08 dicas para gravar vídeos com o celular para sua loja virtual

08 dicas para gravar vídeos com o celular para sua loja virtual

Dicas para gravar vídeos interessantes para a sua loja virtual.

Um dos passos mais importantes para você que tem ou quer ter um negócio online no Instagram ou no Youtube certamente é saber gravar vídeos.

Pois; usando bons recursos visuais você vai atrair clientes para a sua loja virtual e o resultado vai aparecer em forma de vendas.

O vídeo para  loja virtual se torna fundamental pois ele substitui aquela “falta” que as pessoas sentem de não poder tocar ou ver o produto funcionando.

Dessa forma; essa limitação deixa o consumidor com uma certa dúvida na hora de fazer a sua compra online.

Nesse sentido; o vídeo pode ser um recurso decisivo para ajudar o consumidor na hora de decidir se vai ou não comprar um produto, ou serviço.

Visto que; hoje já é possível produzir fotos ou vídeos sem precisar gastar muito dinheiro ou seja; com uma câmera de celular boa; com uma ideia na cabeça e colocando em prática as dicas que vamos passar; você já pode começar a fazer seus vídeos.

Vantagens em fazer vídeos para loja virtual

Os vídeos para loja virtual desempenha perfeitamente a sua função que é valorizar a destacar a sua marca.

Sendo assim; os conteúdos audiovisuais não servem apenas para deixar seu produto ou serviço mais atraente; afinal os vídeos não são apenas para você mostrar  na prática o seu produto ou serviço.

De fato; a cultura de consumo de informação por vídeo já está presente no comportamento de quem compra online. 

Então; aproveite esse recurso para obter bons resultados e veja como vale a pena aplicar esse método. 

Desta maneira; você pode oferecer conteúdos que vão desde a demonstração do que você vende; passar dicas; colocar as especificações do seu produto ou serviço em  vídeos; até um passo a passo do processo de devolução em caso de trocas ou de como entrar em contato. 

Isso tudo deixa a sua estratégia mais atraente para o consumidor; despertando um maior interesse nele.

Certamente; outra vantagem ao utilizar o material em vídeo é conseguir transmitir as emoções. Isto é; esse recurso acaba se tornando um dos melhores jeitos de apresentar explicações baseados em técnicas de persuasão. 

Além disso, existem outras vantagens de usar vídeos na sua loja:

  • Aumenta o engajamento e as interações dos clientes;
  • As informações são mais acessíveis e rápidas;
  • Resultados de busca com vídeo recebem mais cliques;
  • Após clicar no resultado, o visitante fica em média dois minutos a mais na sua página.

08 Dicas para gravar vídeos melhores

Em primeiro lugar;  você precisa se dedicar e assim colocar em prática o objetivo de fazer seus vídeos terem alto engajamento.

Sendo assim; é fundamental que você tenha autoridade para falar sobre o seu produto ou serviço.

Por isso; conhecer a fundo o item que você vende é fundamental para ter êxito com o seu vídeo afinal; o propósito é transmitir confiança para quem quer adquirir ou conhecer o que você oferta.

Portanto; no começo não se preocupe com perfeição pois; o que o consumidor quer neste momento é muita informação sobre o produto ou serviço que você oferece. 

Primeiramente; é preciso que você saiba quem é o sua persona deste modo; quando conhecemos o nosso cliente conseguimos abordar as suas dores; e oferecemos as soluções que os nossos produtos ou serviços podem proporcionar. 

Dessa forma; aproveite também para utilizar músicas em seu vídeos; elas servem como um gatilho mental; contribuindo para a tomada de decisão do cliente.

1 – Roteiro

Quando você quer começar a gravar um vídeo; seja ele para o Youtube ou Instagram ou para outros meios; você precisa definir qual é o seu objetivo com esse conteúdo audiovisual.

Ou seja; qual a história que você quer contar no vídeo? Qual é o objetivo: ensinar, emocionar, convencer, demonstrar? O que você quer que o seu cliente faça depois de ver esse vídeo? 

Portanto; prepare um começo, meio e fim. Detalhe no roteiro tudo que for possível. 

Dessa forma você garante que nenhuma informação importante ficará de fora do seu vídeo.

2 – Cenário

Visto que; ao gravar um vídeo com o celular o espaço para objetos ou pessoas a se manter em foco é menor, é mais vantajoso que você grave em locais nos quais o objeto ou a pessoa fique totalmente visível.

Portanto; evite colocar objetos que irão te obrigar a ficar subindo e descendo a câmera constantemente ou que o enquadramento da pessoa fique errado no vídeo.

Vale lembrar também que as telas dos smartphones são consideravelmente menores ou seja você ou o que estiver mostrando deve ocupar a maior parte do vídeo, sendo assim foque no objeto e não no cenário.

Então; utilize a criatividade e na dúvida aposte em fundos de cores sólidas.

3 – Domine o assunto

Acima de tudo; você precisa dominar o assunto do qual você vai falar. Se você ainda não domina estude sobre ele.

Desta maneira; você não corre o risco de parecer despreparado na hora de falar e gravar seus vídeos. Visto que; isso é indispensável para construir a sua autoridade no mercado. 

Além disso, a falta de domínio no assunto que você quer divulgar pode deixar seus clientes em dúvida e acabar prejudicando as suas vendas, em vez de ajudar.

4 – Ensaie

Se caso você ainda não está tão a vontade para gravar seus próprios vídeos ensaie antes tudo o que você vai falar. 

Logo; um bom exercício é gravar todo o seu vídeo e depois analisar minuciosamente cada erro, vícios de linguagem e se há conteúdo desnecessário que pode ser excluído. 

Certamente você vai melhorar a qualidade do seu vídeo, e a versão final ficará muito boa.

5 –  Seja breve

Os vídeos para as redes sociais não devem ser longos; são vídeos com a intenção de entreter de forma criativa e prática; quanto mais o seu vídeo for longo, menores são as chances de que o espectador o assista até o fim. 

Além disso; o consumidor que está na sua rede social; ou site, etc, assistindo o seu conteúdo; provavelmente está interessado em conhecer melhor o produto; ou tirar alguma dúvida; ou saber sobre alguma característica ou benefício.

Por isso; é importante saber o objetivo do vídeo e ir direto ao ponto.

6 –  Iluminação 

Mesmo utilizando equipamentos mais práticos, existem vários cuidados que você deve tomar na hora de gravar; um deles é a iluminação.

Portanto; procure um lugar bem iluminado; prefira o máximo possível a luz natural; mas caso não consiga escolha um ambiente melhor iluminado pelas lâmpadas.

Sobretudo; preste atenção para não fazer sombra no produto ou se a gravação conter uma pessoa tome o devido cuidado para que ela esteja bem iluminada; vá testando diferentes posições até encontrar o ponto certo.

A iluminação dentro da produção de um vídeo influencia muito na experiência do seu espectador.

7 – Edição 

Apesar de a edição do vídeo ser feita depois de tudo gravado; você já pode ir pensando em como vai fazer a edição desse material quando você começa a criar o seu roteiro.

Sendo assim; verifique em qual local o seu vídeo será divulgado visto que; cada rede social tem o seu padrão. Por exemplo; o Instagram tem vários formatos específicos de vídeo então; tome cuidado com isso pois; você vai precisar editar conforme a plataforma onde vai divulgar.

De fato; não tem como colocar em um vídeo tudo o que você gravou. Portanto; selecione as melhores cenas e faça uma boa edição.

8 – Divulgação 

Depois de tudo pronto agora é a hora de divulgar seu vídeo.

Com o Instagram, você pode fazer isso de 5 formas: no IGTV; nos Stories; no reels; em lives e no seu próprio feed.

Logo; se você for fazer vídeos para o Youtube; tenha mais atenção na hora de preencher a legenda e a descrição. Assim como; você deve usar palavras-chaves que definem o assunto que você fala no vídeo.

Por fim; o conteúdo em vídeo, te ajuda a vender mais e melhorar o seu engajamento

Vídeos são compartilháveis e por isso você tem a possibilidade de mais pessoas conhecerem o seu negócio; além de aproximar o relacionamento com seus seguidores. 

Deste modo; o vídeo é mais que uma estratégia atraente; alguns exemplos de como usar vídeos na sua loja virtual.

  • Tutoriais: Faça vídeos de todas as formas para ajudar os espectadores a entender o potencial do seu produto ou serviço.
  • Truques: Faça vídeos mostrando como eles podem usar. Por exemplo, se você vende sapatos femininos, pode gravar um vídeo mostrando aos seus clientes como combinar sapatos e bolsas.
  • Questões técnicas: se o seu serviço ou produto recebe sempre as mesmas perguntas, você pode mostrar a seus clientes como eles podem resolver.  

Esses são apenas alguns exemplos, coloque a sua imaginação para funcionar e faça vídeos que despertem o interesse do seu público; ajudando ele a escolher a sua marca.

Leia também sobre: Título para vídeos: aumente seus resultados com títulos incríveis