras ou expressões repetidas nos vídeos. 

Além disso; é comum dar longas pausas entre uma frase e outra e se isso não for editado vai deixar o seu vídeo cansativo. Do mesmo modo; tenha cuidado com erros de gramática isso pode deixar o seu vídeo sem credibilidade. 

Certamente; você vai conseguir editar esses erros; mas tome cuidado com os cortes bruscos de forma sequencial pois; eles podem deixar o seu vídeo mecânico.

Então; edite o seu vídeo para deixá-lo o mais natural possível. 

Programas para editar vídeos

Existem diversos programas de edição tanto para celular quanto para computador.

Aqui vamos citar 02 programas de edição para computador e 01 para celular. Confira a seguir: 

Programa para computador

Adobe Premiere: O Adobe Premiere é um programa de edição pago muito popular. De fato; este é um editor de vídeo que permite a pessoa criar e trabalhar em seus conteúdos audiovisuais com qualidade e com acesso a vários recursos.

Considerado um editor com as melhores ferramentas para editores de conteúdo audiovisual; o Adobe Premiere está disponível em português. Ele garante uma interatividade que rompe as barreiras entre o programa e o seu usuário.

DaVinci Resolve: Esta é uma ótima opção para quem procura um programa de edição de vídeo que oferece qualidade e seja totalmente gratuito. 

Pois; o programa DaVinci Resolve além de ser uma excelente ferramenta para editar vídeos também; é ótimo para editar áudio; cores e adicionar efeitos visuais.

Aproveite para dar uma olhada no nosso curso sobre edição de vídeo no computador. Onde você compra o curso e aprende a como editar com esses dois programas. Clique aqui para mais informações. 

Programa para editar pelo celular

Kinemaster: O Kinemaster é um aplicativo gratuito para edição de vídeos que pode ser baixado em smartphones.

Além disso; ele é um editor de vídeos e fotos onde é possível adicionar imagens; alterar trilha sonora; fazer gravações e aplicar temas divertidos. Tudo isso aliado com ferramentas para edição completa; efeitos; transições entre as faixas e muito mais. 

Desse modo; o aplicativo também permite compartilhar suas criações em redes sociais como o Instagram e o Facebook ou salvá-los em sua galeria. 

Aproveite para conhecer o nosso curso sobre edição de vídeo pelo celular; através dele você aprende a usar o programa Kinemaster para editar seus vídeos de maneira fácil e prática. Clique aqui para mais informações.

Conclusão…

Use as dicas para editar seus vídeos deixando eles com mais qualidade e consequentemente conseguindo atrair a atenção do seu público

Dessa forma; o seu conteúdo será entregue de maneira mais eficiente.

Portanto; um video bem editado é um poderoso recurso para melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca; gerar engajamento; curtidas; comentários e compartilhamentos.