5 dicas para fazer um roteiro de vídeo para o seu negócio

5 dicas para fazer um roteiro de vídeo para o seu negócio

Se você está pensando em desenvolver um breve vídeo de marketing para promover seu produto ou serviço; você precisa se concentrar em escrever um roteiro de vídeo altamente persuasivo e atraente.

Pois; o vídeo é uma grande parte de uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso; mas você não pode simplesmente criar qualquer vídeo e esperar os resultados. Isto é; o objetivo final do seu vídeo é comunicar uma mensagem. 

Nesse sentido; as mensagens de vídeo são uma mistura única de imagens visuais e diálogo falado. Portanto; junto com visuais atraentes; seu vídeo precisa de um roteiro bem formulado. Pois; o roteiro é a base do seu vídeo.

Desse modo; existem maneiras de tornar um vídeo de marketing muito bem-sucedido e tudo começa com o roteiro. Portanto; vale a pena seguir um planejamento definido para garantir que o vídeo seja perfeitamente adequado à sua marca; produto e público-alvo. 

Pois; quando o roteiro está certo, não há nada que impeça o vídeo de ser um grande sucesso. Aqui, veremos cinco dicas muito importantes para se ter em mente ao escrever um roteiro de vídeo.

Conceitos básicos sobre roteiros de vídeo 

Em primeiro lugar; é importante que você entenda o que queremos dizer com roteiro de vídeo ou seja; é basicamente a mensagem que você quer transmitir através do seu vídeo; o que a narração vai dizer ou mostrar.

Assim sendo; sem dúvidas essa é uma das etapas mais importantes do processo de produção do vídeo pois; define a base para as demais fases.

Agora; se você deseja desenvolver um vídeo altamente persuasivo e atraente é importante que você obtenha um bom equilíbrio entre o conteúdo (isto é, o próprio roteiro) e a forma do seu vídeo (elementos únicos do vídeo; como a animação; imagens; trilha sonora; efeitos especiais, etc.). 

Pois; você sempre deve ter em mente que o objetivo principal do roteiro é expressar como seu produto ou serviço pode ajudar seu público-alvo com um problema específico que ele tem. Então; concentre-se nisso.

5 dicas essenciais sobre como produzir um roteiro de vídeo

roteiro de vídeo

É hora de revisar algumas considerações importantes antes de escrever um roteiro de vídeo. Essas dicas certamente o ajudarão a fazer um roteiro breve, atraente e interessante que levará a um vídeo de marketing impressionante.

1. Conheça o seu público-alvo

É fundamental que você realmente entenda quem é seu público-alvo antes de escrever o roteiro.

Portanto; isso significa entender coisas como desejos; dores; hábitos; características; necessidades e muito mais. 

Pois; essa é a única maneira de gerar uma forte conexão com seus espectadores a partir da história que eles estão assistindo (seu vídeo). Então; certifique-se de ter as respostas certas para perguntas como:

  • Quantos anos tem o seu público-alvo?
  • Do que eles gostam?
  • O que eles não gostam?
  • O que eles precisam?
  • Onde é que eles vivem?

Qualquer outra informação que possa lhe dar uma pista sobre quem são ou do que precisam.

Além disso; ter essas informações em mãos permitirá que você personalize o roteiro de acordo com a sua estratégia. Em outras palavras; é importante que você invista tempo e energia para traçar o perfil da sua persona. 

De fato; esta é uma etapa essencial pois; será a sua luz orientadora em todo o processo da sua criação de vídeo. Por que é tão importante? Porque irá adicionar personalidade e estilo aos seus vídeos. 

Portanto; ao atingir essa forte conexão com o seu público você aumentará a confiança e a segurança em sua marca. Isso resultará em conversão e ROI mais altos.

2. Siga a estrutura simples de um roteiro

Ao escrever o roteiro; é importante que você siga uma estrutura simples para fazer a sua narrativa: isto é; comece com um começo; tenha um meio e por último um fim. Isso não é um capricho; tem sua lógica: se você fizer isso, você tornará seu vídeo mais envolvente, coerente e compreensível. Além disso, se você seguir essa estrutura simples, será mais fácil compô-la.

Desse modo; na produção de vídeo chamamos esses três estágios de: o quê; como e por quê. Vamos explorar cada um.

  • Etapa 1. O quê.

Comece seu roteiro explicando ao seu público qual problema específico você resolve. Pois; ao fazer isso, você rapidamente atrairá a atenção deles e os incentivará a esperar mais. 

Portanto; foque no “problema”, ainda não é hora de falar sobre a marca ou produto.

  • Etapa 2. O Como.

Agora que o problema foi apresentado; é hora de dizer aos espectadores como o seu produto pode ajudá-los. Normalmente, este estágio começa quando o logotipo da marca aparece na tela ou quando a marca é mencionada.

  • Etapa 3. O porquê.

Seu público já sabe o que você faz e como você pode ajudá-los. Então; agora é hora de se destacar e explicar porque você é a melhor alternativa do mercado, o que o diferencia de seus concorrentes. 

Portanto, neste estágio, concentre-se em descrever os benefícios do seu produto ou serviço. Pois; essa é a sua grande oportunidade de persuadi-los sobre o quão bom é o que você oferece. 

 3. Seja breve

A duração do vídeo e o envolvimento funcionam juntos. Assim sendo; a duração do seu vídeo afetará o envolvimento que você obtém dos espectadores. Então; seu grande desafio é fazer um vídeo que dure o suficiente para que você tenha tempo suficiente para passar suas mensagens principais; enquanto mantém seus espectadores assistindo até o fim.

4. Mantenha-o simples e direto

A capacidade de atenção diminuiu para 8 segundos e isso representa um grande desafio para todos os profissionais que desenvolvem conteúdo.

Desse modo; certifique-se de manter o roteiro simples; direto e atraente. Não é necessário explicar tudo em poucos segundos na verdade, seria um erro.

Portanto; tente selecionar as informações mais importantes com base nas necessidades do seu público-alvo e no objetivo do seu vídeo.

Nesse sentido; lembre-se de que, em seguida, você terá tempo para complementar essas informações com outros recursos (como marketing de conteúdo, informações distribuídas nas redes sociais, campanhas de email marketing entre outros).

5. Adicione uma chamada para ação

Quando seus espectadores chegam ao final de seu vídeo, eles precisam ter uma ideia clara sobre o que fazer e qual é o próximo passo. Então; para orientá-los nesse sentido, é vital incluir uma chamada para ação; que os ajude a entender a direção que devem seguir (seja assinando um formulário, compartilhando o conteúdo em plataformas de mídia social ou qualquer outro meio) . 

3 dicas adicionais para fazer um roteiro de vídeo incrível

  • Encontre o tom certo: o tom que você definir para o vídeo será muito importante para gerar identificação com seu público-alvo, para que vocês tenham conexão. Desse modo; ele é essencial para tornar seu vídeo mais envolvente e memorável.
  • Adicione um pouco de humor: você também pode considerar adicionar uma dose de humor ao seu vídeo de marketing, se ele se adequar bem ao tipo de vídeo que você desenvolve. O humor pode ser seu aliado fundamental para aumentar as visualizações e também compartilhar. Mas tenha isso em mente: se o humor não combina com o  vídeo que você produz, não force. Deve ser natural.
  • Fale sobre benefícios, em vez de recursos: é sempre melhor falar sobre os benefícios que seu produto ou serviço oferece ao seu público-alvo; do que sobre seus recursos. Pois; ao apresentar os benefícios isso se torna mais envolvente e atraente, já o recurso parecerá mais comercial. Então; Transforme cada característica de seu produto ou serviço em um benefício concreto para seus clientes em potencial.

Com todas essas dicas, agora você pode desenvolver seu roteiro de vídeo. Pelo menos, você pode trabalhar em um primeiro rascunho! 

Considerações finais…

Agora você tem todas as informações essenciais para fazer um roteiro de vídeo para o seu negócio. Um que seja altamente envolvente, atraente, memorável e que obtenha resultados de marketing incríveis.

Desse modo; tenha em mente o objetivo final que você deseja alcançar com o seu vídeo ou seja; convencer o público de que sua marca, produto ou serviço é a única solução para atender às necessidades deles. 

Por fim; um roteiro bem elaborado é o instrumento central para um vídeo de sucesso.  

Aproveite para conhecer o nosso curso: 8 Formas de CRESCER o seu Negócio com LIVES PERSONALIZADAS.