AIDA : que método é esse ? use essa estratégia em seus vídeos.

AIDA : que método é esse ? use essa estratégia em seus vídeos.

O AIDA é um método que apresenta o comportamento do consumidor; ele está dividido em 04 etapas sendo elas: atenção; interesse; desejo e ação. 

Desse modo; essa técnica entende que para guiar o consumidor até a compra a empresa deve atrair a sua atenção; manter o interesse; criar o desejo e assim levá-lo a tomar uma ação/decisão.

Portanto; utilizando esse método é possível conquistar mais clientes e certamente mais vendas para o seu negócio. 

Além disso; o modelo AIDA serve para saber o que é necessário para mover o cliente do estágio de conscientização para a própria ação que vai levar a uma conversão.

Por isso; essa técnica é tão eficaz no vídeo marketing. Visto que; ao utilizar o passo a passo você consegue atrair os seus potenciais clientes gerando mais resultados. 

O que é AIDA?

As siglas AIDA significam (atenção/ interesse/ desejo e ação). Assim sendo; o método AIDA considera informações sobre o consumidor como: o que ele pensa? Necessita e deseja. 

De fato; na área de marketing digital existem vários processos que podem ser utilizados para ter melhores resultados nas estratégias do seu negócio. 

Nesse sentido; a técnica AIDA é uma delas, e que já vem sendo utilizada há muito tempo; a princípio inicialmente em materiais impressos e abordagens físicas e hoje pela internet com o marketing digital.

Desse modo; a estratégia AIDA é uma das estratégias mais propagadas hoje principalmente no processo de conversão de vendas.

Portanto; essa metodologia te ajuda a auxiliar as estratégias de marketing; conduzindo o cliente pelas quatro etapas do AIDA durante a jornada de compra. Isto é; desde o conhecimento até a conclusão da ação.

Etapas do método AIDA e dicas de como fazer elas em vídeo.

Como já citamos o AIDA são as etapas que o consumidor passa antes de fechar um negócio. Desse modo; ter o conhecimento dessa ordem de passos é fundamental.

Certamente; também é importante conhecer algumas informações sobre o seu consumidor e esses conhecimentos podem ser passados na forma da sua persona. 

Desse modo; ao usar o método AIDA junto com o conhecimento sobre a persona do seu negócio os resultados vão ser ainda mais positivos. 

Portanto; quando for usar esse método, alguns passos bem importantes são: conhecer com profundidade o seu público; saber sobre o que eles estão falando; entender o que eles realmente querem e precisam; seus desejos e vontades; suas necessidades e quais assuntos eles têm maior integração ou contato.

Nesse sentido; o que pode te ajudar aqui é visualizar nos posts das suas redes sociais ou pesquisar os assuntos que estão ligados ao seu trabalho no YouTube e encontrar aqueles que têm mais interação. 

De fato; se você possui uma interação regular com seus espectadores esta fase inicial será mais fácil.

1 – Atenção

Com tanta informação a disposição dos espectadores talvez chamar a atenção das pessoas seja a coisa mais importante que têm atualmente para qualquer um que quer fazer negócios online. 

Pois; cada vez mais quem quer vender ou produzir conteúdo está mais criativo; agressivo e até algumas vezes apelativo. Isto acontece pois; sem a atenção dos usuários você não tem nada como diz o velho ditado “quem não é visto não é lembrado”. 

Portanto; saber capturar a atenção dos indivíduos no meio digital é a grande sacada do século atual.

Assim sendo; essa etapa da “atenção” está associada a maneira como uma marca chama a atenção do cliente; assim ajudando ele a descobrir que existe essa marca (a sua) no mercado e consequentemente ele irá entrar em contato pela primeira vez.

Então; é essencial garantir que o público saiba quem você é, ou seja; é preciso que a sua marca tenha um fator chamativo sobre ela; fazendo com que o seu possível cliente saia da sua zona de conforto e ao ser colocado frente a frente com a sua empresa sinta-se instigado.

Nesse sentido; para acertar na hora de chamar a atenção do seu cliente; é preciso definir quem é a persona da sua marca. Pois; assim é mais fácil conquistar o individuo; através de conteúdos específicos que vão resolver problemas específicos dessas pessoas.

Assim sendo; é muito mais fácil conseguir a atenção de alguém  ao divulgar conteúdos úteis e relevantes para esses usuários.

Desse modo; nesse estágio da atenção; faça vídeos com títulos impactantes e chamativos que contenham palavras-chave relevantes sobre o seu mercado de atuação e com conteúdos úteis para a sua persona. 

Além disso; preste atenção nesses seguintes pontos também: 
  • localização: esteja onde a sua persona pode ser encontrada;
  • momento: saiba quando ou com qual frequência ela estará lá;
  • fator de choque: cause algum impacto ao seu interlocutor.
2 –  Interesse 

Para despertar o interesse das pessoas as quais você já chamou a atenção no passo anterior é necessário que você seja relevante. Agora que você já criou uma relação de confiança e conexão com a sua marca, o próximo passo é mostrar a sua persona que você sabe o que ela precisa.

Nesse sentido; mostre as oportunidades para a resolução de um problema do seu público; pois aqui ele precisa saber que você está disposto a ajudá-lo.

Portanto; nessa etapa do interesse uma estratégia válida é usar argumentos de persuasão para informar; educar e engajar o público em relação às dúvidas que ele tem. 

Além disso; aproveite para mostrar a eles informações sobre o produto ou serviço que você vende. 

Então; o principal objetivo dessa fase é transformar a curiosidade em desejo; fazendo com que o consumidor queira adquirir os seus produtos/serviços e entenda que você tem a solução ideal para ele.

Portanto; seja coerente e cumpra a promessa que você fez ao chamar a atenção. 

Desse modo; para despertar o interesse do espectador, otimize o design das suas redes sociais e dos seus vídeos; desenvolva uma boa introdução para o seu vídeo; aproveite para usar efeitos visuais e sonoros no material em vídeo e incentive o seu público a acessar outros conteúdos seus.

3 – Desejo 

Aguçar apenas o interesse da persona sobre o que você vende não é o suficiente para gerar a compra. Nesse sentido; é preciso criar o desejo para que o consumidor compre o seu produto ou serviço.

Certamente; ao chegar nessa terceira etapa você já conquistou o seu cliente em potencial e despertou nele o desejo de adquirir o produto/serviço do seu negócio. Pois; você mostrou que a solução para os problemas dele está no que você oferece.

Portanto; é nessa hora que a sua marca precisa convencer o consumidor então; apresente ofertas; benefícios e diferenciais, mostre a qualidade da sua empresa. Pois; quem chega até essa fase do ciclo tem muito interesse no seu produto/serviço.

Desse modo; entregue conteúdos de valor para o seu público que fortaleçam o seu negócio. Por fim; crie vídeos usando cases de sucesso; avaliações e depoimentos dos clientes; tutoriais; guias e tudo mais que você acreditar que serve para gerar mais confiança entre empresa e consumidor.

4 – Ação

A ação no AIDA é a relação em transformar o desejo em resultados. Isto é você indica ao espectador o que você tem a oferecer; seja com a compra de um produto ou serviço; a assinatura de um serviço; o download de um e-book; um material exclusivo; entre outras opções.

Portanto; se o indivíduo chegou até essa última etapa de fato; ele se identificou com o que você tem a dizer  portanto; acredita que a sua empresa tem as melhores soluções para atender as necessidades dele.

Enfim; agora só falta aquele empurrãozinho para que a ação seja concluída. Desse modo; você pode apostar em um cupom de desconto ou um descontos antecipados; testes gratuitos; ofertas individuais, por exemplo. Com o intuito de criar a oportunidade para induzir o consumidor ao ato.

Nesse sentido; você pode fazer vídeos usando os CTA’s  elas são capazes de fazer o consumidor clicar onde você indica para realizar uma ação. Certamente essa estratégia é vital para que sua persona finalmente clique e realize o seu objetivo.

Conclusão…

Por fim; o método AIDA apesar de ser uma técnica simples é uma excelente estratégia para atingir o púbico certo tendo assim o alto poder de conversão.

Então; use essas as 04 etapas do seu próximo vídeo; será até mais fácil escrever o seu roteiro. Além disso; cumprindo cada uma dessas fases você terá um conteúdo que transmite a sua mensagem e atingir o seu objetivo de forma eficaz.

Conheça nossos cursos