Como vender pelo Instagram? Saiba 7 dicas infalíveis!

Quer aprender a atrair e fechar com mais clientes? Separamos para você 7 dicas infalíveis sobre como vender pelo Instagram!

O Instagram é a rede social mais utilizada para negócios e a que mais gera engajamento. Atualmente, são cerca de 1 bilhão de usuários conectados.

Além disso, grande parte deles compram produtos por indicações dos influencers. Continue lendo e veja as dicas de ouro para alavancar o seu faturamento usando o Instagram.

1 – Perfil Comercial

Primeiramente, é de suma importância que a sua conta seja comercial e não pessoal. Pois assim, é possível contar com várias vantagens, tais como:

  • Monitorar a performance do seu perfil;
  • Fazer anúncios patrocinados no feed e stories;
  • Ter acesso aos dados demográficos dos seus seguidores;
  • Saber quais são os melhores horários e dias para fazer postagens;
  • Colocar link do seu site ou WhatsApp.

Portanto, se a sua conta ainda é pessoal faça esta mudança agora! Basta apenas entrar nas configurações, clicar em conta e selecionar a opção “Alternar para perfil comercial”.

Aliás, é possível também integrar a sua conta com a página do Facebook e agendar postagens, tanto no feed como stories e IGTV.

2 – Monte uma biografia estratégica

Em segundo lugar, é importante que você tenha uma biografia estratégica no seu perfil. Pois, ela será o cartão de visitas da sua empresa.

Então, deixe claro o que o seu produto ou serviço faz pela vida das pessoas, coloque dados de contatos e use emojis. Com apenas 150 caracteres é possível fazer uma biografia bem atrativa.

Não esqueça de colocar o link, para levar o seu público para o seu WhatsApp ou site da sua empresa. Ademais, é possível também adicionar vários links com o Linktree ou Apptuts.bio.

Outra dica fundamental neste ítem, é deixar materiais informativos gratuitos, como ebooks ou check list, seu combo de links.

3 – Capriche nas fotos

Capriche nas suas fotos, já que o Instagram é uma rede social para isso. Inclusive, uma imagem fala mais que mil palavras!


Então, capture cenas de momentos espontâneos e use a criatividade ao seu favor. Para registrar uma imagem com mais qualidade aproveite a iluminação natural do dia, ou invista em equipamentos artificiais como o Ring Light.

No entanto, não utilize o flash e não posicione a luz diretamente sobre o objeto a ser fotografado. Pois, o resultado dessas práticas são fotos ruins de má qualidade.

Lembre-se também de limpar as lentes da câmera antes e segurá-la com as duas mãos. Assim, as fotos não sairão embaçadas nem tremidas.

4 – Quarta dica sobre como vender pelo Instagram: abuse dos stories e destaques

A quarta dica sobre como vender pelo o Instagram é abusar dos stories! Aproveite e coloque eles como destaque no seu perfil, como depoimentos, produtos, entre outros. Ou seja, faça a sua vitrine virtual.

Crie diariamente histórias sobre o seu produto ou serviço, mostre cenas dos bastidores. Além disso, filme e mostre como é feito determinado produto ou a entrega.

Outro ponto importante dos stories é interagir com os seus seguidores, usando a “caixinha de perguntas” para solucionar dúvida e quebrar objeções.

As contas com mais de 10 mil seguidores podem inserir links. No entanto, caso você ainda não atingiu esse número é possível promover os seus stories através dos anúncios pagos.

5 – Quinta dica de ouro sobre como vender pelo Instagram: abuse dos vídeos!

Abuse dos vídeos no seu perfil, faça sempre publicações com frequência com conteúdos interessantes a sua audiência. Inclusive, você pode criar vídeos interativos e divertidos para divulgar um produto.

No feed é possível adicionar somente, com 60 segundos. Já no IGTV a duração é de até uma hora e é possível adicionar links.

Aproveite este recurso, pois eles transmitem mais informações do que imagens e captam mais atenção do público.

Aliás, uma pesquisa da Breadnbeyound revela que 75% dos consumidores preferem ver vídeos para aprender sobre um determinado produto.

7 – Lives

Você sabia que os vídeos ao vivo geram um grande resultado no Instagram?

Assim que você inicia uma live, a rede social avisa automaticamente a todos os seus seguidores.

Desta maneira, eles podem interagir com você ao vivo, aumentando o reconhecimento do seu perfil e a sua credibilidade.

Contudo, antes é preciso escrever um roteiro e estabelecer um objetivo (como por exemplo: vender, educar a audiência, gerar engajamento, entre outros).

Durante as suas lives incentive as pessoas a interagirem fazendo perguntas e pedindo para elas comentarem e compartilharem a transmissão. Inclusive, use o recurso de “perguntas e respostas”

Mas como ter ideias sobre o que falar nas lives?” Essa é uma dúvida super comum. Então, você pode abordar os seguintes temas:

  • Como usar um determinado produto ou como funciona o seu serviço;
  • Conteúdos com dicas para a sua audiência, sanando uma dúvida ou solucionando um problema;
  • Novidades sobre a empresa ou produtos;
  • Coberturas de eventos interessante ai seu público;
  • Lançamentos e vendas em primeira mão de produtos ou serviços.

7 – Anúncios

Por fim, como já foi anunciado nos tópicos anteriores, através do perfil comercial do Instagram é possível fazer anúncios patrocinados. Desta forma, eles podem ser exibidos tanto no feed de notícias como nos stories.

Mas o melhor é que você pode segmentar o seu público e direcionar a sua campanha diretamente para as pessoas que tem interesse no seu segmento de mercado.

Sendo assim, os anúncios são de suma importância para vender pelo Instagram e geram bastante retorno! Inclusive, é bem barato!

Finalizando o assunto sobre como vender pelo Instagram

Resumidamente, essas são as principais dicas e de ouro sobre como vender pelo Instagram! Se você ainda não faz o uso de todos os recursos citados nesta matéria, saiba que a sua empresa vai ser engolida pela concorrência.

Entretanto, não precisa ficar desanimado, pois este é o momento oportuno para adquirir esse conhecimento tão simples que pode alavancar o seu faturamento.

Aproveite e leia também: “ Como fazer uma live profissional? Checklist de uma live de sucesso”.

Aprenda a Editar Vídeos pelo Celular...