CTA: Faça chamadas para ação persuasivas e poderosas.

CTA: Faça chamadas para ação persuasivas e poderosas.

No marketing digital “Call to action” ou CTA é uma chamada para ação. Além disso; o Call to action é um componente fundamental para que as suas conversões ou estratégia de certo. 

Assim sendo; um bom CTA pode atrair mais usuários ao seu site ou redes sociais; gerar mais vendas; aumentar seus clientes e taxas de conversão. 

O CTA é uma forma de você conduzir o seu público ao próximo passo dentro do seu funil de vendas, sem que você oferte obrigatoriamente seu produto ou serviço para venda.

Além disso; o CTA pode aparecer no final do conteúdo ou ao longo dele pois; isso vai depender do seu objetivo final. 

Nesse sentido; uma CTA costuma aparecer no formato de: se inscreva para uma avaliação gratuita; baixem esse modelo de pdf ou e-book; saiba mais; clique aqui; entre outras opções. 

De fato; é importante você saber que uma CTA não é uma imposição ou uma obrigação onde o usuário é forçado a fazer o que você determinou. 

Certamente; o CTA deve ser um convite cordial; uma recompensa ou um presente que você está oferecendo para o seu público. 

Como fazer um bom CTA ?

cta

Para que esta tática gere bons resultados; não basta apenas criar os CTAs, é importante saber planejar como você irá fazê-las. Então; quando for fazer e escolher a sua chamada para Ação tenha em vista questões como:

As suas personas;

O comportamento dos visitantes que a sua página recebe;

Como essas pessoas chegaram lá; 

No que elas estão interessadas.

Desse modo; ao responder a essas perguntas, você conseguirá identificar qual será o próximo passo e assim criar CTAs ainda mais direcionados.

1 . Aplique chamadas disfarçadas

Em vídeos no youtube; geralmente se aplica o CTA no começo do vídeo; fazendo o espectador interagir com um comentário; ou like, etc. Mas isso não é uma regra; o CTA pode entrar em outros pontos do conteúdo.

Aliás, CTAs disfarçados em outros locais do conteúdo podem ser muito eficientes para persuadir a pessoa a fazer o que você deseja que ele faça.

Dependendo do caso, você pode usar Call-to-Action em diversos pontos do seu post ou vídeo no início, no meio e no fim. Estude as melhores possibilidades e teste.

2. Pense no que o seu público está buscando

De fato; você precisa conhecer bem o perfil das pessoas que acompanham os  seus conteúdos e o seu trabalho.

Não só o que sua persona buscaria para encontrar o que você oferece, mas o que ele busca, em geral:

  • Quais são os temas relacionados pelos quais seu público se interessa?
  • Quais são os temas que geram dúvidas?
  • Para que tipo de problema ele estaria buscando uma solução?

Certamente; você deve ter feito uma pesquisa sobre o assunto e as palavras-chaves antes de produzir o seu material. Nesse sentido; um bom estudo de palavras-chave serve de apoio para diversos momentos na sua estratégia; sendo fundamental para a produção do seu conteúdo.

Portanto; dedique esforços para criar conteúdos de qualidade para quem realmente está interessado pelo que você tem a dizer. 

Além disso; se você planejou antecipadamente esse passo estará mais apto a identificar o que o seu público terá que fazer ao se deparar com a sua chamada para ação. 

3. Seja criativo e específico

Se as palavras são simples; mas eficazes você já tem um ótimo CTA.

Desse modo; ter um texto curto e auto explicativo é o mais adequado para uma chamada para a ação pois; frases muito longas podem prejudicar a conversão.

Então; a primeira dica para escrever frases de CTA é começar com um verbo ativo. Pense em frases de CTA comuns que você vê; como:

  • Compre Agora
  • Download de graça
  • Desbloqueie o seu desconto
  • Baixe gratuitamente seu e-book
  • Acesse agora sua aula grátis
  • Seja um Assinante Vip

Uma boa frase ou um verbo ativo de comando com um hiperlink pode ser suficiente para gerar o resultado que você quer pois; são frases que dizem ao usuário exatamente o que fazer.

Assim sendo; isso deixa claro exatamente o que você deseja que o usuário faça; excluindo qualquer dúvida que ele possa ter sobre o que deve fazer a seguir. 

Além disso; também incita a ação e aumenta suas chances de obter os cliques.

4. Apresente uma promessa

Visto que; é interessante a sua chamada para ação prometer algo, isto é; toda vez que você for produzir uma CTA, aproveite para indicar um benefício; uma vantagem; algo que faça a pessoa ter interesse.

Nesse sentido; atente-se, pois o indivíduo está buscando algo e a frase deve indicar que o link tem o que ele busca ou seja; ele é quem precisa se interessar.

Além disso; a oferta precisa ser boa, pois não basta caprichar na chamada se o que está por trás dela deixa a desejar. Então capriche.

5. Use os gatilhos mentais

Seja persuasivo; entenda e estude como funcionam os gatilhos mentais.

Pois; os gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão.

Portanto; saber despertar esses gatilhos é uma ótima técnica para deixar a sua chamada para ação impossível de ser ignorada.

Alguns exemplos de gatilhos mentais que podem ser usados em CTA:

Escassez: estimula o senso de urgência e valor no nosso cérebro. Algo está acabando e você precisa garantir o seu. Ex: Temos apenas 10 unidades, garanta o seu.

Urgência: nos faz tomar atitudes ainda mais inconscientes pois; ela limita o nosso tempo na tomada de decisão. Ex: Só hoje produtos com 50% de desconto; reserve o seu agora mesmo.

Novidade: tudo que é lançamento desperta a nossa curiosidade. Ex: Faça o teste de vídeo com a nova câmera do celular xxxx. Nesse sentido; nós somos movidos por novidades.

Prova Social: se tem muita gente fazendo alguma coisa; o nosso cérebro entende automaticamente que é alguma coisa muito boa. Por isso; na CTA você pode usar números de pessoas que já fizeram aquilo que você está propondo ou já comprou algum produto ou serviço seu e que isso então pode ser uma vantagem para aquele usuário. Ex: Resultados comprovados por mais de 10 mil clientes, aproveite.

7. Use o modo imperativo

Os modos verbais entre eles o imperativo, ou seja; o modo verbal pelo qual se expressa uma ordem de pedido; desejo; conselho; sugestão; recomendação; solicitação; orientação; alerta ou aviso.

De fato; é um modo que acentua a autoridade ou que exprime uma ordem.

Desse modo; você pode se valer desse método para criar frases bem impactantes; como as dos exemplos abaixo:

  • ”Clique agora e aproveite”
  • “Escreva seu email abaixo!”
  • “Garanta sua vaga”
  • “Faça acontecer”
  • “Esqueça das dívidas”
  • “Pare de perder dinheiro”
  • “Comece a ser feliz!”
  • “Nunca mais seja enganado”
Faça o seu CTA de forma inteligente…

Afinal; não existe uma única regra para escrever um CTA atrativo. É somente testando as variações que você poderá ver o que funciona ou não para o seu negócio.

Por fim; os CTAs podem variar de acordo com o formato; conteúdo; cores e lugares onde você quer inseri-los. Portanto; cada uma dessas variáveis deve ser bem explorada e trabalhada; visto que são capazes de potencializar a utilização dessa técnica. 

Aprenda mais sobre: Como Criar Um Curso Online, Cadastrar nas Plataformas de Vendas e Vender Todos os Dias nas Redes Sociais.