05 dicas para perder a timidez e começar já a gravar vídeos

05 dicas para perder a timidez e começar já a gravar vídeos

conheça as 05 dicas para perder a timidez e começar já a gravar vídeos

A maneira mais poderosa de se conectar com as pessoas na internet hoje é através dos vídeos.

Porém muitos sofrem com a timidez na hora de gravar o seu vídeo e isso acaba prejudicando as pessoas que querem produzir conteúdo audiovisual.

Hoje em dia produção de conteúdo em vídeo se transformou em tendência no marketing digital.

Com os conteúdos em vídeo as marcas; empresas; influênciers ou seja;  nichos de forma em geral conseguem se comunicar de uma forma mais fácil com seu público.

Pois o conteúdo se torna de fácil entendimento para a audiência e fica mais atrativo, gerando alto poder de engajamento.

Mas de nada adianta você saber como gravar ou editar um vídeo se você não consegue colocar todas as técnicas em prática por pura timidez.

Entenda que ninguém nasce pronto e nós evoluímos com estudos; uso de técnicas adequadas e principalmente com prática.

Então se você deseja transmitir sua mensagem em um vídeo; é importante que você deixe de lado a sua timidez ou medo.

05 dicas para perder a timidez:

1) Ninguém nasce sabendo

O primeiro passo é entender que isso é algo novo para você e por isso você sempre vai estar em constante melhoria.

Algumas pessoas que desenvolvem a desenvoltura na frente das câmeras, provavelmente começaram seus vídeos gaguejando; errando; esquecendo algo; com algum vício de linguagem; entre outros. 

É obvio que algumas pessoas já nascem sabendo lidar com as câmeras desde pequenas mas são poucos casos. 

Não deixa a timidez e o medo paralisarem você. Lembre-se que uma pessoa que chegou lá é porque não desistiu e claro que a prática leva à perfeição

2) Para gravar ótimos vídeos é preciso praticar 

O segundo passo é pratique  muito, o nosso cérebro aprende por repetição;  quando você treina ajuda o seu cérebro a se desenvolver.

Você precisa se acostumar com a sua voz, coloque em prática a comunicação oral para você conseguir transmitir de forma clara o que você deseja.

Portanto treine em frente ao seu espelho, parece bobo mas ajuda muito. Quanto mais você treinar, melhor você vai ficar e outra técnica que pode te ajudar é gravar vários vídeos mas não publicar nenhum deles.

Por exemplo: escolha um tema e durante 7 ou 10 dias grave vídeos sobre esse tema, depois desse período gravando sobre esse determinado assunto assista seus vídeos e compare desde o primeiro até o ultimo.

Você será capaz de ver a sua evolução e aos poucos você se acostuma com a sua imagem e voz nos vídeos e ficará mais confortável nas próximas gravações.

 Mas lembre-se você está começando não se cobre tanto.

3) crie o seu roteiro

Na medida em que  você começa a perder a timidez assistindo os conteúdos dos vídeos que você grava, mas não posta. É a hora de começar a postar.

Todo vídeo precisa de um roteiro pois; ele serve para te ajudar a passar a sua mensagem com clareza e para que você não tenha redundâncias nas suas falas. Ele é uma espécie de guia na hora de você gravar o seu vídeo.

Então desde já crie o hábito de planejar seus vídeos antes de começar a gravar.

A partir dessas perguntas abaixo você pode criar um roteiro, escrevendo em um papel ou no celular tópico por tópico do que você vai falar, para que o seu vídeo fique bem feito.

Qual o objetivo do vídeo? Quais os pontos importantes? Quais tópicos é preciso abordar? Qual ação as pessoas devem tomar após assistirem seu vídeo?

Não se preocupe caso você precise dar uma olhada no seu roteiro no meio da sua gravação; não tem problema, afinal com os editores de vídeo é fácil fazer o corte dessa parte do seu vídeo.

4) domine o conteúdo que você vai apresentar

Sem dúvida quando vamos falar sobre um conteúdo ao qual temos pouco conhecimento a tendência é de  ficarmos nervosos, assim esquecemos o que íamos falar ; acontece o famoso ”deu branco”.

Então antes de qualquer coisa faça pesquisas sobre o assunto;  leia; faça resumos;  veja vídeos enfim consiga o máximo de conteúdo possível; isso te ajuda a falar sobre o assunto com mais tranquilidade.

5) imagine que você está falando com uma amiga(o)

Essa dica auxilia bastante as pessoas que estão começando;  quando você começar a gravar imagine que você está conversando com o seu melhor amigo(a), como se você estivesse explicando a ele sobre o assunto que você vai falar no seu vídeo.

Não pense que você está agravando para um monte de pessoas te assistirem; esse fato nos deixa inibidos, esse truque simples vai te deixar mais à vontade e o resultado será muito positivo para o seu vídeo.

Algumas dicas extras na hora de gravar seus vídeos

1) não fique parado ou estático igual um robô,  preste atenção na sua linguagem corporal; evite fazer muitos gestos com as mãos, jamais cruze os braços, e use o tom de voz certo para falar ou seja; a voz não pode estar muito baixa e nem muito alta.

2) cuide da sua postura corporal; tenha sempre uma postura ereta.

3) crie o seu próprio método, afinal cada pessoa funciona de uma forma diferente.

4) e a principal; seja você mesmo(a) da maneira mais autêntica. É aí que as pessoas vão se conectar com você. Seja sempre verdadeiro.

Antes de gravar o seu vídeo:

  • Faça um alongamento para relaxar o seu corpo. Assim você consegue gesticular mais naturalmente;
  • Repasse o roteiro do seu vídeo, analisando todos os tópicos que você precisa abordar;
  • Ensaie falando com você mesma sobre o tema do vídeo, para te ajudar a lembrar dos assuntos e também para aquecer a voz;
  • Faça alguns testes com a câmera para ver se a luz está boa, se precisa aumentar mais o tom da voz ou se não tem algo estranho no seu cenário.

Agora que você já sabe o que fazer para mandar a timidez embora na hora de gravar o seu vídeo; tente se divertir durante esse processo, torne esse desafio algo agradável no seu dia a dia.

 Sempre comemore as suas pequenas conquistas, isso é muito importante.

Entenda que você é a pessoa mais qualificada para divulgar o seu negócio. Não deixe de explorar o potencial do conteúdo em vídeo por medo da câmera ou do que as pessoas vão achar.

Então não perca mais tempo e vamos para ação.

Aproveita e clica aqui para aprender sobre: Porque gravar vídeos para o seu negócio.

Aprenda a Editar Vídeos pelo Celular...