Como fazer uma live profissional? Checklist de uma live de sucesso

Como fazer uma live profissional? Checklist de uma live de sucesso

Aprenda a fazer uma live profissional seguindo o check list.

As lives tem tomado um grande espaço nos canais digitais. Afinal as pessoas conseguem aprender sobre diversos temas do seu interesse através dessas programações feitas pelo celular ou computador.

Em mundo onde as pessoas passaram a buscar conhecimento e informação de uma maneira diferente, fazer uma boa live é extremamente importante.

 Saber como fazer uma transmissão ao vivo deve ser de total interesse das empresas.

Afinal o interesse delas é o de agregar de forma positiva no dia a dia do seu público-alvo.

A live quebrou aquela barreira onde era necessário auditório para poder falar sobre algum assunto.

No mundo online você tem o poder de atingir um público imenso e consegue capturar a atenção desse público com maior facilidade.

Ou seja, a live se tornou uma estratégia para alcançar mais pessoas e poder apresentar o seu negócio,as suas ideias ou os seus produtos.

Além disso para fazer uma live você não precisa de equipamentos sofisticados; provavelmente você já tem os equipamentos necessários em sua casa.

O que é uma live?

É uma transmissão de vídeo que acontece ao vivo  na internet. Ela é transmitida pelas redes sociais.

Inclusive; através de uma live as pessoas conseguem interagir com dono da página em tempo real. Assim elas podem curtir,compartilhar, comentar ou enviar perguntas.

Você pode manter essa interação respondendo algumas das dúvidas ou até comentando alguns fatos.

Alguns exemplos de redes sociais que possuem esse recurso disponível para os seus usuários são: o Facebook; o Instagram e o YouTube.

Veja bem que essas redes tem objetivos diferentes. Mas todas possuem o recurso de live; e não é à toa. Pois,é uma ferramenta com muitos benéficos.

A transmissão ao vivo é muito vantajosa. Tanto para o público que tem interesse quanto para você que quer trabalhar o seu conteúdo; com temas relevantes e de maneira interessante.

Check list para começar

Ao fazer uma live as pessoas esperam receber um conteúdo de valor; ou seja, um conteúdo que ajude elas de alguma forma.

Quando você faz uma live, você está compartilhando o seu conhecimento com a sua audiência.

Então ao falar sobre qualquer assunto através desse recurso ao vivo, tenha certeza que você tem o conhecimento necessário sobre o tema que você quer falar.

Da mesma maneira que você faz um roteiro quando você vai gravar um vídeo. Você precisa elaborar um roteiro para fazer a sua live; com tópicos sobre o assunto que você irá tratar na live.

A intenção desse roteiro é te ajudar a não se perder durante a sua transmissão ao vivo. E para a sua audiência fica visível a qualidade do seu trabalho.

Aproveite e use esse roteiro para ensaiar antes de começar a sua live. Parece bobagem mas isso te deixará mais seguro durante a sua transmissão.

Durante o ensaio você vai perceber se o seu conteúdo elaborado está bem estruturado; você vai descobrir se algum tópico não está sendo bem explorado; e com isso você pode melhorar o que for necessário.

Quanto mais você puder antecipar e evitar surpresas ou problemas é melhor.

Afinal live é ao vivo, e tudo que você estiver fazendo a sua audiência estará acompanhando.

Caso você precise de ajuda para abrir a sua mente sobre o que falar em uma live; tente imaginar algumas perguntas que a sua audiência pode fazer.

Ou abra uma caixinha de perguntas nos stories para que os seus seguidores façam perguntas antecipadamente.

Inclusive você pode criar novos conteúdos através dessas dúvidas.

Falando um pouco sobre a parte técnica de uma live; primeiramente você precisa aprender a usar o aplicativo que você pretende transmitir a sua live.

Então procure saber como elas funcionam; qual é a dinâmica delas; assim você evita problemas durante sua transmissão ao vivo.

O que fazer no dia da Live?

No dia que você for fazer a live; tenha em mente que você vai precisar escolher um local com boa iluminação; e com a ausência de ruídos ou ecos.

Busque um ambiente confortável; e que não tenha elementos ou objetos demais ao seu fundo; isso pode tirar atenção de alguns espectadores.

Além disso verifique a sua conexão com a internet. Ela precisa sempre estar estável, por que assim; você não corre o risco da sua transmissão ficar travando ou até mesmo sair do ar.

Ao utilizar equipamentos audiovisuais procure testá-los antes. Verifique se todos os equipamentos estão montados e funcionando perfeitamente.

No caso do uso do celular verifique se a sua bateria está totalmente carregada.

Sem dúvida o celular é um equipamento que traz essa facilidade na hora de você fazer a sua live. Portanto; para que a sua audiência tenha uma boa experiência, faça um teste antes de começar.

Verifique se o seu som em vídeo fica bom apenas com a gravação do microfone do celular.

Caso o som não fique legal; você pode usar um microfone ou até mesmo um fone de ouvido que possui microfone para que o seu áudio fique melhor.

Dicas para uma live de sucesso

Ao começar comprimente quem for entrando na sua transmissão ao vivo; e aproveite para perguntar se o som e a imagem estão bons.

Essa ação ajuda a promover os comentários; e esse ato faz o algoritmo entender que a sua live é interessante. E distribui a notificação para mais pessoas.

Logo após peça para compartilharem a sua live com os amigos assim, mais pessoas passam a ter acesso ao seu conteúdo.

Agora é a hora de se apresentar para as pessoas. Fale sobre você; sobre o seu negócio; a sua empresa ou a sua área de atuação. Mas seja breve.

Deste modo explique o tema da sua live. Depois disso é o momento de você começar a explicar o conteúdo que você preparou.

E assim, durante o bate-papo responda algumas dúvidas das pessoas ou deixe essa tarefa de responder para o final da live.

Mas avise as pessoas que ao final da live você vai responder algumas perguntas. O público valoriza essa atenção que você dá ao responder as dúvidas da audiência.

Depois que você terminar de apresentar o seu conteúdo, ao final da sua live peça para os espectadores tirarem um print da tela e peça para compartilharem nas suas redes sociais e marcarem você.

Isso vai trazer mais visibilidade ao seu conteúdo e consequentemente novos seguidores.

Logo depois termine a sua live fazendo uma chamada para ação.

Ou seja, aproveite esse momento com o seu público para divulgar um produto; um serviço; uma próxima live; um novo conteúdo; ou um novo vídeo entre outros .

E não se esqueça de agradecer a atenção de quem assistiu a live até o final.

O que fazer depois da Live?

Logo após você encerrar a sua live lembre-se de deixar ela salva. Para que outras pessoas tenham a possibilidade de assistir novamente.

Pois, sabemos que nem todo mundo pode comparecer ao horário determinado para assistir ao vivo.

Por isso indicamos mais acima do texto que você estude sobre como cada plataforma funciona. Assim você pode salvar a live e não é perder o conteúdo gravado.

Contudo faça uma análise dos dados obtidos da sua live. Esses resultados te ajudam a perceber o comportamento da sua audiência. Você consegue descobrir se o seu conteúdo apresentado foi bem aceito pela audiência.

 As métricas que você pode utilizar para essa análise são:

  • O número de visualização da sua Live;
  •  tempo médio assistido;
  •  número de novas inscritos;
  •  horário de pico da Live;
  •  quantidade de comentários;

 Entre outras métricas. O que você achar necessário avaliar .

O próprio aplicativo que você utilizou para fazer a live disponibiliza essas informações para você.

Assim com esses resultados você pode planejar melhor suas próximas lives. Para ter maior impacto positivo com o seu público. 


Então agora que você já sabe como fazer uma live de sucesso. Basta apenas escolher a melhor plataforma para fazer a sua transmissão ao vivo.

Dessa forma veja qual delas atende melhor o seu objetivo. Você pode começar com o mínimo possível, utilizando o que você já tem e ainda assim conseguir excelentes resultados.

Sendo assim meu conselho é apenas comece.

Se você deseja obter mais conhecimento sobre lives temos um treinamento online que ensina 8 Formas de CRESCER o seu Negócio com LIVES PERSONALIZADAS. clique aqui.

Aprenda a Editar Vídeos pelo Celular...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!