Como vender pela internet? 5 dicas para aumentar o seu lucro

Como vender pela internet e aumentar o lucro da minha empresa? Com razão, essa é uma das maiores dúvidas da grande parte dos empreendedores.

A chegada da internet, principalmente o Google, Youtube e redes sociais modificou o perfil de compra dos consumidores. Pois, hoje o seu futuro cliente está agora neste momento na web fazendo pesquisas sobre o serviço ou produto que você vende.

Quer ter mais visibilidade online? Nesta leitura você vai aprender Como vender pela internet em 5 dicas para aumentar o seu lucro.

Como vender pela internet? 5 dicas para aumentar seu lucro!

1 – Planejamento


Antes de tudo, para vender pela internet é preciso ter planejamento e criar uma estratégia de vendas, assim como se fosse um negócio local. Então, o primeiro passo é descobrir as respostas destas perguntas citadas abaixo:


1 – O que você vai vender?
2 – Qual o valor será cobrado pelo o produto ou serviço?
3 – Como é a sua concorrência?
4 – Você conhece o mercado em que o seu produto ou serviço está inserido?
5 – Qual é o ponto único de valor da sua empresa?
6 – O que o seu produto ou serviço faz de diferente na vida das pessoas?
7 – O que você venderá resolve um problema ou satisfaz um desejo?


Ter em mente essas respostas é de suma importância, porque será assim que você conseguirá se diferenciar, verificar o que a concorrência faz e aplicar no seu negócio táticas que ressaltam o seu ponto único de valor.

2 – Saiba quem é o seu público-alvo e a persona do seu negócio


Neste primeiro momento para que você entenda mais do assunto é necessário enfatizar sobre o que é público-alvo e persona. Resumidamente, o primeiro engloba comportamentos e dados demográficos da sua audiência de maneira geral.

Já o segundo, se refere a um “personagem fictício” bem específico. Sendo assim, se você pudesse juntar todos os seus clientes em uma pessoa só como ela seria?


Pesquise sobre essas questões, coloque um nome para a sua persona, idade, profissão, sonhos, medos, dificuldades enfrentadas no dia-a-dia. Pois é para essa pessoa que você irá desenvolver toda a sua comunicação na web.


Portanto, pesquise bem afundo sobre quem é o seu público-alvo e desenvolva a persona do seu negócio. Uma vez que você conhece o seu público o processo de vendas pela internet se torna praticamente automático. Porque, a todo tempo as pessoas estão a procura de algo que solucione o problema e dificuldade que elas passam e as aproximem do prazer.

3 – Selecione as plataformas para vender o seu produto ou serviço


A terceira dica de ouro sobre como vender pela internet é selecionar as plataformas que você irá vender o seu produto ou serviço. Hoje, no mercado há varias opções, como:

– Criação de sites;
– Loja virtual;
– Instagram e Facebook Shopping;
– Marketplaces.


Escolha as que mais se adequam as suas necessidades. Inclusive, vale a pena mencionar que lojas virtuais construídas diretamente pelo Instagram e Facebook Shopping são gratuitas!

4 – Invista no marketing de conteúdo para vender pela internet


Como já foi mencionado anteriormente, o perfil do consumidor mudou. Agora, antes dele efetuar uma compra ele faz pesquisas na internet, para realmente saber se irá fazer um bom negócio ou não. Por este motivo é importante ter bons conteúdos na web para ser encontrado por essas pessoas e transformá-las em clientes.


A todo o momento estamos na internet tirando dúvidas e buscando soluções para os nossos problemas. Eu sou assim, você é assim, não é mesmo? Além disso, ações de marketing de conteúdo são mais baratas e geram valor e autoridade para a sua marca!


Ademais, quando você se dispõe a realmente ajudar alguém desperta nela o gatilho da reciprocidade. Ou seja, ela sentirá a obrigação de “retribuir o favor” seja comprando da sua empresa ou indicando o seu produto ou serviço para terceiros.

5 – Escolha a plataforma para divulgar a sua mensagem


Bom, agora que você já fez o seu planejamento, e descobriu quem definitivamente é o seu cliente é a hora de escolher as plataformas para divulgar a sua mensagem.


Neste tópico é fundamental a sua marca ter uma presença ativa em todas as mídias que o seu prospect usa. Lembrando que além do conteúdo de valor é preciso também atender prontamente as pessoas interessadas. Pois, cada mídia que você abre funciona como uma porta de entrada para a sua empresa. Deste modo, é preciso ter alguém para os atender o mais rápido possível.


Atualmente, as principais plataformas que são obrigação de todo empreendedor que deseja aumentar as vendas pela internet e a visibilidade da marca são:


Google


Há três formas importantes para divulgar a sua empresa e que você precisa levar em consideração: Google meu negócio, Blog post e Anúncio pagos. Só através dessa plataforma você consegue atingir milhares de pessoas diariamente. Então, é importante você criar conteúdos relevantes e também investir em anúncios pagos.

YouTube


Quantas vezes você já comprou um produto porque viu um vídeo no Youtube falando super bem e te deixando com a maior curiosidade? São milhões de pessoas que estão ligados no Youtube e ,aliás, preferem essa plataforma a canais públicos de televisão.

Se você ainda não aprendeu como gravar vídeos que realmente vendem e captam a atenção e interesse do público, com apenas o seu celular é possível criar vídeos incríveis para o YouTube!

Instagram e Facebook


O Instagram e o Facebook são as redes sociais que mais geram engajamento, além disso você pode cadastrar os seus produtos para que os usuários comprem diretamente da plataforma, sem precisar de ir para outro site. Inclusive, hoje elas estão completamente voltadas para negócios e é possível fazer anúncios diretamente para o perfil da sua persona definido no tópico anterior.

Finalizando o assunto


Em síntese, essas são as melhores 5 dicas sobre como vender pela internet. Se você está querendo ter mais visibilidade, mas ainda se encontra um pouco perdido não se preocupe.

Neste momento a palavra-chave para o sucesso é conhecimento e reciclagem. Certamente, a forma como se faz vendas hoje mudou e é preciso estar sempre acompanhando as novas tendências.


Leia também : “ Dicas de como gravar videos usando apenas o celular”

Aprenda a Editar Vídeos pelo Celular...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!